Xiaomi ou iPhone: qual a melhor escolha em 2024?
Comparamos as principais características e vantagens de Xiaomi e iPhone para te ajudar na decisão
Xiaomi ou iPhone? Qual é a melhor marca de celulares para você? O que mais tem no mercado de smartphones é rivalidade entre fabricantes, e com tantos modelos sendo lançados todos os anos, muitas vezes os consumidores caem na dúvida de qual marca escolher.
Qual tem a melhor câmera? Qual tem o melhor sistema operacional? Qual tem o melhor custo-benefício? Se você está cansado de fazer pesquisas ou mesmo não sabe nem por onde começar, não se preocupe, neste texto vamos te mostrar um comparativo completo entre Xiaomi e iPhone.
Além disso, vamos te mostrar os melhores celulares de cada marca para comprar em 2024, bem como diferenças cruciais que podem te ajudar na hora de escolher entre Xiaomi ou iPhone.
- Depois de considerar Xiaomi e iPhone, veja nossa lista dos melhores celulares do momento.
- Também temos uma seleção completa dos melhores celulares custo-benefício!
iPhone ou Xiaomi: quem vendeu mais em 2024?
De acordo com relatórios da CounterPoint, no primeiro trimestre de 2024 a Apple teve uma presença de 17% nas vendas totais de smartphones ao redor do mundo, enquanto a Xiaomi teve uma presença de 14%. No segundo trimestre, a maçã ocupou 16% do mercado, enquanto a Xiaomi subiu para 15%.
Embora as duas fabricantes estejam bem parelhas nos números, esse 1% pode significar uma diferença de milhões de aparelhos vendidos, já que estamos falando do mercado global.
Para se ter noção, também baseado em relatórios da CounterPoint, a Apple teve 3 celulares no topo da lista dos 10 mais vendidos do segundo trimestre, enquanto a Xiaomi aparece apenas com um modelo da sua sub-marca, a Redmi. Veja o top 10:
- iPhone 15 – 4.1%
- iPhone 15 Pro Max – 3.7%
- iPhone 15 Pro – 3.1%
- Samsung Galaxy A15 5G – 2.0%
- Samsung Galaxy A15 4G – 1.8%
- iPhone 14 – 1.6%
- Samsung Galaxy A55 – 1.5%
- Redmi 13C 4G – 1.5%
- Samsung Galaxy S24 Ultra – 1.4%
- Samsung Galaxy A05 – 1.4%
Veja também os últimos lançamentos de celular Samsung para 2024!
Quais as vantagens e desvantagens de ter um iPhone?
A Apple é uma das maiores empresas de smartphones do mundo e só trabalha com modelos premium, o que pode ser um ponto positivo para uns, mas negativo para outros. A seguir, preparamos os principais prós e contras do iPhone, e não vamos focar em aspectos da ficha técnica, mas sim no aparelho de modo geral.
- Aproveite também para ver as melhores opções de iPhone custo benefício disponíveis
Vantagens:
- Todos os iPhones são top de linha, então você sempre terá um aparelho muito acima da média.
- Tem garantia no Brasil, que inclusive é uma das mais elogiadas entre as fabricantes.
- Poucos modelos lançados todo ano, é mais fácil acompanhar as opções e escolher.
- São aparelhos muito duradouros e com um tempo de atualizações da Apple maior que boa parte das outras fabricantes.
- Baixa desvalorização no mercado, ideal para quem deseja vender o aparelho depois de algum tempo de uso.
Desvantagens:
- Por serem top de linhas, todos os celulares são bem caros.
- Não há modelos para quem não precisa de um celular premium e até os modelos feitos com esse objetivo (iPhone SE), são bem caros.
- Devido à baixa desvalorização, iPhones de 3 anos atrás usados são mais caros que outros aparelhos novos e top de linha do momento.
- Nos últimos anos há pouca inovação nos lançamentos.
Quais as vantagens e desvantagens de ter um Xiaomi?
Diferente da Apple, a Xiaomi aposta em uma estratégia para tentar conquistar desde o consumidor que busca um aparelho básico, até aquele que está disposto a pagar caro por um celular premium. A empresa trabalha com sub-marcas como a Redmi e Poco. Veja suas vantagens e desvantagens:
Vantagens:
- Lança diversos modelos todos os anos, com opções para todos os gostos e orçamentos.
- No geral, tem um custo bem menor que os aparelhos da Apple, muitas vezes em celulares equivalentes em potência e outros pontos.
- Devido à quantidade de modelos e linhas, é mais fácil encontrar funções “inovadoras” quando comparado à Apple.
Desvantagens:
- Embora atue oficialmente no Brasil, os celulares Xiaomi com preços atrativos são vendidos por lojas importadoras, perdendo a garantia oficial.
- A loja oficial da Xiaomi no Brasil tem um preço elevado, o que acaba inviabilizando comprar os aparelhos direto da marca e ter acesso à garantia oficial.
- Por trabalhar com sub-marcas e lançar muitos modelos, acaba confundindo os consumidores quanto às várias opções.
- Modelos top de linha da marca principal não chegam no Brasil, ou chegam com muito atraso e de forma não oficial.
A escolha entre Xiaomi e iPhone depende das preferências pessoais. Enquanto o iPhone oferece um ecossistema fechado e um design distinto, a Xiaomi proporciona uma relação custo-benefício atrativa e ampla variedade de modelos.
Ao decidir entre iPhone e Xiaomi, muitos se deparam com um dilema. Caso esteja em busca de características semelhantes às do iPhone, mas com um custo mais acessível, o Xiaomi surge como uma alternativa viável.
Para ajudá-lo a formar uma opinião informada sobre qual marca prevalece, listamos algumas considerações para contrastar os dois fabricantes.
iPhone vs Xiaomi: design
A Apple é mais conservadora quanto ao seu design e passa vários anos mantendo poucas ou nenhuma mudança em seus iPhones, o que é bom para criar uma identidade, mas pode desagradar consumidores que buscam inovação ou algo diferente.
A Xiaomi é mais diversificada em design, justamente pela quantidade de modelos diferentes que tem. A linha Poco tem um design, a Redmi tem outro e a Xiaomi, que é a linha principal, tem outro diferente. Isso dá mais opções aos consumidores, embora também possa deixá-los perdidos em meio a tantas opções.
iPhone vs Xiaomi: desempenho
Comparando um Xiaomi topo de linha com um iPhone, podemos dar um empate técnico no quesito desempenho. Embora os celulares da marca chinesa tragam especificações mais impressionantes, como, por exemplo, ter até 16GB de RAM, o iPhone faz um ótimo trabalho com os chips feitos pela própria Apple, com uma otimização impecável e garantindo sempre desempenho para rodar os apps e jogos mais pesados do momento.
Deixando as “nerdices” de lado, os dois celulares rodam bem jogos, apps do dia a dia e aplicações profissionais, então mesmo tendo especificações diferentes, no fim o consumidor estará bem servido com ambos.
A Xiaomi tem a vantagem de ter modelos com um desempenho menor, mas que também são mais baratos, então, por exemplo, se você só quer um celular para rodar WhatsApp e redes sociais, não precisa investir em um Xiaomi top de linha, enquanto que na Apple você terá que pagar caro em um celular premium que tem mais desempenho do que você realmente precisa.
- Quer desempenho de sobra? Confira a nossa lista dos melhores celulares top de linha de 2024!
Xiaomi vs iPhone: comparativo dos sistemas operacionais
A Apple conquista seus fãs pelo iOS, sistema operacional exclusivo para iPhones, que oferece fluidez e ótima experiência. Otimizado para o hardware da própria empresa, garante atualizações rápidas e consistentes, prolongando a vida útil dos dispositivos, como iPads e Apple Watches.
A exclusividade do iOS limita personalizações, mas fortalece o ecossistema Apple. Por ser criado pela mesma empresa que desenvolve o hardware, o sistema oferece desempenho otimizado e integrações perfeitas entre diferentes dispositivos, como iPhone, iPad e Apple Watch.
Xiaomi, por sua vez, usa o Android, famoso por sua flexibilidade e ampla compatibilidade com várias marcas. Isso oferece opções variadas aos consumidores, desde modelos básicos até avançados, mas a fragmentação pode gerar falhas e atualizações inconsistentes.
A Xiaomi personaliza o Android com a interface MIUI, que traz recursos exclusivos. Contudo, nos últimos anos, o aumento de bugs e falhas na MIUI tem gerado insatisfação entre os usuários, afastando parte dos consumidores da marca.
Qual é a melhor câmera Xiaomi ou iPhone?
Quando analisamos as câmeras de Xiaomi e iPhone, vemos uma disputa bastante equilibrada, e a escolha vai depender mais do seu gosto pessoal dos resultados, pois os dois celulares tiram fotos e fazem vídeos excelentes.
Para fotografia, os celulares Xiaomi acabam sendo mais versáteis, trazendo câmeras com uma capacidade maior de zoom e conjuntos que são um pouco mais completos. No entanto, a câmera frontal não costuma agradar o público ocidental, deixando os rostos com um aspecto mais branco que o normal, visual que é o mais popular na Ásia.
O iPhone tira excelentes fotos, mas além de ser menos versáteis, enfrenta muitas reclamações de fotos um pouco “alaranjadas”, o que não agrada alguns consumidores. No entanto, sua câmera frontal acaba sendo a preferida, principalmente em vídeos. Por falar nisso, gravação de vídeo é onde o iPhone brilha, proporcionando vídeos mais fluidos que não só os celulares Xiaomi, mas boa parte dos concorrentes.
No fim é tudo uma questão de preferência, pois como dissemos, o iPhone também faz fotos em nível profissional e os top de linha da Xiaomi também gravam vídeos excelentes.
- Veja quais os celulares com 4 câmeras de 2024!
A questão do preço é decisiva para muitos consumidores. O iPhone é frequentemente percebido como um produto de alto custo. Os dispositivos da Apple apresentam preços elevados e tendem a depreciar mais lentamente.
Em contrapartida, a Xiaomi e outras marcas conseguem lançar no mercado smartphones de alta qualidade a preços mais competitivos, mantendo características que desafiam as dos concorrentes. No entanto, como dissemos em tópicos anteriores, muitos top de linha da Xiaomi nem sequer chegam ou são lançados no Brasil, então é um ponto a se considerar.
A avaliação de custo-benefício entre iPhone e Xiaomi vai depender das preferências individuais do consumidor e do tempo que ele pretende manter o aparelho em uso. Além disso, tenha em mente que, mesmo pagando mais caro no iPhone, você conseguirá vendê-lo mais facilmente e com menos perda do valor do que um celular Xiaomi.
- Veja se iPhone usado vale a pena.
Xiaomi ou iPhone: veja modelos para comprar em 2024!
Agora que você já sabe as principais diferenças entre Xiaomi e iPhone, está na hora de conhecer alguns dos principais modelos de cada marca vendidos aqui no Brasil.
Modelos de entrada
Quando se fala de modelos de entrada, temos apenas modelos da Xiaomi para indicar, pois como dissemos antes, a Apple não trabalha nesta categoria. Os modelos Redmi e Poco são excelentes escolhas para quem precisa de um celular para uso básico no dia a dia. Acessar redes sociais, responder o WhatsApp, tirar fotos casuais. Os modelos acima atendem perfeitamente esse tipo de uso e custam barato.
Modelos intermediários
Se você quer modelos intermediários, a linha Redmi Note 13 e Poco X6 são ótimas escolhas. Ambos possuem um ótimo custo-benefício, trazem desempenho que dá conta até de alguns apps e jogos mais exigentes e contam com boas câmeras e boa duração de bateria.
- Por falar em autonomia, veja os celulares com melhores baterias de 2024!
Além disso, se destacam pela tela AMOLED, ideal para quem gosta de assistir vídeos, e estão disponíveis em versões com diferentes capacidades de armazenamento interno. São ótimas escolhas de celular Xiaomi intermediário.
Celulares Top de linha
Os celulares acima são excelentes escolhas de iPhones para quem busca um celular top de linha. Enquanto o iPhone 13 é o melhor iPhone custo-benefício para comprar em 2024, os iPhones 16 e 16 Pro são ótimas escolhas para quem busca uma geração mais recente da Apple.
Todos os celulares trazem processadores potentes, acabamento de alta qualidade, proteção contra água, possuem suporte ao iOS mais recente, trazem recursos como carregamento sem fio e NFC. Além disso, claro, dão um show quando o assunto é fotos e vídeos de alta qualidade, e neste ponto o modelo Pro se destaca por ter uma câmera a mais.
- Gosta de tela grande? Esses são os melhores iPhones grandes de 2024!
Os melhores celulares top de linha da Xiaomi no Brasil são os modelos Poco F. O Poco F5 é de uma geração anterior, mas ainda tem um alto desempenho e é capaz de rodar apps pesados sem travamentos. Além disso, possui uma tela de excelente qualidade e traz carregamento turbo bem mais rápido que os modelos Apple.
Já o Poco F6 Pro é um dos celulares mais avançados da Xiaomi. Ele tem processador de última geração que roda qualquer app ou jogo do momento, além de carregamento turbo de 120W, capaz de carregar o celular completamente em menos de 20 minutos. O conjunto de câmeras também é excelente e filma em 8K, embora a câmera frontal faça filmagens apenas em Full HD.
Perguntas frequentes sobre Xiaomi ou iPhone
Uma dúvida muito comum dos usuários é saber qual Xiaomi equivale a qual iPhone, pois muitos buscam um aparelho da marca chinesa que tenha o mesmo desempenho e recursos parecidos com modelos da Apple. Além disso, qual é o melhor aparelho de cada marca? Vamos responder essas dúvidas logo abaixo.
Qual é o melhor iPhone de 2024?
O melhor iPhone de 2024 é o iPhone 16 Pro Max, com tela de 6,9", chipset A18 Pro e câmera tripla de 48 MP. Suas melhorias incluem desempenho, câmera avançada e integração perfeita com o ecossistema Apple, ideal para usuários exigentes.
- Veja a nossa análise do iPhone 16 Pro Max
Qual é o melhor Xiaomi de 2024?
O melhor Xiaomi de 2024 é o Xiaomi 14 Ultra, um celular com tela AMOLED de 6,73", chipset Snapdragon 8 Gen 3 e câmera quádrupla de 50 MP com lentes Leica. Ele se destaca por desempenho extremo, design premium e recursos de câmera inovadores.
- Confira o nosso review do Xiaomi 14 Ultra
Qual celular da Xiaomi compete com o iPhone 16?
O Xiaomi 14 e seus derivados é o concorrente direto da linha de iPhones 16. Esses modelos trazem o Snapdragon 8 Gen 3, um dos mais potentes do momento, e contam com tela OLED que traz suporte a mais de 68 bilhões de cores, sendo considerada melhor que a do iPhone.
O conjunto triplo de câmeras de 50MP também é destaque no modelo base, trazendo mais versatilidade nas fotos e vídeos em resolução 4K. Além disso, os aparelhos contam com acabamento reforçado e carregamento turbo de até 90W, capaz de carregar o celular completamente em pouco mais de 30 minutos.
- Veja quais são os melhores processadores Snapdragon de 2024!
Qual celular da Xiaomi compete com o iPhone 15?
O Xiaomi 13T é um dos concorrentes do iPhone 15, apresentando especificações e recursos que atraem diversos usuários. Este modelo roda o sistema operacional Android e possui uma tela AMOLED de 6.67 polegadas com resolução Full HD+.
Ele é equipado com uma câmera traseira que suporta gravação em 4K, conta com uma bateria de 5000mAh e é alimentado pelo processador MediaTek Dimensity 8200 Ultra com uma velocidade de 3.1GHz.
- Veja também o review do Xiaomi 13
Qual celular bate frente com o iPhone 14?
O Xiaomi Mi 12 é visto como um rival direto do iPhone 14, possuindo características e funcionalidades semelhantes que cativam uma ampla gama de usuários.
Este dispositivo Xiaomi possui uma tela AMOLED de 6.28 polegadas com resolução Full HD+. Destaca-se também por ter uma câmera frontal de 32MP e câmeras traseiras de 50MP, 13MP e 5MP, com capacidades de gravação em 8K e recursos como autofoco, câmera tripla, dual shot, flash, HDR e slow motion.
Qual Xiaomi compete com o iPhone 13?
O Xiaomi Mi 11 é comumente colocado lado a lado com o iPhone 13 para comparações, dada a similaridade em suas especificações técnicas e performance.
Ele apresenta 8GB de RAM e 128GB de armazenamento, rodando o sistema operacional Android. Este modelo tem uma tela AMOLED de 6.55 polegadas com resolução Full HD.
O celular também possui uma câmera frontal de 20MP e um conjunto de três câmeras traseiras de 64MP, 8MP e 5MP, que suportam gravação em 4K e recursos como flash, autofoco, HDR e slow motion.