Três celulares Realme C21Y em um fundo branco

Realme C21Y é bom? Conheça o novo modelo

Novo celular da marca chinesa se destaca pelo preço baixo e bateria poderosa; conheça o Realme C21Y

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O Realme C21Y é um celular de entrada da fabricante chinesa Realme que busca conquistar os consumidores que não querem investir muito. Apesar de simples, o aparelho tem uma ficha técnica bacana e se destaca pela bateria, de 5.000 mAh com recurso de carregamento reverso.

O principal atrativo do Realme C21Y acaba sendo o preço: a partir de R$ 1.000 no mercado brasileiro. Mas será que o bom preço e uma ficha técnica mais simples é o suficiente para atrair os consumidores? Veja abaixo a nossa análise completa do Realme C21Y.

Design que se destaca entre os celulares de entrada

Realme C21Y em frente e verso nas cores preto e azul
O Realme C21Y aposta em um design diferenciado (Foto: Divulgação/Realme)

A Realme sempre buscou se destacar quanto ao design dos seus aparelhos, e com o Realme C21Y não é diferente. Mesmo sendo um aparelho de entrada, ele conta com um design chamado "Geometric Art", que coloca alguns triângulos texturizados na parte traseira do smartphone, e o resultado ficou muito bonito.

O C21Y tem suas câmeras colocadas em um módulo quadrado, sendo que o leitor biométrico fica na tampa traseira. O aparelho é vendido em duas cores aqui no Brasil: azul e preto.

A tela do Realme C21Y tem bordas finas e um pequeno entalhe em formato de gota para a câmera de selfies. É válido destacar que ele tem gaveta para dois chips e um cartão de memória, além de entrada para fone de ouvido.

Tela simples com resolução HD+

O Realme C21Y possui uma tela de 6,5 polegadas com resolução HD+, o que já é esperado para um aparelho de entrada. A tecnologia de construção é a IPS, que entrega boas cores e um brilho acima da média. Apesar de não ser o melhor modelo para assistir vídeos e filmes, é esperado que a qualidade seja boa.

Imagem que destaca a tela do Realme C21Y
O Realme C21Y possui tela com resolução HD+ (Foto: Divulgação/Realme)

Desempenho indicado para uso no dia a dia

O smartphone da Realme vem com processador Unisoc T610, um chip octa-core que é indicado para o uso no dia a dia. Para quem pretende usar apenas redes sociais, navegação na internet, aplicativos mensageiros e até alguns jogos leves, o desempenho deste processador já é o suficiente.

A versão do Realme C21Y vendida no Brasil tem 4 GB de memória RAM. Para o uso citado acima, esse valor é suficiente e não deve mostrar travamentos. O armazenamento interno é de 64 GB, e o aparelho aceita cartão de memória, então esse espaço pode ser aumentado.

Seu sistema operacional é o Android 11, com interface Realme UI, que, além de mudanças estéticas, também adiciona ferramentas exclusivas da fabricante.

Três modelos do  Realme C21Y em posições diferentes, em um fundo colorido
O Realme C21Y tem 64 GB de armazenamento interno (Foto: Divulgação/Realme)

Câmeras possuem recursos de IA para melhorar as fotos

O Realme C21Y possui três câmeras traseiras. A principal tem 13 MP e foco automático. A secundária vem com 2 MP e lente macro, para fotos em que o objeto está próximo à lente. Já a terceira câmera também tem 2 MP e é usada como um sensor de profundidade, em imagens com o Modo Retrato, que desfoca o fundo.

A fabricante destaca o constante uso de inteligência artificial, que garante imagens mais nítidas, brilhantes e com boa qualidade em diferentes ambientes. O aparelho ainda conta com modo noturno, e um modo que melhora o balanceamento de cores. Na parte de gravação de vídeo o C21Y faz filmagens em Full HD e em câmera lenta.

A câmera frontal do Realme C21Y possui 5 MP, HDR integrado e recurso de Panorama. Mesmo sem ter um sensor dedicado, ela também realiza o efeito de desfoque das selfies no Modo Retrato. Na prática o smartphone deve garantir boas fotos, principalmente, durante o dia.

Imagem destaca o conjunto de câmeras do Realme C21Y
Realme destaca o uso de IA para melhorar a qualidade das fotos do C21Y (Foto: Divulgação/Realme)

Bateria de 5.000 mAh é o destaque do Realme C21Y

O maior destaque do Realme C21Y é a sua bateria, que tem 5.000 mAh de capacidade. Apesar de não informar a autonomia, é esperado que ela dure mais de um dia em uso moderado. Esse tempo ainda pode aumentar se o usuário optar pelo Modo Super Economia, que faz diversas alterações no sistema para gastar o mínimo possível.

O C21Y ainda possui carregamento reverso. Então, via cabo USB, o aparelho pode doar carga para outros dispositivos.

Realme C21Y: ficha técnica

  • Tela: 6,5 polegadas
  • Processador: Unisoc T610 Octa-core
  • Sistema operacional: Android 10
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 64GB
  • Câmeras traseiras: 13MP + 2MP (macro) + 2MP (sensor de profundidade)
  • Câmera frontal: 5MP
  • Filma em: Full HD
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento reverso
  • Bluetooth: 5.0
  • Impressão digital: Sim
  • Cores: preto e azul

Realme C21Y: preço e custo-benefício

Com uma ficha técnica balanceada para um celular de entrada, o Realme C21Y tem um preço justo. O smartphone pode ser encontrado no Brasil a partir de *R$ 999, um valor bem honesto para todos os recursos que ele oferece.

Embora a proposta da fabricante seja tornar o Realme C21Y uma das melhores opções para quem busca um celular simples, é possível encontrar modelos mais atraentes na mesma faixa. O Galaxy A12, por exemplo, custa mais barato e tem conjunto quádruplo de câmeras, com a principal de 48MP. Confira a nossa análise do Galaxy A12 para conhecer mais detalhes.

Veja as melhores ofertas para o Realme C21Y:

Aproveite e veja outras opções de celulares da Realme para comprar no Brasil. Caso deseje um aparelho com ficha técnica melhor, dê uma olhada na nossa lista de smartphones intermediários. Também preparamos uma seleção dos melhores celulares da China para comprar em 2021.

*Valor coletado no dia 05/10.