O que é Realidade Aumentada?
Você sabe o que é realidade aumentada? Do inglês Augmented Reality, a AR é uma tecnologia que aproxima o mundo virtual do real por meio da integração de dispositivos, como a câmera do smartphone . Você já deve ter se deparado com ela durante a febre do Pokémon GO! – o jogo que mostra os monstrinhos pulando na tela, como se estivessem ali, bem na nossa frente. Usuários de iPhone X ou superior, e dos celulares

Você sabe o que é realidade aumentada? Do inglês Augmented Reality, a AR é uma tecnologia que aproxima o mundo virtual do real por meio da integração de dispositivos, como a câmera do smartphone.
Você já deve ter se deparado com ela durante a febre do Pokémon GO! – o jogo que mostra os monstrinhos pulando na tela, como se estivessem ali, bem na nossa frente.
Usuários de iPhone X ou superior, e dos celulares Galaxy S mais recentes, da Samsung, também já estão mais familiarizados com essa tecnologia que está por trás dos avatares 3D dessas fabricantes (Animojis e My Emojis).
Mas não é só para lazer e jogos que a realidade aumentada tem utilidade. As empresas dos mais variados ramos podem ampliar e melhorar a experiência dos seus consumidores com esse conceito.
Melhores Óculos de Realidade Virtual: confira 9 modelos que fazem sucesso em 2018

Hoje, já existem óticas que podem fotografar o rosto de seus clientes e simular a imagem capturada com o acessório escolhido. Agências de turismo proporcionam uma experiência quase real de imersão do possível comprador do pacote de viagem no local que será visitado.
A tendência é de que, em um futuro próximo, os aplicativos e acessórios de realidade aumentada sejam largamente utilizados em setores inesperados, como os de saúde, educação e engenharia.
Como funciona a realidade aumentada?
Sua funcionalidade é propiciada por meio de uma interação entre dados virtuais (como imagens e textos) sobrepostos em formato 2D ou 3D, imagens captadas pela câmera fotográfica (com posição identificada por GPS — Global Positioning System, de dispositivos móveis) e óculos apropriados, com visor semitransparente acoplado a uma câmera 3D.

Muitas pessoas confundem o que é realidade aumentada com a realidade virtual. Como falamos, na realidade aumentada o usuário tem uma experiência digital, mas mantém sempre o contato com um cenário real.
É uma tecnologia mais acessível que a realidade virtual já que, apesar de existirem óculos para proporcionar essa experiência, basta um dispositivo móvel equipado com um aplicativo de realidade aumentada.
Já a realidade virtual (VR - Virtual Reality) possibilita uma experimentação de imersão total no plano artificial por meio de imagens, gráficos e sensações sensoriais, como as auditivas e olfativas. As pessoas interagem apenas com o que foi programado — por isso essa tecnologia é mais aplicada em videogames.
Os óculos de realidade virtual estão disponíveis no mercado para diferentes usabilidades e usuários:
- Oculus Rift, ideal para desktop;
- PlayStation VR, indicado para players;
- VR Samsung Gear, são os melhores óculos para smartphones;
- VR Box 360, óculos para uso prolongado;
- VR Glasses Multilaser, ideal para quem tem miopia;
- Google Cardboard, excelente no quesito tecnologia.
Os benefícios da realidade aumentada
Para os negócios, a realidade aumentada potencializa as vendas, principalmente em lojas virtuais. Isso porque os e-commerces enfrentam a intangibilidade dos seus produtos, ou seja, alguns clientes deixam de comprar porque não conseguem se ver com aquele item ou tem medo de ficarem insatisfeitos.
Além disso, aumenta a segurança dos usuários. Alguns exemplos são os projetos de lançamento de veículos com essa tecnologia para que o motorista visualize, em tempo real, dados sobre o desempenho no trajeto, velocidade média, condições do trânsito e possíveis obstáculos.

A realidade aumentada permite às pessoas treinar atividades em ambientes reais, como aprendizes de voos de aeronaves e drones. Por meio dela, também é possível medir distâncias, níveis e alturas, como se fosse uma fita métrica, mas com cálculo automático de ângulos e volume.
Existem lojas que possibilitam que o cliente escolha os itens visualizando-os no local real, como os objetos em lojas de decoração — basta levar as fotos do cômodo da casa! Tatuadores fotografam o local e simulam essa imagem com a tatuagem escolhida. Enfim... As possibilidades são infinitas, basta usar a imaginação!
Leia também: