Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 2 vs Moto X Style: dá pra comparar estes dois smartphones?

Veja as diferenças entre eles e saiba se o Zenfone 2 é a melhor opção, ou se só o Moto X Style pode te atender.

Zenfone 2 vs Moto X Style
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Dois celulares lançados no segundo semestre de 2015, o Asus Zenfone 2 e o Moto X Style são aparelhos rápidos, potentes e com câmeras bacanas.

Eles têm mesmo propostas diferentes, o que se reflete nos preços. E é por isso que você pode achar que não dá para comparar o Zenfone 2 com o Moto X Style.

Mas o fato é que muita gente tem sim algumas dúvidas com relação às especificações desses dois aparelhos. Será que o Zenfone 2, por ser mais barato, é muito inferior ao Moto X Style? Para descobrir, vamos à comparação entre o Zenfone 2 e o Moto X Style:

 

Asus Zenfone 2

Asus Zenfone 2

Motorola Moto X Style

Motorola Moto X Style

Tela

5,5'' Full HD

(1920x1080 pixels)

5,7'' 2K

(1440x2560 pixels)

Processador

Quad core (2,3GHz)

 

Hexa core (dual 1,8GHz

+ quad 1,4GHz)

Memória RAM

4GB

3GB

Armazenamento

16GB ou 32GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 64GB)

Sim (até 128GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Câmera frontal

5MP

5MP

Câmera traseira

13MP

21MP

Filma em

Full HD

4K

Bateria

3.000 mAh

3.000 mAh

 

Leia também: Zenfone 2 vs Moto X Play: veja qual deles vence esta briga

Apesar dos 4GB de RAM do Zenfone 2, Moto X Style tem desempenho melhor

De um lado, temos o Zenfone 2 com processador de quatro núcleos e 4GB de RAM. Do outro, o Moto X Style, um smartphone hexa core que tem 3GB de RAM.

Mais especificamente, o Zenfone 2 roda com o processador Intel Atom Z3580, e a unidade de processamento gráfico (GPU) PowerVR G6430. Já o Moto X Style é equipado com processador Qualcomm Snapdragon 808 e GPU Adreno 418.

A configuração dos dois parece bem equilibrada, não é mesmo? Mas, na prática, o Moto X Style consegue abrir aplicativos mais rapidamente que o Zenfone 2, por exemplo.

O que também não tira o mérito do Zenfone 2, que é realmente um aparelho veloz, mas como estamos comparando os dois, ponto para o Moto X Style.

Aliás, o Moto X Style vem com o sistema operacional Android 5.1 (Lollipop) sem modificações na interface, o que deixa o uso deste smartphone Motorola mais fluido. E o aparelho já tem atualização garantida para a próxima versão do Android.

Enquanto isso, o Zenfone 2 é vendido com o Android 5.0 (Lollipop), customizado pela interface ZenUI da Asus, que na verdade não é muito pesada, e também traz alguns aplicativos que são úteis. Mas, até o momento, não há notícias sobre a atualização do sistema do Zenfone 2.

Moto X Style tem tela com resolução maior

Com 5,7 polegadas e, portanto, maior que o Zenfone 2, que tem 5,5 polegadas, o Moto X Style é praticamente do mesmo tamanho que o smartphone da Asus comparado aqui. Isso porque as bordas da sua tela são mais finas que as do Zenfone 2.

Quanto à resolução, é Full HD no Asus Zenfone 2 e Quad HD (ou 2K) no Motorola Moto X Style. E isso quer dizer que se você gosta muito de jogar ou de assistir a vídeos no celular, o aparelho da Motorola pode ser o mais indicado. Até porque, sua tela é mais brilhante, apresentando cores mais vivas.

Para você ter uma ideia, o Zenfone 2 tem uma densidade de 403 pixels por polegada (ppi), e o Moto X Style tem 515 ppi, e quanto maior esse número, melhor.

Vale destacar ainda que tanto o Zenfone 2 quanto o Moto X Style contam com a proteção Gorilla Glass 3, que evita arranhões e outros danos, caso o aparelho sofra um impacto.

E o Moto X Style conta com mais uma proteção ainda: a que repele água. Mas não se empolgue, porque ele não é à prova d'água. Porém, se derramar um pouco de água nele, ou se você pegar um pouco de chuva com o celular, ele não vai parar de funcionar.

Nas fotos, quase um empate, mas nos vídeos e selfies Moto X se destaca

Tudo bem que o Moto X Style tem 21MP na câmera traseira e o Zenfone 2 tem 13MP. Mas o fato é que as fotos do Zenfone 2 são muito boas, e não ficam muito atrás das entregues pelo Moto X Style.

Inclusive, os dois têm flash duplo, para deixar as cores mais naturais, e também trazem algumas funções como, por exemplo, as fotos panorâmicas. Ah, e as imagens noturnas também são boas nos dois dispositivos.

Agora, se você usa muito a câmera do celular, saiba que o Moto X Style filma em 4K, resolução que é quatro vezes maior que a dos vídeos do Zenfone 2, que filma em Full HD.

Isso sem falar que o Moto X Style tem flash na câmera frontal, para você arrasar nas selfies, mesmo em ambientes escuros. Mas com boa luz, tanto a câmera frontal do Zenfone 2 quanto a do Moto X Style entregam um resultado semelhante, com resolução de até 5MP.

Quais recursos você prefere: os do Zenfone 2 ou os do Moto X Style?

Recursos já conhecidos de outas versões do Moto X aparecem também no Style, como a Moto Tela, que mostra as horas e as notificações quando você passa a mão por cima ou dá uma mexidinha no aparelho.

Para abrir a câmera rapidinho e não perder aquele momento importante, basta chacoalhar o Moto X Style de um lado ao outro, mesmo que a tela esteja apagada. E para ativar o flash para usar como lanterna, é só segurar o aparelho de lado, levantar e abaixar a mão.

Entre os recursos encontrados no Zenfone 2 estão o que você dá dois toques na tela para acendê-la, e o que permite que você configure o desenho de uma letra para abrir um aplicativo específico. Por exemplo, desenhando um "C" a câmera é aberta.

Entre um aparelho com bom custo/benefício e um mais parrudo, qual você escolhe?

Dizer que um smartphone é melhor que outro é muito relativo. Nesse comparativo entre o Zenfone 2 e o Moto X Style, por exemplo, fica claro que o aparelho da Motorola é o mais potente. Mas por que investir em um smartphone muito avançado se você não vai aproveitar ao máximo o que ele oferece?

Pois bem, se você não é heavy user de celular, mas quer um que seja rápido, tenha boas câmeras e não custe tanto quanto um smartphone top de linha, a melhor escolha pode ser o Asus Zenfone 2, que tem um ótimo custo/benefício.

Porém, para quem adora fazer selfies, e é muito exigente quanto ao processamento porque usa demais o celular, escolher o Moto X Style certamente é a melhor opção.

Veja os preços do Zenfone 2 e do Moto X Style:

 

Leia também: Melhores Celulares até 2.000 Reais do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone