Dois celulares Galaxy A12 em fundo colorido, sendo um com traseira destacada, e o outro de frente

Galaxy A12 é bom? Veja a análise de ficha técnica

Entenda se o Galaxy A12, intermediário de entrada que se destaca pela bateria grande, é o modelo ideal para você

João Gabriel LiraEstagiário

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O Galaxy A12 é um celular da Samsung lançado em novembro de 2020. Apesar de ser um celular “intermediário de entrada”, ele se destaca por boas especificações. Tem uma bateria com excelente autonomia e o conjunto fotográfico de quatro câmeras traseiras que o diferencia do seu antecessor, o Galaxy A11.

Confira as principais especificações do A12 neste artigo. Vamos analisar pontos como design, tela, desempenho, bateria, entre outros. A partir disso, você poderá decidir se ele é uma boa opção para você.

Design intermediário com bordas finas

O Galaxy A12 trouxe algumas mudanças no design em relação ao A11. Ele é um celular de design elegante, fino e está disponível nas cores azul, preto, vermelho e branco.

Quatro celulares Galaxy A12, um branco, um preto, um vermelho e um azul, com traseira em destaque ao lado de um outro aparelho de lado e um de frente
Galaxy A12 está disponível em azul, preto, vermelho e branco (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy A12 têm acabamento traseiro em plástico. As câmeras ficam em um módulo quadrado na parte superior direita do aparelho. Na parte frontal, o celular possui um excelente aproveitamento de tela, e o notch da câmera fica em um pequeno furo, na parte superior e central. Já o leitor de digitais, assim como os botões de volume, se localiza na parte traseira do aparelho.

Tela TFT é de qualidade satisfatória

Além de possuir um bom aproveitamento de tela, com bordas finas, o A12 possui uma tela de 6,4 polegadas, com resolução HD+ e tecnologia TFT. Com essas características, o celular garante cores e brilho mais do que satisfatórios para uso cotidiano.

Dois celulares Galaxy A12 em fundo colorido, sendo um com traseira destacada, e o outro de frente
Galaxy A12 tem tela de 6,4 polegadas (Foto: Shutterstock)

O modelo da Samsung conta com taxa de atualização padrão de 60Hz que, apesar de não ser a melhor do mercado, está condizente com a faixa do aparelho. Ela não deixa a desejar na hora de assistir vídeos, filmes e séries.

Desempenho suficiente para apps e jogos leves

O processador do A12 é o suficiente para o uso cotidiano. Ele usa um Helio P35, que é um octa-core com velocidade de até 2,3 GHz. Esse chipset, em conjunto com a memória RAM de 4 GB, é capaz de rodar tranquilamente os aplicativos e jogos mais leves da Play Store.

Arte que simula uma pessoa em escalada saindo de dentro de um Galaxy A12
Galaxy A12 tem chipset condizente com faixa dos intermediários de entrada (Foto: Divulgação/Samsung)

Este celular Samsung também conta com armazenamento interno de 64GB, que deve ser suficiente para o armazenamento de fotos, vídeos e apps. Mas, caso não seja, o smartphone também possui um slot de cartão de memória.

Conjunto quádruplo de câmeras e gravação em Full HD

O Galaxy A12 possui um conjunto fotográfico que se destaca por ter quatro câmeras, sendo o sensor principal de 48MP, consideravelmente superior aos 13MP do seu antecessor, o Galaxy A11. Já o sensor ultra-wide, para expandir o ângulo de visão, conta com 8 MP.

Galaxy A12 azul com destaque para suas quatro câmeras
Galaxy A12 tem conjunto de quatro câmeras (Foto: Shutterstock)

Os sensores macro e de profundidade têm 2MP cada. Eles auxiliam nas fotos de proximidade com objetos, comidas, plantas e afins. Não são os melhores sensores, mas são suficientes para um celular intermediário de entrada.

Já na câmera frontal, a Samsung manteve os 8 MP do antecessor. E tanto na frontal, quanto nas traseiras, o celular faz vídeos em Full HD.

Bateria com autonomia de destaque

A bateria é um dos principais pontos altos do Galaxy A12. São 5.000 mAh de capacidade, o que garante que o celular aguente até dois dias de uso cotidiano longe das tomadas.

Fora isso, ele também conta com suporte a carregadores turbo de até 15W. O celular também conta com entrada USB-C.

Áudio

O Galaxy A12 possui um único alto-falante, ou seja, seu som é mono, apesar de ter uma potência sonora boa. Isso é algo normal para modelos dessa faixa. Talvez, para aprimorar a qualidade da sua experiência, valha investir em um fone de ouvido. Até porque, apesar de ter entrada entrada P2, ele não vem com o dispositivo na caixa. Veja as nossas listas de melhor fone Bluetooth e de fone de ouvido para celular.

Ficha técnica do Galaxy A12

  • Tela: 6,5 polegadas, com tecnologia TFT, 60 Hz e resolução HD+
  • Processador: MediaTek Helio P35
  • Armazenamento interno: 64 GB, expansível via cartão SD
  • Câmeras traseiras: 48 MP + 8 MP ultra-wide + 2 MP macro + 2MP de profundidade
  • Grava em: Full HD
  • Câmera frontal: 8MP
  • Bateria 5000 mAh, com autonomia para até dois dias de uso cotidiano
  • Carregamento turbo: Suporta carregadores de até 15W
  • Acabamento: plástico na parte traseira e plástico na moldura

Galaxy A12: preço e custo-benefício

O Galaxy A12 é um celular que busca unir custo-benefício do celular básico com algumas especificações dos smartphones intermediários, e atualmente está na faixa dos R$1.099*.

Por um preço aproximado, é possível adquirir o Moto G30, que possui especificações superiores e encontra-se na faixa dos R$1.215*. Confira a ficha técnica deste smartphone Motorola.

Caso tenha preferência por celulares Samsung e esteja procurando por opções mais baratas, separamos esta lista com os melhores modelos em 2021. Temos um conteúdo que reúne todas as listas de celular Samsung. Ou, caso queira continuar procurando por outros celulares da fabricante, separamos uma lista com os melhores celulares Samsung para comprar em 2021.

*Valores coletados no dia 31/08.

Veja as melhores ofertas para o Galaxy A12: