Zoom indica em Celular e Smartphone

Xiaomi Mi 8 vs Galaxy S9: qual é o melhor celular premium?

Xiaomi é conhecida por bom custo-benefício. Mas será que a fabricante chinesa é capaz de bater a Samsung?

Xiaomi Mi 8 vs Galaxy S9
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Samsung dispensa apresentações: famosa por seus smartphones top de linha que sempre se destacam no mercado, a marca lançou o Galaxy S9 como um dos seus principais celulares em 2018. Entre as novidades, estava a câmera reimaginada, que conta com lente de abertura variável.

Já a Xiaomi chama atenção por seus modelos com muitos recursos e preço mais baixos. Assim, a chinesa vai ganhando seu espaço e desperta a curiosidade no mercado brasileiro, mesmo sem estar oficialmente presente no país. Entre os smartphones avançados da marca, podemos destacar o Xiaomi Mi 8, também lançado no último ano.

Ficou em dúvida sobre qual celular top de linha comprar? Então, dê um Zoom no nosso comparativo e entenda todos os detalhes sobre a ficha técnica desses aparelhos.

Xiaomi Mi 8Xiaomi Mi 8Galaxy S9Galaxy S9
Tela
6,21 polegadas Full HD+ (2248 x 1080 pixels) 18,7:9 5,8 polegadas QHD+ (2960 x 1440 pixels) 18,5:9
Processador
Qualcomm Snapdragon 845 (octa-core de até 2,8 GHz) Qualcomm Snapdragon 845 (octa-core de até 2,8 GHz)
Memória RAM
6GB 4GB
Armazenamento
64GB e 128GB 128GB
Aceita cartão de memória
Não Sim (Entrada Híbrida)
Conectividade
4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0 e NFC 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0 e NFC
Dual chip
Sim Sim
Leitor de impressões digitais
Sim Sim
Reconhecimento facial
Sim Sim
Proteção contra água e poeira
Não Sim (IP68)
Câmera traseira
Dupla: 12MP (f/1.8) + 12MP 12MP (Abertura variável f/1.5 e f/2.4)
Câmera frontal
20MP (f/2.0) 8MP (f/1.7)
Filma em
4K @ 30 fps 4K @ 60 fps
Bateria
3.400 mAh 3.000 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura)
154 x 74,8 x 7,6 mm 147,7 x 68,7 x 8,5 mm
Peso
175 gramas 163 gramas
Sistema operacional de fábrica
Android 8 (Oreo) Android 8 (Oreo)
Ver ofertas Ver ofertas

Com mesmo processador, Xiaomi leva a melhor em desempenho pela memória RAM

Xiaomi Mi 8 Processador

O Xiaomi Mi 8 e o Galaxy S9 trabalham com o mesmo processador Qualcomm, o poderoso Snapdragon 845, um octa-core de 2,8 GHz que não vai ter dificuldades em lidar nem mesmo com programas e jogos pesados.

Mas, com memória RAM de 6 GB, o Mi 8 tende a entregar maior fluidez no dia a dia, além de entregar resultados melhores ao operar multitarefas. O Galaxy S9, por sua vez, não decepciona e também é capaz de rodar dois apps ao mesmo tempo sem engasgos.

A fabricante chinesa também oferece mais opções de armazenamento: 64 GB ou 128 GB, todos dual chip, mas sem slot para cartão de memória. Já o Galaxy S9 tem versão única de 128 GB, expansível via microSD. Vale o aviso: como a bandeja é entrada é híbrida, ou você aumenta o armazenamento, ou usa dois chips SIM.

Android 8, atualização para Android 9 e interfaces exclusivas

Além do processador, a Xiaomi e a Samsung também saem de fábrica com o mesmo sistema operacional, o Android 8 (Oreo), mas já contam com atualização para o Android 9 (Pie). Como cada fabricante aposta em sua própria interface, a navegação e os recursos são um pouco diferentes.

Por exemplo, a Samsung Experience 9.0 (Android 8) e a nova Samsung One UI (Android 9) oferece algumas possibilidades vistas em outros modelos, como o display Always On, que exibe informações importantes na tela bloqueada, a Pasta Segura, que garante mais proteção aos arquivos e aplicativos selecionados, o Par de Apps, que permite a exibição simultânea de dois aplicativos na tela dividida, e outras possibilidades de atalhos, ações por gestos e gerenciamento de atividades.

A MIUI, interface de muitos celulares Xiaomi aqui em versão 10, também oferece atalhos de navegação por gestos, que você mesmo pode configurar, e a opção de dividir a tela para exibir dois aplicativos ao mesmo tempo, além de seus próprios recursos de gerenciamento.

Nos dois casos, as opções extras oferecidas pelas interfaces são interessantes, e é só uma questão de hábito até acostumar.

Tela do Galaxy S9 sem molduras laterais (e sem notch)

Galaxy S9 Tela

Os dois smartphones investem no visual esperado de top de linha, mas por caminhos diferentes.

O Galaxy S9 tem a famosa “Tela Infinita” da Samsung, aqui em sua melhor forma, indo de uma borda lateral a outra do aparelho. As molduras inferior e superior também são bem fininhas e quase não chamam atenção. E, uma boa notícia para muita gente: sem notch, aquele entalhe que abriga câmera e sensores frontais.

Já o Xiaomi Mi 8, em uma inspiração nos modelos mais recentes da Apple, foi mais uma a apostar no notch de tela, aquele entalhe no alto do visor que guarda alguns sensores do aparelho. Agrade ou não, deu certo, e as bordas do Mi 8 também são bem finas (o visual é parecido com o do iPhone X).

Além de menos polêmica, a tela do Galaxy S9, embora menor, apresenta altíssima definição de imagem com a tela Super AMOLED QHD+ de 2960 x 1440 pixels. O formato de 18,5:9 aproveita bem toda a extensão da frente do aparelho e permite a exibição de cenas livres de cortes ou redimensionamentos, acompanhando as imagens de notebooks, TVs e reprodutores de vídeos online.

Ponto positivo para excelente imersão e experiência de exibição de vídeos, filmes, séries e games no Galaxy S9.

Mas isso não desqualifica a tela do Xiaomi Mi 8, que é maior, com 6,21” e tem excelente qualidade de imagem com a definição Full HD+, de 2248 x 1080 pixels. Uma boa opção para quem prefere telas maiores e, claro, não se incomoda com o notch. O formato é bem parecido com o celular Samsung, com 18,7:9, finalizando a boa experiência.

Completando a estrutura, ambos os modelos apostam em traseira em vidro e diferentes opções de cores: Ultravioleta, Preto e Cinza-titânio do Galaxy S9, e azul, dourado, preto e branco no Mi 8.

Câmera dupla só no Xiaomi Mi 8

Xiaomi Mi 8 Câmera Dupla

Como boa parte dos tops de linha lançados na mesma época, o Xiaomi Mi 8 tem câmera dupla, formada por sensores de 12 MP e abertura de lente máxima f/1.8. Ou seja, ela pode fazer fotos com o famoso Modo Retrato, que deixa o objeto em destaque e o fundo desfocado.

O resultado das câmeras do modelo é bem interessante, e não decepcionam em um top de linha, principalmente os cliques feitos com boa iluminação ambiente, especialmente com o bom uso da estabilização óptica de imagem, que evita fotos tremidas.

As fotos noturnas ou em pouca luz também conseguem atingir bons níveis de nitidez e contrastes, mas com alguma ocorrência de ruídos. Você pode escolher entre usar a inteligência artificial para te ajudar a fazer os melhores ajustes de foto ou usar o Modo Manual do software de câmera.

Mesmo sem câmera dupla, que ficou só no Galaxy S9 Plus, o Galaxy S9 garante fotos de excelentes resultados com a lente única de 12 MP e abertura focal dupla de f/1.5 ou f/2.4. Como ela varia de acordo com a iluminação ambiente, o Galaxy S9 faz ótimas fotos, sempre com altos níveis de cores, contrastes e detalhes, inclusive nas fotos noturnas e com pouca luz. A câmera também trabalha com estabilização óptica de imagem.

Como não tem lente auxiliar, o efeito bokeh do Galaxy S9, que permite aqueles ajustes do foco de fundo, fica por conta do processador de imagens do software de câmera e não decepciona quem procura um efeito diferente, embora não tão realçado como em câmeras duplas. O S9 também permite o uso dos emojis 3D animados da Samsung, que reproduzem suas expressões faciais. Não é essencial, mas é divertido.

Galaxy S9 Emojis

Em resumo, a Xiaomi oferece recursos bem interessantes e se sai melhor nas fotos em Modo Retrato, mas a Samsung tem melhor qualidade final nas fotos. Porém, vale avisar que nenhuma delas faz feio nesse ponto.

Nas câmeras frontais, embora o Mi 8 chegue com 20 MP contra 8 MP do Galaxy S9, os dois modelos oferecem resultados parecidos, inclusive com opção de ajuste do foco de fundo. Mais uma vez, ficam dentro do esperado, com uma leve vantagem para o S9 nas selfies com pouca luz, já que o modelo tem melhor abertura focal.

Os dois smartphones também podem gravar vídeos em 4K, em 60 quadros por segundo no Samsung e 30 fps no Xiaomi. Em câmera lenta, você pode trabalhar com 960fps@720p (HD) ou 240fps@1080p (Full HD) no Galaxy S9; e com 960qps@720p (HD) e 240fps@1080p no Xiaomi Mi 8.

Bateria para uma jornada de trabalho

Embora diferentes nos números, com 3.300mAh no Xiaomi Mi 8 e 3.000 no Galaxy S9, as baterias apresentam mais ou menos a mesma duração estimada, o suficiente para chegar ao fim do dia com uso moderado e acessos ocasionais às atividades de maior gasto, como games e vídeos.

O mesmo acontece no tempo de carregamento, já que o Galaxy S9 alcança 100% da carga em mais ou menos 1 hora e 40 minutos, e o Xiaomi Mi 8 leva cerca de 1 hora de 30 minutos. Não é uma diferença que mereça destaque.

Mas só o smartphone Samsung é compatível com sistemas de carregamento sem fio, que deve ser comprado separadamente.

Xiaomi não tem garantia da fabricante no Brasil (ainda)

Aqui vale a atenção. Como não tem representação oficial no Brasil, os smartphones Xiaomi não contam com garantia ou assistência técnica de fábrica. A alternativa é adquirir as garantias oferecidas pelas lojas que importam o aparelho, que costumam representar um gasto extra. Mas, em caso de problemas, não é possível recorrer à Xiaomi.

Como a Samsung está presente no Brasil, o Galaxy S9 não tem esse problema.

Qual o melhor celular premium: Xiaomi Mi 8 ou Galaxy S9?

O Xiaomi Mi 8 é um dos modelos mais avançados da marca e costuma apresentar custo semelhante ao Galaxy S9, que tem versões mais completas (S9 Plus e Note 9). É a melhor opção para quem faz questão de melhor desempenho, tela maior ou dos recursos da câmera dupla.

Já o Galaxy S9 é uma boa alternativa para quem quer um top de linha da Samsung, com direito à tela de altíssima qualidade e câmeras capazes de fazer fotos com excelentes resultados, mesmo sem a lente dupla.

Encontre as melhores ofertas para o Xiaomi Mi 8 e o Galaxy S9 no Zoom:

 

Aproveite e confira o Review em 1 Minuto do Galaxy S9 e o Dando um Jeito sobre Celulares Chineses:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone