Samsung Galaxy A3 ou Galaxy Gran Prime Duos? Escolha o melhor

Com câmeras boas para selfies, Galaxy A3 e Gran Prime Duos disputam nas demais configurações. Veja no nosso comparativo.

Samsung Galaxy A3 ou Galaxy Gran Prime Duos? Escolha o melhor
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Dois smartphones Samsung intermediários, o Galaxy A3 e o Galaxy Gran Prime Duos têm processamento e câmeras praticamente iguais, sendo ambos os celulares bons para selfies.

Mas algumas diferenças como acesso à internet, preço, tela e estética podem pesar na hora de decidir qual smartphone comprar. Para te ajudar a sanar a dúvida, comparamos o Galaxy A3 e o Galaxy Gran Prime Duos. Confira a nossa análise ponto a ponto:

Produto indisponível

Produto indisponível

Tela
4,5'' Super AMOLED (960x540 pixels)
5'' TFT (960x540 pixels)
Processador
Quad core de 1.2GHz
Quad core de 1,2GHz
Memória RAM
1GB
1GB
Armazenamento
16GB
8GB
Aceita cartão de memória
Sim (até 64GB)
Sim (até 64GB)
Acesso à internet
4G, 3G e Wi-Fi
3G e Wi-Fi
Dual chip
Sim
Sim
Câmera frontal
5MP
5MP
Câmera traseira
8MP
8MP
Filma em
Full HD
Full HD
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Galaxy A3 e Gran Prime Duos são fluidos na maioria das atividades

Tanto o Galaxy A3 quanto o Galaxy Prime Duos são smartphones quad core com velocidade de 1,2GHz, o que é suficiente para que o aparelho não fique engasgando durante a navegação pela internet, o uso de aplicativos casuais e até de alguns jogos, ou enquanto você assiste a um vídeo online, por exemplo.

E como os dois também têm memória RAM de 1GB, vai dar para realizar mais de uma tarefa por vez sem problemas. Ah, ambos contam ainda com o sistema operacional Android 4.4.

Câmeras são outro ponto em comum entre os aparelhos comparados

Selfie Gran Prime Duos

Pensados para a geração selfie, o Galaxy A3 e o Galaxy Gran Prime Duos contam com câmera frontal acima da média. Elas são capazes de fotografar com até 5MP de resolução e fazem imagens com um enquadramento mais amplo, ideal para fotos em grupo.

Na parte de trás, os dois celulares têm câmera de 8MP com flash, autofoco, e ainda filmam em Full HD.

Internet 4G e NFC no Galaxy A3

Agora começam a surgir as diferenças entre os aparelhos, e o Samsung Galaxy A3 sai na frente. Para começar, ele acessa a internet por 4G, enquanto o Galaxy Gran Prime Duos só tem 3G.

Mais um detalhe bacana no Galaxy A3 é o NFC, que permite trocar arquivos entre dois aparelhos apenas colocando um bem perto do outro. Aliás, o NFC é aquela tecnologia que faz com que o celular possa ser usado como meio de pagamento quando você o associa a um cartão de crédito.

No quesito tela, Galaxy A3 leva a melhor

Tela Galaxy A3

Uma diferença entre os aparelhos é a tela. Embora as duas tenham resolução qHD de 960x540 pixels – que não chega a ser HD –, a do Samsung Galaxy A3 é Super AMOLED, enquanto a do Galaxy Gran Prime Duos é TFT.

Deixando de lado as explicações técnicas sobre os materiais, a tela do Galaxy A3 é, basicamente, mais brilhante, tem maior ângulo de visão e cores mais vivas. Além disso, como ele tem 4,5 polegadas, a densidade de pixels acaba sendo maior do que no Samsung Galaxy Gran Prime Duos, que tem 5 polegadas.

Corpo metálico do A3 também é destaque, mas bateria não é removível

O Galaxy A3 faz parte da família A, primeira da Samsung a ter carcaça de metal. O que pode ser ruim é o fato do material não permitir que o aparelho tenha traseira removível; um ponto de atenção para quem gosta de andar com uma bateria a mais para o celular.

Aqui, o Samsung Galaxy Gran Prime Duos pode ser a melhor escolha para quem faz questão de ter um celular com tampa traseira que pode ser removida. No entanto, o aparelho é de plástico e também mais grosso que o Galaxy A3 (8,6mm contra 6,9mm), o que não é exatamente um problema, já que a maioria dos smartphones é de plástico...

Dois chips e cartão de memória ao mesmo tempo? Só no Gran Prime Duos

Outra desvantagem do Galaxy A3 ser uma única peça (unibody) é que ficou pouco espaço para todas as portas. E apesar de ser um celular dual chip assim como o Galaxy Gran Prime Duos, no A3 só estão disponíveis dois slots, e você vai precisar escolher se quer usar dois chips, ou um chip e um cartão de memória – o que não acontece no Gran Prime Duos.

Então qual smartphone é o melhor?

Como deu para perceber, o Samsung Galaxy A3 é o vencedor, pois oferece mais vantagens: tem acabamento metálico, internet 4G e NFC.

Mas se esses itens são dispensáveis no seu dia a dia, o Galaxy Gran Prime Duos atende muito bem, uma vez que oferece praticamente o mesmo desempenho do Galaxy A3 e você ainda por cima economiza uma graninha.

Veja preços do Galaxy A3 e Gran Prime Duos:

Leia também: Melhores celulares custo/benefício