Xperia XZ2 vs Xperia XZ Premium: qual o melhor top de linha Sony?

Descubra neste comparativo qual celular da Sony vale mais a pena comprar!

Xperia XZ2 vs Xperia XZ Premium: qual o melhor top de linha Sony?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Lançado em 2018 como o primeiro smartphone Sony com tela de proporção 18:9, formato igual do cinema, o Xperia XZ2 disputa com o Xperia XZ Premium, que chegou ao mercado em 2017 e tem display com resolução 4K, o título de melhor top de linha da fabricante japonesa no momento.

Quer saber qual deles vale mais a pena comprar, mas não sabe qual deles escolher? Vem com a gente, confira a ficha técnica, compare os preços e veja os prós e contras de cada modelo no comparativo abaixo:

Leia também: Os Melhores Smartphones Top de Linha

Produto indisponível

Produto indisponível

Tela
5,7" FHD+ (1080 x 2160) HDR com proporção 18:9
5,5" 4K (2160 x 3840) HDR
Processador
Octa-core de até 2,8GHz (Qualcomm Snapdragon 845)
Octa-core de até 2,45GHz (Qualcomm Snapdragon 835)
Memória RAM
4GB
4GB
Armazenamento interno
64GB
64GB
Aceita cartão de memória
Sim (até 400GB)
Sim (até 256GB)
Conectividade
4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC
4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Dual chip
Não
Não
Leitor biométrico
Sim
Sim
Rádio FM
Não
Não
TV Digital
Não
Não
Resistência à água e poeira
Sim (IP68)
Sim (IP68)
Câmera traseira
19MP (f/2.3)
19MP (f/2.0)
Câmera frontal
5MP (f/2.2)
13MP (f/2.0)
Filma em
4K
4K
Bateria
3.180 mAh
3.230 mAh
Dimensões
153 x 72 x 11,1 mm
156 x 77 x 7.9 mm
Peso
198g
191g
Sistema operacional
Android 8.0 (Oreo)
Android 8.0 (Oreo)
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Xperia XZ2 é um pouco mais rápido

Por serem smartphones top de linha, pode ficar tranquilo que escolhendo o Xperia XZ2 ou o Xperia XZ Premium, você terá em mãos um celular com ótimo desempenho.

E por mais que o processador do XZ2 seja um pouco mais rápido que o do XZ Premium, ambos são equipados com 4GB de memória RAM, tornando a diferença de velocidade praticamente imperceptível na hora de rodar jogos mais pesados sem travamentos e navegar por várias páginas na internet, por exemplo.

No sistema operacional, tanto o XZ2 quanto o XZ Premium vêm com o Android 8.0 (Oreo) instalado de fábrica. Contudo, por ser um modelo mais recente, o smartphone de 2018 tende a receber mais atualizações que o irmão mais velho.

Então, nos quesitos hardware e software, o ponto vai para o Xperia XZ2!

Tela de cinema e bordas menores no Xperia XZ2

Um ponto que pode deixar muita gente em dúvida entre o XZ2 e o XZP é na tela. Apesar da versão premium ter uma tela de 5,5 polegadas com resolução 4K e alta densidade de pixels, só é possível aproveitar dessa resolução toda em alguns aplicativos, como o YouTube e os apps de mídia da própria Sony.

O Xperia XZ2 tem resolução menor, é verdade, mas a tela conta com proporção 18:9, que é mais esticada e igual do cinema, agrupando mais conteúdo das redes sociais e sendo ótima para assistir a vídeos, filmes, séries, animações e tudo mais.

Sem falar que o aparelho tem uma versão menor, o Xperia XZ2 Compact, ideal para quem curte aparelhos menores.

Sony Xperia XZ2 Tela

Na parte estética dos aparelhos, o Xperia XZ2 tem um desenho bem mais atual e parecido com concorrentes diretos, como o Galaxy S9 e LG G7 ThinQ, do que o Xperia XZ Premium, que tem bordas gigantes e segue um estilo mais "quadradão".

Apesar disso, o XZ2 é mais curvado na traseira, o que até agrada na hora segurar o aparelho, mas pode atrapalhar quando o celular estiver em uma mesa, por exemplo, problema esse que já não acontece com o XZ Premium, que tem a parte de trás reta.

Ah, o XZ2 e XZ Premium contam com proteção Gorilla Glass 5 contra quedas acidentais e certificação IP68 contra água e poeira!

Experiência de videogame com o Xperia XZ2

Aqui mais uma vitória para o XZ2, que além de ter uma tela com ótima proporção, conta ainda um sistema de vibração dinâmica, igual do controle DualShock, do PlayStation 4, que se movimenta conforme a intensidade do áudio ou cena de ação.

No mais, os Xperia são equipados com leitor de impressões digitais no botão "Liga/Desliga" e tem entrada USB Type-C, o padrão mais recente. Por falar nisso, o XZ2 não conta com entrada P2 para fones de ouvido, mas vem com um adaptador na caixa para conectar o seu acessório.

Vitória para o Xperia XZ Premium nas câmeras!

Diferente dos quesitos anteriores em que o Xperia XZ2 levou a melhor, nas câmeras quem vence a batalha é o Xperia XZ Premium.

Tanto na traseira quanto na frontal o smartphone conta com menor abertura focal que o seu irmão mais velho, o que proporciona imagens mais nítidas. Ah, vale ressaltar aqui que mesmo não sendo um celular com câmera dupla, o XZ Premium permite tirar fotos no modo retrato, aquele com feito de fundo desfocado (bokeh).

Sony Xperia XZ Premium Câmera

Apesar de perder na qualidade geral das fotos, o XZ2 se destaca pela gravação de vídeos em 4K com HDR (que eleva o contraste e deixa os tons mais vívidos) e ainda ser capaz de filmar em slow motion (câmera lenta) a 960 quadros por segundo (qps) na resolução Full HD!

Empate na bateria e no armazenamento

Se tem uma coisa chata é um telefone que acaba a bateria muito rápido, não é mesmo? Com uma diferença mínima (apenas 50 mAh), o XZ2 e XZP tendem a ter a mesma autonomia no uso diário.

Aliás, ambos telefones são equipados com o sistema de carregamento rápido e o recurso Modo Stamina da Sony, que ajuda a economizar bateria. Então ponto para os dois aparelhos!

No espaço disponível para deixar suas fotos, vídeos, arquivos e os aplicativos baixados, o Xperia XZ2 leva uma pequena vantagem pela possibilidade de expandir o armazenamento interno em até 400GB via cartão microSD (vendido separadamente).

Contudo, os dois aparelhos são vendidos em versões com 64GB, o que garante um empate técnico no quesito armazenamento interno.

Mas então, qual Sony Xperia é melhor: XZ2 ou XZ Premium?

E o grande vencedor desse duelo é o... Xperia XZ2! Equipado com processador mais recente, visual menos "quadradão", tela com proporção de cinema, memória expansível em até 400GB e gravação de vídeos em câmera lenta superior ao irmão mais velho, vale a pena sim investir no top de linha da Sony em 2018.

Agora, vendo por outro lado (literalmente), se você não se importa tanto com as vantagens citadas acima e quer um smartphone bom para fotos da Sony, com bateria de maior capacidade e um preço mais interessante, o Xperia XZ Premium é o celular mais indicado para comprar.

Compare os preços do Xperia XZ2 e Xperia XZ Premium:

Leia também: