Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy Note 10 Plus vs Huawei P30 Pro: compare os celulares com 4 câmeras

Samsung e Huawei disputam a sua preferência na disputa do melhor celular para fotos e vídeos; veja o comparativo.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Samsung Galaxy Note 10 Plus e o Huawei P30 Pro são celulares avançados com lançamento em 2019. Em comum, os smartphones têm câmera quádrupla e o design elegante, com cores que chamam a atenção. No entanto, a ficha técnica reserva particularidades em processamento, memória RAM e tela, além de recursos extras, que devem ser decisivos na hora de escolher o melhor celular para o seu dia a dia.

Para te ajudar a entender as diferenças entre os smartphones da Samsung e Huawei, e a encontrar o modelo que mais atende às suas necessidades, montamos esse comparativo de especificações. Veja detalhes sobre o Galaxy Note 10 Plus e sobre o P30 Pro, compare preços e descubra qual deles tem o melhor custo-benefício.

Leia também: Review Galaxy S10 Plus: Samsung brilha com 5 câmeras e tela AMOLED Dinâmica

Galaxy Note 10 PlusGalaxy Note 10 PlusHuawei P30 ProHuawei P30 Pro
Data de lançamento
Setembro de 2019 Maio de 2019
Tamanho da Tela
6,8 polegadas (AMOLED) 6,47 polegadas (OLED)
Resolução da Tela
Quad HD+ (3040 x 1440 pixels) Full HD+ (2340 x 1080 pixels)
Processador
Exynos 9825 (octa-core até 2,73 GHz) HiSilicon Kirin 980 (octa-core até 2,6 GHz)
Memória RAM
12 GB 8 GB
Armazenamento
256 GB ou 512 GB 256 GB
Memória expansível
Sim, até 1 TB Sim, até 256 GB
Câmera traseira
12 MP (f/1.5-2.4) + 12 MP (f/2.1) + 16 MP (f/2.2) + ToF 3D 40 MP (f/1.6) + 8 MP (f/3.4) + 20 MP (f/2.2) + ToF 3D
Câmera frontal
10 MP (f/2.2) 32 MP (f/2.0)
Filma em
4K (2160p) @ 60fps 4K (2160p) @ 30fps
Bateria
4.300 mAh com carregamento reversível 4.200 mAh com carregamento reversível
Dual chip
Sim Sim
Acesso à Internet
3G, 4G e Wi-Fi 3G, 4G e Wi-Fi
Sistema operacional
Android 9.0 Pie Android 9.0 Pie
Leitor de digitais
Sim (sob a tela) Sim (sob a tela)
Reconhecimento Facial
Sim Sim
Scanner de íris
Não Não
Resistência à água e poeira
Sim (IP68) Sim (IP68)
TV Digital
Não Não
Caneta Stylus
Sim Não
Dimensões
162,3 x 77,2 x 7,9 mm 158 x 73,4 x 8,4 mm
Peso
196 g 192 g
Cores
Aura Glow, Branco e Preto Aurora e Preto
Ver ofertas Ver ofertas

Tela e design: Galaxy Note 10 Plus sai na frente com display AMOLED dinâmico

Galaxy Note 10 Plus Display AMOLEDTela AMOLED dinâmica do Galaxy Note 10 Plus é considerada a melhor do mundo pelo DisplayMate - Foto: Reprodução/Shutterstock

 

Com tela de 6,8 polegadas, o Galaxy Note 10 Plus é um smartphone para quem quer o máximo de imersão já visto em um celular. Trata-se de muito espaço disponível para executar tarefas, o que também é um prato cheio para a S Pen (caneta eletrônica da linha Galaxy Note) brilhar.

A tecnologia AMOLED dinâmica contribui para maior conforto ocular já que tem filtro para reduzir a emissão de luz azul. Ela também entrega uma gama maior de tons se comparada à Super AMOLED, o que permite reproduzir imagens com cores mais fiéis à realidade.

Para melhorar o aproveitamento da tela, além das bordas extremamente finas e curvas, o Note 10 Plus ainda traz um recorte circular bem pequeno para abrigar a câmera frontal. Com isso, a tela desse smartphone toma uma proporção de 91% da frente do aparelho – é basicamente tudo tela. Não é à toa que o celular foi considerado o smartphone com a melhor tela do mundo pelo DisplayMate.

Huawei P30 Pro NotchHuawei P30 Pro tem notch em formato de gota - Foto: Reprodução/Shutterstock

 

Por sua vez, o Huawei P30 Pro não chega a ser uma decepção nesse quesito. Ele entrega imagens de altíssima qualidade em seu display OLED de 6,47 polegadas com resolução Full HD+ (inferior à do Note 10 Plus, mas semelhante ao que é visto na versão convencional do Galaxy Note 10). O display tem suporte à tecnologia HDR10+, o que também garante cores excelentes para reproduzir conteúdo no celular.

O smartphone da Huawei traz um notch em formato de gota para abrigar a câmera de selfies, mas essa solução acaba sendo mais “perceptível” do que a adotada pela Samsung. No total, o display ocupa aproximadamente 88,6% da parte frontal do aparelho.

Os dois celulares têm leitor de digitais sob a tela, para um desbloqueio mais seguro e prático. No visual, ambos chamam a atenção com cores exóticas, além das tradicionais. O Galaxy Note 10 Plus chegou ao Brasil em versões de preto, branco e na cor “Aurora Glow”; já o Huawei P30 Pro está disponível por aqui em “Aurora” (azul) e preto.

Note 10 Plus e P30 Pro lado a ladoGalaxy Note 10 Plus e Huawei P30 Pro lado a lado - Foto: Reprodução/Shutterstock

 

Apesar de uma tela “gigante”, o celular da Samsung não é tão maior do que o P30 Pro em dimensões totais: a altura é 162,3 mm, contra 158 mm do modelo chinês. Já a largura é 77,2 mm, e deve ser mais difícil para o uso com uma mão do que os 73,4 mm vistos no smartphone da Huawei. Na espessura, o Galaxy Note 10 Plus ganha como o celular mais fino deste comparativo.

Ambos os celulares têm resistência à água e poeira (certificação IP68). Isso significa que eles podem ficar submersos em 1,5 metro de água doce por até 30 minutos.

Câmeras: P30 Pro é incrível em fotos, mas Galaxy Note 10 Plus surpreende em vídeo

P30 Pro CâmeraHuawei P30 Pro tem lentes Leica - Foto: Reprodução/Shutterstock

 

A batalha por câmeras é a parte mais acirrada dessa disputa. Afinal, estamos falando dos dois melhores smartphones para fotos do mundo. O Huawei P30 foi lançado no primeiro semestre do ano, desbancando o Galaxy S10 Plus e assumindo a liderança no teste de câmeras do site especialista DxOMark. O celular chinês surpreendeu com seu zoom que tira até fotos da lua (com algumas controvérsias, é verdade, mas nada que tire o mérito desse aparelho).

Para este feito, o smartphone conta com quatro câmeras traseiras com o selo de qualidade Leica: uma lente é grande-angular, acompanha sensor de 16 MP e tem abertura f/1.6 (OIS); a segunda é uma lente ultra-wide (ultra grande-angular) de 20 MP (f/2.2); a terceira é um periscópio de 8 MP (f/3.6) (OIS); e, por fim, há um sensor ToF 3D para mapeamento de profundidade.

 

Galaxy Note 10 Plus Câmera QuádruplaGalaxy Note 10 Plus tem câmera quádrupla e faz vídeos em 4K a 60 fps - Foto: Reprodução/Shuttestock

 

Já o Galaxy Note 10 Plus tem uma câmera de 12 MP com abertura de lente variável (f/1.5-2.4), uma lente telefoto que acompanha mais um sensor e 12 MP (f/2.1), uma lente ultra-wide com sensor de 16 MP (f/2.2) e um sensor 3D ToF para profundidade. O modelo da Samsung foi apresentado em agosto desbancando o P30 Pro e assumindo a posição de melhor câmera em um smartphone nos testes do DxOMark.

Os dois conjuntos entregam resultados incríveis em fotos. Não há dúvida de que independentemente da sua escolha, você estará levando um celular capaz de fazer registros com qualidade profissional.

Galaxy Note 10 Plus 4KCâmeras do Galaxy Note 10 Plus se saem melhor em vídeos e selfies - Foto: Reprodução/Shutterstock

 

A maior diferença, aqui, fica por conta dos vídeos. Enquanto o Huawei P30 Pro faz capturas em 4K a 30 quadros por segundo, o Note 10 Plus é capaz de filmar com a mesma resolução em até 60 quadros por segundo. Não por acaso a Samsung aposta no Note 10 Plus como um smartphone para criadores de conteúdo em vídeo, trazendo também softwares de edição e recursos que melhoram a estabilização da imagem e a captura de áudio, para que todo o processo possa ser feito diretamente do celular.

Nas selfies, o Note 10 Plus também se destaca, obtendo melhores cores, foco, “Modo Retrato” e entregando maior nitidez do que o P30 Pro. Além disso, o Note 10 Plus filma em 4K @ 30 fps com a câmera frontal – já o Huawei P30 Pro chega apenas a Full HD (1080p) @ 30 fps. Para fechar com chave de ouro, a Samsung também traz Modo Noturno na câmera da frente.

Desempenho: Galaxy Note 10 Plus deve apresentar maior fluidez em tarefas complexas

O Galaxy Note 10 Plus e o P30 Pro têm processadores octa-core fabricados em 7 nanômetros (Exynos 9825 no Samsung e Kirin 980 no Huawei) para garantir ótimo desempenho em qualquer tarefa, até mesmo as mais exigentes, como execução de jogos pesados e edição de vídeo.

No entanto, o modelo da fabricante sul-coreana deve entregar mais fôlego por conta da memória RAM de 12 GB. O celular chinês, por sua vez, tem versões em 6 GB ou 8 GB de RAM.

No armazenamento, o Galaxy Note 10 Plus tem uma versão de 512 GB internos, além de uma de 256 GB, que o padrão no Huawei P30 Pro. O celular da Samsung tem entrada para cartão microSD de até 1 TB. No P30 Pro, a expansão só pode ser feita por cartão nano memory (NM card) de até 256 GB.

Sistema operacional: permanência do Android é ameaçada no Huawei P30 Pro

Huawei P30 Pro sistema operacionalEMUI é a interface da Huawei baseada do Android 9 Pie - Foto: Ana Marques/Zoom

 

Ambos smartphones contam com o Android 9 Pie, que recursos como opção de captura de tela com edição, controle de volume simplificado, botão para confirmar rotação de tela; recursos de inteligência artificial, segurança e privacidade com apps ociosos. Cada fabricante optou por sua interface própria, a One UI, da Samsung, que foi pensada para o uso com uma só mão, e a EMUI 9.1 da Huawei.

Cabe ressaltar ainda que a chinesa Huawei se envolveu em uma polêmica com o governo dos Estados Unidos e acabou sendo ameaçada de perder serviços norte-americanos, dentre eles o Android.

O processo é longo e já teve diversos desdobramentos ao longo de 2019. A Huawei afirma que não tem intenção de remover o sistema do Google de seus smartphones, mas que se for necessário já tem um OS próprio, chamado Harmony, desenvolvido para atender os usuários de seus aparelhos.

Bateria: autonomia semelhante em ambos os modelos, mas Note 10 Plus tem carregamento reverso

Com 4.300 mAh do Note 10 Plus e 4.200 mAh do Huawei P30 Pro, pode-se afirmar que a autonomia de bateria dos dois smartphones deve ser semelhante: o suficiente para um dia inteiro de uso, com alguma folga para mexer no aparelho à noite, antes de carregá-lo.

Ambos os modelos contam com a tecnologia de carregamento reverso que transforma o telefone em uma espécie de PowerBank, que permite carregar outro aparelho sem o uso de cabos.

Tanto o Note 10 Plus quanto o Huawei P30 Pro têm ainda compatibilidade com recarga wireless rápida.

Recursos extras: Galaxy Note 10 Plus é um smartphone mais completo

Note 10 Plus S PenS Pen é destaque no Galaxy Note 10 Plus - Foto: Reprodução/Shutterstock

 

É impossível falar do Note 10 Plus sem falar da S Pen, que é marca registrada da família Galaxy Note. A caneta ganhou suporte ao Bluetooth em 2018, com o Galaxy Note 9, e este ano trouxe uma melhoria: agora é possível transformar suas anotações feitas à mão em texto digital.

O Note 10 Plus também se destaca por seus recursos extras voltados à criação de vídeo, como foi mencionado anteriormente. Este smartphone é mais completo e promete atender à demanda de usuários realmente exigentes com gráficos e desempenho de um modo geral. Para os gamers de plantão, a Samsung ainda implementou o “Game Booster”, que utiliza inteligência artificial (IA) para otimizar o desempenho do smartphone durante jogos.

Preço e custo-benefício: P30 Pro pode ser encontrado por menos

O Huawei P30 Pro chegou ao Brasil em maio custando R$ 5.499, mas já é encontrado na faixa dos R$ 4,5 mil em ofertas do comércio eletrônico. Já o Galaxy Note 10 Plus desembarca por aqui na primeira semana de setembro com preço inicial de R$ 5.699 e deve demorar um pouco até que ofertas boas comecem a chegar.

Para quem deseja investir em uso profissional, o Note 10 Plus é um smartphone altamente indicado, mas que está longe de ter um bom custo-benefício (com o preço de lançamento). O Huawei P30 Pro, por sua vez, também representa uma ótima opção, principalmente se o seu foco é fotografia. O smartphone também custa caro, e deve começar a vale mais a pena se encontrado por menos de R$ 3 mil.

O melhor negócio, no momento, para quem busca um smartphone potente e com ótimas câmeras, é esperar por boas promoções. A Samsung costuma fazer campanhas de troca que permite dar um celular usado para abater uma parte do valor na compra do novo aparelho. Outra opção interessante é o Galaxy S10 Plus, que foi lançado no início de 2019, e já é encontrado por ofertas na faixa dos R$ 3,4 mil.

Compare os preços do Galaxy Note 10 Plus e do Huawei P30 Pro no Zoom:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone