Celular com página do aplicativo WhatsApp em cima do teclado de um notebook

WhatsApp Delta: o que é e quais os riscos de baixar o APK

WhatsApp Delta tem ferramentas adicionais, mas esconde perigos. Conheça prós e contras da versão alternativa. No final, veja bons celulares para WhatsApp

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O WhatsApp é um aplicativo já muito usado, mas não é perfeito para todos. Por causa disso, algumas pessoas tentam melhorá-lo, criando versões não-oficiais com mais recursos. O WhatsApp Delta é uma delas.

Modificações de software já são comuns, mas não significa que sempre são seguras. Para adicionar as melhorias ou recursos, é necessário alterar o código do aplicativo. Isso significa que baixar o WhatsApp Delta pode ser uma faca de dois gumes e esconder riscos atrás das suas vantagens. Entenda a seguir o que é WhatApp Delta, o que ele tem de diferente e se é seguro ou não.

Mulher segurando um celular com o símbolo do WhatsApp na tela.
O WhatsApp Delta é uma versão modificada do aplicativo oficial (Foto: Shutterstock/Alex Photo Stock)

O que é WhatsApp Delta?

O WhatsApp Delta é um aplicativo próprio que usa como base uma cópia modificada do WhatsApp original. Os criadores utilizam o código-fonte do WhatsApp e o alteram para incluir novas funções, mas ainda mantê-lo funcional no sistema de mensagens do WhatsApp.

O WhatsApp Delta não é o único app do tipo. A versão é inspirada em outro conhecido, o GB WhatsApp. O aplicativo de mensagens é tão famoso que gerou várias cópias, como o WhatsApp Aero, também tema de artigo no nosso site.

Cada um deles traz ferramentas diferentes de acordo com a intenção do desenvolvedor. No caso do WhatsApp Delta, seu principal objetivo é deixar a aparência do app mais customizável. Só que isso tem um preço: a segurança do seu dispositivo.

Após modificado, o aplicativo não-oficial é disponibilizado como APK fora das lojas de app. A cópia de um app existente não é permitida nas lojas e seu uso é proibido pela empresa, podendo trazer consequências para o criador e para os usuários. Por causa disso, não recomendamos baixar WhatsApp Delta. Você pode entender a fundo o que é APK no nosso artigo sobre o tema.

Celular com ícone do WhatsApp na tela, com códigos binários em verde ao fundo
WhatsApp Delta altera o código original do WhatsApp (Foto: Shutterstock/David Marin Foto)

Baixar WhatsApp Delta é seguro?

Um WhatsApp “melhor”, com novas funções, possibilidade de customização e mais pode ser tentador. Afinal, um aplicativo gratuito que quer apenas tornar o WhatsApp mais funcional parece inofensivo. Mas será que vale a pena baixar WhatsApp Delta? E o principal: será que é seguro?

Na verdade, o simples fato de usar o código de um aplicativo alterado pode esconder perigos que vão desde a danos no celular até roubo de dados. As lojas de aplicativos, como Play Store e App Store, não existem apenas para facilitar o trabalho de instalar um app. Elas também controlam quem publica apps e tem dados dos responsáveis caso haja problema com seu software.

Esse é apenas um dos motivos para pensar duas vezes antes de baixar WhatsApp Delta ou outro APK. Veja agora quais as vantagens e quais os perigos por trás do aplicativo não-oficial.

Desenho do símbolo do WhatsApp saindo da tela de um celular sobre um fundo azul
WhatsApp Delta é mais customizável, mas arrisca a segurança do seu aparelho (Foto: Shutterstock/Temitiman)

Recursos do WhatsApp Delta

O WhatsApp Delta tem seus atrativos. A liberdade de customização é um deles. Você pode mudar as cores do aplicativo, a fonte do texto que aparece para você e até a cor do ícone. Com isso você poderia deixar o aplicativo com a sua cara e combinar com seu fundo de tela.

A versão ainda altera o limite do tamanho de fotos, vídeos e áudios. Desta maneira, dá para enviar arquivos maiores do que o permitido pela plataforma oficial. O WhatsApp Delta tem recursos que são pedidos por muitos usuários, mas que o WhatsApp padrão ainda não fornece.

Por isso que pessoas com conhecimentos em desenvolvimento de aplicativos fazem suas versões para atender a essas necessidades. Mas a grande questão é se o aplicativo é resultado de uma boa ação de quem quer melhorar o aplicativo ou se esconde más intenções por trás de ferramentas desejadas.

Riscos do WhatsApp Delta

Baixar o WhatsApp Delta significa ter que fazer download do APK em um site que não tem filtros de segurança como Google ou Apple. Além disso, para instalar um APK no celular você precisa liberar uma opção de segurança do próprio dispositivo. Dessa forma você afirma estar de acordo com instalar um app de fonte desconhecida e toma toda responsabilidade pela ação.

Um software que não passa por fontes confiáveis de segurança pode esconder vírus que danificam seu aparelho. As consequências podem ir desde estragar o seu celular e até roubar seus dados. Lembre-se que ao usar o WhatsApp Delta você conecta seu número de telefone e todas as suas conversas. O aplicativo pode conter um malware que espiona você para clonar seus dados ou utilizá-los para outros crimes.

Mesmo se houver uma confirmação de que o app não esconde surpresas indesejáveis, apenas ser um app modificado é arriscado. As alterações no código podem criar brechas na segurança original do software e facilitar invasões e ataques de outras fontes. Além disso, o uso do WhatsApp Delta e as demais versões alternativas é proibido pelo Facebook, dono do app. Caso a infração seja identificada, a sua conta pode ser bloqueada.

Para completar, o WhatsApp é atualizado com frequência. Então, para continuar mandando as mensagens com o aplicativo não-oficial, você também precisa manter o Whats App Delta atualizado. Ou seja, vai precisar baixar o APK a cada nova mudança, o que aumenta os riscos. Mesmo que tenha dado certo na primeira vez, o novo código pode estar corrompido, com falhas de segurança ou com vírus.

Por causa disso, reiteramos que não recomendamos o uso do WhatsApp Delta. O mais indicado é se conter com o app oficial e instalar o WhatsApp corretamente pelas lojas de aplicativo. Caso esteja procurando por funções específicas, busque opções oficiais que não precisem de APKs. Você pode, por exemplo, ter dois WhatsApp no mesmo celular sem precisar de um aplicativo suspeito.

Mão segurando um celular com a tela inicial do WhatsApp. Ao fundo, uma mesa com notebook e uma xícara
O WhatsApp oficial é mais seguro do que suas versões alternativas (Foto: Shutterstock/Chonlachai)

Celular barato para usar o WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo muito útil no dia a dia dos brasileiros e tem quem use o celular apenas para conversa pelo app. Para essas pessoas, basta um celular simples para trocar mensagens e aproveitar os muitos emojis com significados diferentes.

Se este é o seu caso, então a nossa lista de celular barato para usar WhatsApp está recheada de ofertas para você. Confira abaixo ofertas de aparelhos acessíveis para usar o aplicativo de mensagens.