Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 5Z vs Galaxy S9: qual o melhor top de linha?

Recursos avançados, reconhecimento facial e processamento poderoso são vantagens dos dois modelos

Zenfone 5Z vs Galaxy S9
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com o lançamento dos novos smartphones Asus, chegou o Zenfone 5Z, o carro chefe-chefe da marca em 2018 que tem tudo para brigar pela preferência entre os modelos avançados, como o Samsung Galaxy S9, um dos principais nomes entre os smartphones Samsung.

As duas marcas apostaram alto em processamento poderoso, câmeras de qualidade e recursos extras divertidos, além de design que vai agradar aos fãs de celular de tela grande para ver filmes e jogos.

Com tantas semelhanças, qual smartphone top de linha vai ganhar sua preferência: Zenfone 5Z ou Galaxy S9? Confira o comparativo do Zoom e descubra!

Leia também: Os Melhores Celulares Top de Linha

 

Zenfone 5Z

Zenfone 5Z

Galaxy S9

Galaxy S9

Tela 6,2" Full HD+ (2246 x 1080 pixels) Super IPS+ com proporção 19:9 5,8" polegadas Quad HD+ (2960 x 1440 pixels) Super AMOLED com proporção 18.5:9
Processador Qualcomm Snapdragon 845 octa-core de até 2,8 GHz Qualcomm Snapdragon 845 octa-core de até 2,8 GHz
Memória RAM 4GB, 6GB ou 8GB 4GB
Armazenamento 64GB, 128GB ou 256GB 128GB
Aceita cartão de memória Sim, microSD de até 2TB Sim, microSD de até 400GB
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0 NFC e USB Tipo-C 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0 NFC e USB Tipo-C
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Sim
Proteção contra água e poeira Não Sim
Câmera traseira 12MP (f/1.8)+ 8MP grande angular (f/2.0) 12MP (abertura variável f/1.5 ou f/2.4)
Câmera frontal 8MP (f/2.0) 8MP (f/1.7)
Filma em 4K (60FPS) 4K (60FPS); Super Slow Motion (960fps) em HD (720p)
Bateria 3.300 mAh 3.000 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 153 x 75,6 x 7,7 mm 147 x 68,7 x 8,5 mm
Peso 165 gramas 163 gramas
Sistema operacional de fábrica Android 8.1 Oreo Android 8.1 Oreo

Tela infinita coloca o Galaxy S9 em vantagem

Os dois modelos contam com tela grande para rodar filmes e jogos com boa imersão e alta qualidade de imagem.

Embora seja um pouco mais estreita, a tela Super AMOLED de 5,8" do Galaxy S9 ganha pontos com a resolução Quad HD+ (2.960 x 1.440 pixels), e com a famosa Tela Infinita da Samsung, que avança pelas bordas do aparelho e tem proporção 18,5:9. Ou seja, excelente qualidade de imagem e definição de cores de cores e contrastes, com uma ótima experiência de imersão.

Tela S9

Com isso, ficou difícil para o Zenfone 5Z, mas não pense que ele vai apresentar imagens ruins: o smartphone da Asus tem bordas realmente bem fininhas, com quase toda a parte frontal do aparelho ocupada pela tela IPS de 6,2", que tem proporção de 19:9 e resolução Full HD+ (2.246 x 1.080 pixels).

O processador é o mesmo, mas Zenfone 5Z tem versões com mais memória RAM e armazenamento

Uma das semelhanças entre o Zenfone 5Z e o Galaxy S9 é o processador, já que ambos apostaram no poderoso Qualcomm Snapdragon 845, um octa-core de 2,8GHz.

Não importa qual seja o escolhido, você pode esperar por desempenho dignos de smartphones tops de linha, suficiente até para rodar apps e jogos pesados sem problemas.

Mas a Asus oferece mais opções tanto em memória RAM (com versões de 4GB, 6GB e excelentes 8GB), quanto em armazenamento (de 64GB, 128GB ou 256GB), enquanto o Galaxy S9 ficou em 4GB de RAM com 128GB de armazenamento.

Processamento Zenfone 5Z

Ah, e os dois aceitam cartão de memória, mas como a entrada dos dois modelos é híbrida, você tem que optar por um segundo chip de operadora ou a expansão de memória.

Zenfone 5Z aposta alto em inteligência artificial

Para começar a falar dos recursos extras, vale destacar o foco em inteligência artificial do Zenfone 5Z, que atua nas câmeras e em outros pontos importantes. No desempenho, o ASUS AI Boost concentra forças em tarefas que exigem mais poder de processamento, por exemplo.

O Zenfone 5Z ainda pode ajustar automaticamente o volume de toque de acordo com o ambiente em que você está e até mesmo economizar bateria, reconhecendo os seus padrões de gasto e carga, o que ajuda a deixar o aparelho vivo até o fim do dia.

Dois ótimos exemplares de celular bom para fotos, mas Galaxy S9 se sai melhor

Muitas vezes, a decisão sobre qual celular comprar é definida pelas câmeras. Para os fanáticos por fotografias, temos aqui ótimos resultados para Zenfone 5Z e o Galaxy S9.

O Zenfone 5Z aposta em um sensor duplo na traseira, combinando uma lente de 12MP (f/1.8) e uma lente secundária com ângulo aberto de 8 MP (que permite aqueles enquadramentos mais amplos).

A inteligência artificial também ajuda a fazer bons cliques, já que ela tem papel importante na câmera do Zenfone 5Z ao detectar até 16 tipos de cenas diferentes e fazer os melhores ajustes, de forma automática, para cada uma delas.

Câmera S9

Apesar da ausência da lente dupla, o Galaxy S9 tem câmera de 12MP com abertura variável de f/1.5 ou f/2.4, selecionada de acordo com a iluminação ambiente. Ou seja, mesmo nas fotos noturnas e em locais pouco iluminados, o celular Samsung consegue fazer ótimas fotos, com baixo nível de ruído de imagem e boa definição de cores e contraste.

Nas câmeras de selfie, o Galaxy S9 oferece 8MP e f/1.7, ótima taxa de entrada de luz, enquanto o Zenfone 5Z tem os mesmos 8MP, mas com abertura f/2.0, deixando uma vantagem para a Samsung.

No fim das contas, vale escolher entre a experiência dos smartphones Samsung, que garante excelentes qualidade de imagem nas fotos de seus modelos premium, e a facilidade das fotos com auxílio da inteligência artificial do Zenfone 5Z.

Zenimojis ou Myemojis? Reconhecimento facial em ação

Tanto o Zenfone 5Z quanto o Galaxy S9 têm em suas features principais o reconhecimento facial.

Além da função básica de desbloquear o aparelho, o mapeamento de rosto pode resultar em outras brincadeiras divertidas, como a criação de avatares animados personalizados, chamados de MyEmojis pela Samsung e ZeniMojis pela Asus.

Como o Galaxy S9 também consegue combinar o leitor de íris para fazer um desbloqueio mais seguro, a tecnologia da Samsung nesse sentido é um pouco mais avançada.

Emoji S9

Capacidade de bateria é parecida nos dois modelos

Nenhum dos dois smartphones surpreende na capacidade de bateria, o que os deixa em um patamar muito parecido.

O Asus Zenfone 5Z, com 3.300mAh, aposta na inteligência artificial para otimizar o carregamento e a vida útil da bateria que, segundo estimativas da marca, pode chegar a cerca de 14 horas de navegação na internet.

Já a Samsung oferece a compatibilidade com sistemas de carregamento sem fio na bateria de 3.000mAh, que chega a até 13 horas de navegação em 4G, de acordo com a marca. A tela Super AMOLED do aparelho também é mais econômica que a concorrente.

Temos um vencedor entre o Zenfone 5Z e o Galaxy S9?

A vitória neste comparativo vai para o Galaxy S9, que se sai melhor em qualidade de tela, câmeras e segurança. Ele também tem um poder de processamento de alta categoria, e é uma das melhores opções para quem quer comprar um celular com alto poder de processamento e recursos avançados.

Agora, para quem quer investir em um celular com bom custo/benefício, o Zenfone 5Z é uma ótima opção, já que empata em poder de processamento com o outro modelo, e ainda tem uma ótima tela, boas câmeras e um design de primeira. Ele também tem opções com mais capacidade de memória RAM e armazenamento, o que pode ser uma boa pedida, dependendo do seu uso.

Compare os preços do Zenfone 5Z e do Galaxy S9:

 

 


Confira o nosso vídeo:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone