Xperia Z5 ou iPhone 6S? Veja se o melhor é o celular Sony ou o Apple

Comparamos o iPhone 6S e o Xperia Z5 para tirar suas dúvidas sobre os aparelhos.

Xperia Z5 ou iPhone 6S? Veja se o melhor é o celular Sony ou o Apple
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Você já deve saber que o Sony Xperia Z5 e o iPhone 6S são dois celulares top de linha, que têm ótimo desempenho e câmeras de alta qualidade para um smartphone.

Agora, difícil é dizer se o melhor é o Xperia Z5 ou o iPhone 6S. Mas calma, porque o Zoom está aqui para te ajudar a fazer a escolha certa e, por isso, nós comparamos os dois smartphones e te contamos tudo sobre eles!

Produto indisponível

Tela
5,2'' Full HD
4,7'' HD (com 3D Touch)
Processador
Octa core
Dual core
Memória RAM
3GB
2GB
Acesso à internet
4G, 3G e Wi-Fi
4G, 3G e Wi-Fi
Conectividade
Bluetooth, DLNA, MHL, NFC
Bluetooth e NFC
Dual chip
Não
Não
Armazenamento
32GB
16GB, 64GB ou 128GB
Aceita cartão de memória
Sim (até 200GB)
Não
Câmera frontal
5MP
5MP
Câmera traseira
23MP
12MP
Filma em
4K
4K
Ofertas
Produto indisponível

Leia também: Xperia Z5 ou Galaxy S6? Descubra o melhor smartphone top de linha para você!

Mais resolução na tela do Xperia Z5

Quando a gente coloca os dois smartphones lado a lado, as primeiras impressões são quanto ao design e à tela. Aliás, como tem display maior, o Xperia Z5 é também um pouco maior que o iPhone 6S.

No quesito design, os dois apresentam acabamento premium. O iPhone 6S é feito em alumínio série 7.000, que é uma liga resistente usada até na indústria aeroespacial, e o sensor de digital está presente no botão Home, na frente do aparelho. Esse iPhone ainda pode ser encontrado nas cores dourado, prateado, cinza espacial e ouro rosa.

Já o Xperia Z5 tem acabamento metálico nas laterais e, atrás, é revestido com um vidro fosco, que evita marcas de dedo e deixa o aparelho bastante elegante. Nele, o sensor de digital também fica no botão Home, só que ele está localizado na lateral do Z5. Ah, e você pode encontrar esse smartphone Sony nas cores branca, preta, verde e dourado.

Leitor de impressão digital do Xperia Z5 fica na lateral

Passando para a tela, a do Xperia Z5 leva vantagem por ter mais resolução (1920x1080 pixels) e, consequentemente, maior densidade de pixels, ou seja, 424 pixels por polegada (ppi). Enquanto isso, o iPhone 6S conta com 1334x750 pixels e 326 ppi.

Mesmo o display do iPhone 6S sendo Retina, a maior densidade do Xperia Z5 garante uma tela muito nítida. Sem falar que o aparelho da Sony traz as mesmas tecnologias das televisões da marca, que foram adaptadas para celular, como o X-Reality e o Triluminos, que realça as cores e melhora o brilho do display.

No desempenho, empate técnico

Para muita gente, o que importa mesmo é saber se o mais rápido é o Xperia Z5 ou o iPhone 6S. Mas, bem, os dois são ótimos smartphones, rodam até aplicativos e jogos pesados e não travam em tarefas do dia a dia, por exemplo.

Porém, em testes de benchmark, o iPhone 6S costuma alcançar pontuações um pouquinho maiores. Outros testes também mostram que o iPhone 6S é um pouco mais veloz ao abrir aplicativos mais pesados.

Aí você pode se perguntar como isso é possível, já que o processador do Xperia Z5 tem mais núcleos, e o aparelho tem mais memória RAM. A questão é que a Apple sempre desenvolve hardware e software em conjunto, para aproveitar o que cada um tem de melhor.

Em contrapartida, o Sony Xperia Z5 roda com o sistema operacional Android, que vem do Google e ainda é modificado pela marca para, então, ser comercializado no celular. Mas também não precisa se desesperar, porque o desempenho dos dois é bem parecido, e a interface da Sony não pesa o Xperia Z5 assim.

Os dois são celulares bons para fotos, mas com características diferentes

Mais um quesito em que fica difícil dizer se o melhor é o iPhone 6S ou o Xperia Z5 é a câmera. O aparelho da Sony já foi até considerado o celular com a melhor câmera do mundo, mas o fato é que o sensor do iPhone também é muito bom.

Na prática, as fotos do iPhone 6S tendem a ter maior contraste, e a serem mais claras no Xperia Z5, o que é bom para quem quer editar as imagens ou usar filtros. Mas quando o assunto é foto em más condições de iluminação, o iPhone 6S consegue capturar imagens melhores.

Não podemos deixar de citar, também, que o autofoco do Xperia Z5 é mais rápido, e que os vídeos são melhores no aparelho da Sony, ainda que ambos sejam celulares que filmam em 4K. É que o Z5 tem estabilização SteadyShot e, claro, todo o know-how da Sony nesse assunto pesa a favor.

Xperia Z5 é à prova d'água, e iPhone 6S tem 3D Touch

Muita gente opta pelos aparelhos da Sony por serem, em sua maioria, celulares à prova d'água. E no Xperia Z5 não é diferente, ou seja, você não vai precisar se preocupar se derramar água (doce) no aparelho acidentalmente, ou se tiver que usá-lo na chuva, por exemplo. E ele ainda tem proteção contra poeira também.

Diferentemente da maior parte dos smartphones Sony Xperia, o iPhone 6S não tem proteção contra água, então é melhor tomar cuidado com o aparelho. Mas um diferencial dele é o 3D Touch.

Mesmo que a Apple não tenha sido a primeira fabricante a trazer a tecnologia, ela ficou em evidência depois do lançamento do iPhone 6S. Com o 3D Touch, o dispositivo consegue reconhecer diferentes níveis de pressão exercidos sobre a tela, o que abre um leque de novas opções. Você vai poder, por exemplo, tocar levemente no aplicativo de foto e escolher se quer fazer uma selfie ou filmar, sem que seja preciso abrir o app.

iPhone 6S tem tecnologia 3D Touch

Xperia Z5 ou iPhone 6S: qual você prefere?

Eleger o Xperia Z5 ou o iPhone 6S como a melhor opção fica mais fácil quando você tem em mente o que espera do smartphone. Como os dois aparelhos comparados aqui são bastante completos, com ótimas câmeras, desempenho que não deixa ninguém na mão e boas funções, você com certeza não vai se arrepender se escolher qualquer um deles.

Mas, para acertar mesmo, pense no seu dia a dia. Para começar, coloque na balança o quanto você gosta de cada sistema operacional, Android e iOS. Pense também na importância que você dá a ter um celular à prova d'água, ou a experimentar o 3D Touch. E não se esqueça da câmera: se você curte filmar, o Xperia Z5 pode ser a opção certa. Já para quem está sempre fazendo fotos em ambientes com pouca iluminação, o iPhone 6S atende melhor.

Assista ao review do iPhone 6s no nosso canal Dando um Zoom:

Confira os preços do Sony Xperia Z5 e do iPhone 6S:

Leia também: iPhone 6S ou Galaxy S6: um comparativo entre gigantes