Logo Zoom
Logo Zoom

Para fazer ligações, mandar mensagens, jogar vários games, falar com os amigos nas redes sociais... esses são só alguns dos exemplos para lembrar o quanto o teclado do celular é bem útil no nosso dia a dia.

Com tantos modelos de celulares e smartphones disponíveis, é normal que você se pergunte quando for comprar seu novo aparelho: qual teclado do celular será o mais eficiente? Atualmente, existem três formatos mais comuns de teclados, cada um com suas vantagens e desvantagens. Aqui você vai poder conhecer as principais características deles, para não ter dúvidas e fazer a melhor escolha. Confira:

Celular touch: teclado virtual presente na maioria dos aparelhos

O teclado do celular touch se organiza como QWERTY (maioria dos casos) ou alfanumérico. Eles aparecem na tela do celular somente quando você vai digitar algum texto. É o tipo mais utilizado em smartphones e conhecido também como teclado virtual.

Caso o celular touch seja capacitivo, ou seja, com ótima sensibilidade ao toque, sua digitação tende a ficar mais fácil. Em teclados resistivos, onde você precisa "apertar" mais a tela, e no caso de digitação constante, pode ser um pouco cansativo.

Existem ainda os celulares slider, que unem a opção do touchscreen com o teclado físico. Normalmente esses aparelhos têm uma espessura maior e você tem a opção de deslizar o celular para que apareça o teclado físico no formato QWERTY. É uma boa pedida caso você goste de um celular touch para jogos, mas não dispensa o teclado físico para e-mails e SMS.

Celular QWERTY para quem envia muitas mensagens no dia a dia

No celular QWERTY, esse teclado do celular imita a ordem dos teclados de computadores ou notebooks, com apenas uma letra por tecla. No caso de celulares, eles demandam certo espaço que nem todos os aparelhos podem fornecer. A BlackBerry, por exemplo, é uma marca que oferece, na maior parte dos seus modelos, o teclado QWERTY.

Os teclados do tipo QWERTY são os mais fáceis de escrever quando feitos com algum espaçamento: se as teclas são muito pequenas, eles podem se tornar um problema. Como o celular com teclado QWERTY imita o teclado dos computadores, pode ser usado para diversas tarefas mais complexas do que simples mensagens de texto como: redigir pequenos textos, conversar em chats, atualizar status em redes sociais, anotações e e-mails.

Vale lembrar que o teclado do celular no formato QWERTY pode ser físico, no caso de vir acoplado ao aparelho, ou touchscreen, no caso de aparecer na tela.

Teclado alfanumérico dos celulares mais básicos

O celular com teclado alfanumérico é o mais antigo, adotado no início da era digital dos celulares, quando a Internet ainda não tinha a mesma presença que tem hoje nestes aparelhos. Nesse teclado do celular, cada uma das teclas numéricas comuns equivale a mais de uma letra ou sinais do alfabeto.

Tradicionalmente, a contagem das letras se inicia no número 2 (com A, B e C) e termina no número 9 (com W, X, Y e Z). É o mais desconfortável e lento, ainda que pessoas muito acostumadas com este modelo de teclado de celular sejam capazes de usá-lo com rapidez e precisão.

Se lá no passado o teclado alfanumérico era bastante presente, hoje os celulares mais avançados não se utilizam dele. Porém, uma das vantagens de aparelhos que contam com esse teclado de celular é o preço,pois os celulares alfanuméricos apresentam um valor mais acessível. Mas, não se esqueça: eles são aparelhos com configuração básica. Além disso, o teclado é mais indicado para mensagens rápidas, já que mandar textos maiores pode se tornar uma tarefa desconfortável.

Então, pronto para escolher o teclado do celular ideal para você? Aqui no Zoom você encontra celulares de diversas marcas, configurações e, claro, com o melhor teclado para suas tarefas. Aproveite!