Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 5 vs iPhone 7: qual smartphone devo comprar?

Confira o comparativo entre o Zenfone 5 e o iPhone 7 e acerte em cheio na hora da compra.

Zenfone 5 vs iPhone 7, iPhone 7 ou Zenfone 5
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Zenfone 5 chega ao Brasil como uma nova opção de smartphone "premium", com um design repaginado e mais moderno, desempenho de primeira e câmeras de ótima qualidade.

Nesta mesma categoria existem outros concorrentes de peso, como o iPhone 7 da Apple, que apesar de já ter algum tempo de mercado, ainda é muito procurado pelos brasileiros.

Se você está procurando um smartphone para comprar e ficou na dúvida entre os dois aparelhos, confira o nosso comparativo completo entre o Zenfone 5 e o iPhone 7 para descobrir qual vale mais a pena!

 

Zenfone 5

Zenfone 5

iPhone 7

iPhone 7

Tela IPS de 6.2" Full HD+ (2.246 x 1.080 pixels) IPS de 4.7" Retina (750 x 1334 pixels)
Processador Octa-core de 1.8GHz (Qualcomm Snapdragon 636) Quad-core de 2.3GHz (Apple A10 Fusion)
Memória RAM 4GB 2GB
Armazenamento 64GB ou 128GB 32GB, 128GB ou 256GB
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim (entrada híbrida) Não
NFC Sim Sim
Dual chip Sim Não
Leitor de digital Sim Sim
Câmera traseira Dupla de 12MP (f/1.8) + 8MP (f/2.0) 12MP (f/1.8)
Câmera frontal 8MP (f/2.0) 7MP (f/2.2)
Filma em 4K (30FPS) 4K (30FPS)
Sistema operacional de fábrica Android 8.0 (Oreo) iOS 10

Design é mais moderno no Zenfone 5, mas iPhone 7 tem proteção contra água

Começando pelo design, podemos notar que o Zenfone 5 apostou alto nas tendências do momento, já que foi o primeiro celular Android com o polêmico entalhe (ou "notch") na parte de cima da tela, tendência lançada pelo iPhone X.

A estrutura do aparelho é uma combinação de metal e vidro Gorilla Glass, com quinas arredondadas. Na traseira, temos o leitor de impressões digitais e os círculos concêntricos que já se tornaram uma assinatura da Asus na linha Zenfone dando um destaque a mais no acabamento.

No iPhone 7, temos um aparelho com o design característico da Apple, com vidro curvo, acabamento traseiro em metal, com linhas arredondadas e elegantes. Um ponto positivo é que este foi o primeiro iPhone com certificação IP67, de resistência contra submersão em água por até 30 minutos. No mais, o Zenfone 5 leva a melhor por aqui.

Multimídia: Zenfone 5 tem display maior e som estéreo

O Zenfone 5 também leva a melhor quando o assunto é tela e reprodução de multimídia. Ele tem um painel IPS de 6.2" com resolução Full HD+ (2.246 x 1.080 pixels) com proporção 19:9, ocupando aproximadamente 90% da parte frontal do aparelho, e é uma ótima opção para quem procura smartphones com tela grande e bordas mínimas.

Além de reproduzir imagens com com bons níveis de brilho e saturação, ele também tem um bom sistema de som, com falantes estéreo frontais e suporte para fones de ouvido Hi-Res de alta qualidade.

Já o iPhone 7 tem um painel LCD de apenas 4.7" e resolução 1.334 x 750 pixels, e é mais indicado para quem procura smartphones um pouco mais compactos. A reprodução de cores é bem fiel, graças a tecnologia Wide Color, que apresenta um bom contraste entre cores claras e escuras, e ele também tem um bom sistema de som, mas nada de entrada para fones de ouvido por aqui.

Com sistemas operacionais diferentes, os dois celulares tem ótimo desempenho

Por dentro dos aparelhos, o embate entre iPhone 7 e Zenfone 5 muda de figura, e temos aqui uma disputa acirrada entre os dois aparelhos.

O Zenfone 5 vem equipado com o processador intermediário octa-core Qualcomm Snapdragon 636 (1.8 GHz), e 4GB de memória RAM, rodando o sistema operacional Android 8.0 (Oreo) de fábrica.

Comparando com outros smartphones Android, ele pode ser classificado como intermediário avançado, e pode ganhar um desempenho "turbo" com o AI Boost, que usa a inteligência artificial do aparelho para privilegiar tarefas mais pesadas.

Já o iPhone 7, que foi lançado como smartphone top de linha em 2016, tem um processador quad-core A10 Fusion (2.3GHz), de fabricação da própria Apple, funcionando em conjunto com o co-processador M10 e 2GB de memória RAM.

Analisando os números de maneira fria, pode parecer que a vantagem é do Zenfone 5, mas como o iPhone é um smartphone de "ecossistema fechado", com o sistema operacional iOS desenvolvido exclusivamente para o seu hardware, ele consegue extrair ao máximo a performance de cada componente.

Como os dois aparelhos dão conta de rodar qualquer aplicativo da App Sotore ou Google Play sem problemas, podemos dizer que ambos pontuam nesse quesito.

Câmeras excelentes fazem ótimos cliques nos dois aparelhos

Para os apaixonados por fotografia, temos aqui dois smartphones com boas câmeras, que podem atender muito bem até mesmo a quem for mais exigente com as imagens.

Falando em especificações, o iPhone 7 tem uma câmera traseira de 12MP com abertura de f/1.8 e flash principal com quatro LEDs para dar uma ajuda nas fotos noturnas. As imagens saem com níveis de cores muito naturais, com bom contraste e nitidez.

Já o Zenfone 5 tem duas câmeras na traseira, com um sensor principal Sony IMX363 de 12MP (f/1.8), com uma lente secundária de 8MP, que captura imagens mais amplas, com o ângulo mais aberto.

As duas câmeras podem trabalhar juntas para fazer o efeito Retrato, desfocando o fundo da foto. No modo automático, o Zenfone 5 tende a fazer cliques mais vibrantes, aumentando o contraste e suavizando um pouco a pele.

Um recurso bacana do Zenfone 5 é a inteligência artificial artificial aplicada na câmera, uma das grandes apostas da Asus para 2018. Ela é capaz de aprender com o usuário e identificar 16 tipos de cenários e objetos diferentes e fazer ajustes automáticos na foto, como correção de cores ou velocidade do obturador, por exemplo, dependendo do que você quiser fotografar.

Nas câmeras frontais, o iPhone 7 também surpreende e apresenta bons resultados com sua câmera de 7MP e f/2.2 até mesmo em cliques mais difíceis, como em fotos com baixa iluminação.

Do lado do Zenfone 5, temos um sensor de 8MP, que também faz fotos muito competentes, e pode usar o modo Retrato para fazer selfies com o fundo desfocado.

Ah! Vale lembrar também que tanto o Zenfone 5 quanto o iPhone 7 aparelhos gravam em 4K a 30FPS (quadros por segundo), mas o iPhone 7 é o único que tem estabilização óptica de imagem.

Zenfone 5 tem memória expansível e mais capacidade de bateria

Encerrando a disputa, podemos comparar a autonomia e a memória interna, dois pontos em que o Zenfone 5 também leva a melhor.

Ele vem com uma bateria de 3.300 mAh, que deve ser suficiente para um dia de uso moderado sem problemas, desde que você não abuse de reprodução de vídeos por streaming ou apps pesados. Quanto ao armazenamento, ele tem opções de 64GB ou 128GB, com possibilidade de expansão via cartão MicroSD (até 2TB).

Mas atenção! A entrada do aparelho é híbrida, então você deve escolher entre um cartão MicroSD ou um segundo cartão de operadora.

Já o iPhone tem opções de 32GB, 128GB ou 256GB de armazenamento, mas não conta com entrada para cartão MicroSD nem para um segundo cartão SIM, e sua bateria tem bem menos capacidade, com cerca de 2.000 mAh. Por isso, pode ser necessário levar o carregador na mochila ou poupar energia para evitar que o aparelho fique sem bateria.

Qual smartphone escolher: Zenfone 5 ou iPhone 7?

De maneira geral, podemos dizer que tanto o Zenfone 5 quanto o iPhone 7 são ótimas escolhas para quem está procurando um smartphone de alto desempenho.

O primeiro ponto a considerar na hora da escolha é o sistema operacional: quem é fã do iOS vai preferir o iPhone 7, enquanto o Zenfone 5 é uma opção melhor para quem prefere Android.

Vale a pena também conferir as suas outras prioridades, como o tamanho da tela, capacidade de armazenamento e bateria.

Se você ainda está na dúvida, podemos dizer que o Zenfone 5 é o aparelho que tem o melhor custo/benefício entre os dois, já que entrega um ótimo conjunto por um preço bem mais acessível.

Confira os preços do Zenfone 5 e do iPhone 7:

 

 

 

Veja o nosso vídeo:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone