Zoom indica em Celular e Smartphone

Samsung Galaxy A3 vs Galaxy S5 Mini: qual o melhor custo/benefício?

Smartphones Samsung com configuração intermediária brigam pela sua preferência.

Samsung Galaxy A3, Samsung Galaxy S5 Mini
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Uma grande novidade no mercado de smartphones foi o lançamento de modelos da linha Samsung Galaxy com estrutura metálica, já que o material plástico clássico da marca recebe criticas há algum tempo.

Como é hábito da Samsung, a linha conta com modelos de configuração mais alta e também um aparelho um pouco mais simples, o Samsung Galaxy A3, ideal para quem quer navegar na internet e abrir aplicativos com boa velocidade, mas não pretende investir em tops de linha.

Mas será que a anova estrutura vale a escolha do Galaxy A3? Para te ajudar a descobrir, comparamos o A3 com o Samsung Galaxy S5 Mini, que também é uma opção mais em conta de um top de linha (neste caso, o Galaxy S5).

Qual será que leva a melhor na briga: Samsung Galaxy A3 ou Galaxy S5 Mini?

 

Samsung Galaxy A3

Galaxy S5 Mini

Tela 4,5" 960 x 540 4,5" 1280 x 720 (HD)
Processador Quad core 1,2 GHz Quad core 1,4 GHz
Memória RAM 1 GB 1,5 GB
Armazenamento 16 GB 16 GB
Aceita cartão de memória Sim (Até 64 GB) Sim (Até 64 GB)
Dual chip Sim Sim
Câmera traseira 8 MP 8 MP
Câmera frontal 5 MP 2,1 MP
Filma em Full HD Full HD
4G Sim Não
Sistema operacional Android 4.4 Android 4.4
Conectividade NFC e Bluetooth Bluetooth

 Samsung Galaxy A3 tem 4G. Mas Galaxy S5 Mini é mais rápido. E agora?

Pode-se dizer que, em termos de desempenho, os dois modelos de Samsung Galaxy são bem parecidos, mas o Galaxy S5 Mini sai um pouco na frente. Isso por que, embora ambos tenham processador quad core, a velocidade do S5 Mini é de 1,4GHz, enquanto no A3 ela fica em 1,2GHz.

Diferença pequena, também na memória RAM, mais uma vez um pouco maior do Galaxy S5 Mini, com 1,5GB, contra 1GB do A3.

Essa variação pode não ser notada na execução dos programas e aplicativos mais básicos, mas quem costuma abrir games ou apps um pouco mais exigentes, pode preferir o Galaxy S5 Mini.

Em compensação, quem vive conectado tem no Samsung Galaxy A3 a conexão 4G, mais rápida disponível por aqui. O S5 Mini ficou na internet 3G.

A conexão sem fio com outros equipamentos compatíveis, como fones de ouvidos ou até TVs Full HD, por exemplo, também é melhor no Samsung Galaxy A3, que tem Bluetooth e NFC, enquanto no S5 Mini, o Bluetooth é a única opção.

Samsung Galaxy A3 vs Galaxy S5 Mini

Tanto o Galaxy A3 quanto o S5 Mini têm armazenamento de 16GB, espaço para o uso de dois chips e entrada para cartão de memória de até 64GB. Mas existe com uma variação que pode interferir na escolha de muita gente.

Se a ideia é usar um segundo chip e o cartão de memória ao mesmo tempo, o Samsung Galaxy S5 Mini é a melhor escolha. Isso porque no Galaxy A3 você tem que escolher entre um ou outro, pois é apenas um slot extra que faz as duas funções.

Com o mesmo tamanho de tela, de 4,5”, os dois têm uma pequena diferença na resolução da imagem: o Galaxy A3 apostou na resolução mais simples, de 960x540, que já apresenta bons resultados para esse tamanho. Mas se você quer ter vídeos e games com melhor qualidade, a definição HD do S5 Mini vai agradar mais.

Selfies ou um smartphone à prova d’água?

Se nas configurações básicas os dois são parecidos, cada um conta com alguns detalhes que podem te chamar mais atenção, e quem sabe, até definir sua escolha.

O A3 e o S5 Mini têm câmera traseira de 8MP e filmam em Full HD, mas o Galaxy A3 ganhou alguns recursos mais legais. Por exemplo, você pode fazer GIFs, espécie de animação com as fotos tiradas no aparelho.

Só que é na câmera frontal que o Samsung Galaxy A3 dispara na frente, pois com 5MP e ângulo de 120° ele é perfeito para “geração selfie”, já que dá para enquadrar, com facilidade, um grupo maior de amigos ou mesmo uma paisagem. Ah, e você ativa esta câmera através de comandos de voz ou gestos, uma ajudinha para não perder o foco.

Em termos de proteção, porém, a vantagem volta para o Samsung Galaxy S5 Mini, tanto do próprio aparelho quando dos arquivos armazenados.

Para começar, o Galaxy S5 Mini é resistente à água, então não precisa se preocupar em atender ao telefone na chuva, ou aquela ligação urgente que cisma em aparecer no meio do banho. Já o desbloqueio através do leitor de digitais impede que qualquer outra pessoa acesse as informações do S5 Mini.

O que vale mais: o design do Samsung Galaxy A3 ou o processamento do Galaxy S5 Mini?

Claro que a estrutura em metal do Samsung Galaxy A3 pode fazer a diferença, mas é bom observar mais alguns pontos antes de tomar sua decisão.

Quer mais velocidade de processamento ou vídeos e games em alta definição? Vá de Galaxy S5 Mini. Faz questão de internet 4G e adora fazer selfies? Então o Samsung Galaxy A3 pode ser perfeito para você.

Como deu para perceber, a escolha entre o Samsung Galaxy A3 e o Galaxy S5 Mini deve ser baseada no uso que você pretende fazer do smartphone.

 

Tem muito mais modelos de celular e outros produtos no Zoom. Pesquise e compare preços só em lojas confiáveis!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone