Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone Zoom vs Zenfone 2: descubra qual o melhor celular Asus

Comparamos o Zenfone Zoom e o Zenfone 2 e mostramos as diferenças entre esses smartphones Asus. Confira!

Zenfone Zoom vs Zenfone 2
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Menos de um ano depois de ter lançado o Zenfone 2 no Brasil, a Asus trouxe mais um bom smartphone, o Zenfone Zoom.

Os dois têm propostas diferentes: o Zenfone 2 é um celular custo/benefício, e o Zenfone Zoom é um "camera phone". Mas como eles têm diversos pontos em comum, podem surgir dúvidas na hora de escolher o seu smartphone Asus.

Por isso, comparamos o Zenfone 2 e o Zenfone Zoom para você entender direitinho a diferença entre eles e acertar na compra! Olha só:

 

Asus Zenfone Zoom

Asus Zenfone Zoom

Asus Zenfone 2

Asus Zenfone 2

Tela

5,5'' Full HD

5,5'' Full HD

Processador

Quad core de 2,3GHz ou 2,5GHz

Quad core de 1,8GHz ou 2,3GHz

Memória RAM

4GB

4GB

Armazenamento

64GB ou 128GB

16GB ou 32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 64GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Não

Sim

Câmera frontal

5MP

5MP

Câmera traseira

13MP (com Zoom óptico)

13MP

Filma em

Full HD

Full HD

 

Leia também: Melhores smartphones intermediários

Na tela, tudo (quase) igual

Colocando o Zenfone 2 e o Zenfone Zoom lado a lado, de cara a gente nota que as telas são do mesmo tamanho (5,5 polegadas), e também apresentam a mesma qualidade: Full HD. Isso quer dizer que temos 403 pixels por polegada (ppi) tanto no display do Zenfone Zoom quanto no do Zenfone 2, o que é uma boa densidade!

Uma diferença que a gente pode apontar entre as telas é a proteção. Enquanto o Zenfone 2 vem com Gorilla Glass 3, o Zenfone Zoom traz uma versão mais nova e mais resistente, a Gorilla Glass 4.

Design do Zenfone Zoom chama a atenção

Mais um detalhe que não passa despercebido é o acabamento. Com traseira em plástico imitando aço escovado, o Zenfone 2 traz os botões de volume na parte de trás, e o que liga/desliga em cima.

Já o Zenfone Zoom traz couro legítimo na traseira, o que ajuda na hora de segurar o aparelho para fotografar. E, claro, também atrás ele tem a sua supercâmera, que vamos falar mais para frente. Quanto aos botões de volume e liga/desliga, ficam na lateral de alumínio desse smartphone Asus.

A frente do Zenfone 2 e do Zenfone Zoom é que é bem parecida, pelo menos nos modelos pretos, já que a versão branca do Zenfone Zoom não traz aquela barra metálica na frente. Em vez disso, ele tem uma inscrição com o nome da marca.

Hardware do Zenfone Zoom só ganha na versão com 128GB

Agora, preste muita atenção às versões dos aparelhos, porque tanto o Zenfone Zoom quanto o Zenfone 2 têm duas opções de processador.

Então, vamos começar pelo Zenfone 2. O celular pode ser encontrado tanto com o processador Intel Atom Z3580 (quad core de 2,3GHz), quanto com o modelo Z3560 (quad core de 1,8GHz). E todas as versões rodam com a unidade de processamento gráfico (GPU) PowerVR G6430. Porém, o Zenfone 2 mais procurado é o que vem com o primeiro modelo de processador, e ele ainda pode ser encontrado com 16GB ou 32GB de armazenamento.

Do outro lado, temos o Zenfone Zoom de 64GB, equipado com o processador Intel Atom Z3580 (quad core de 2,3GHz), e o Zenfone Zoom de 128GB com o modelo Z3590 (quad core de 2,5GHz). Ambos rodando com a mesma GPU do Zenfone 2.

Sendo assim, se levarmos em consideração que os modelos mais buscados do Zenfone 2 e do Zenfone Zoom têm o mesmo processador e a mesma GPU, a diferença entre os aparelhos fica mesmo na parte estética e, claro, nas câmeras. Mas se a sua escolha for pela versão do Zenfone Zoom com mais armazenamento, vai ter um pouco mais de potência.

Câmera do Zenfone Zoom é melhor e ainda tem zoom óptico

A quantidade de megapixels pode até ser a mesma no Zenfone 2 e no Zenfone Zoom, mas como esse número não diz muito, precisamos levar em consideração outros aspectos das câmeras dos dois smartphones. E já adianto: o Zenfone Zoom se sai melhor.

Também, com esse nome e essa lente chamativa na parte de trás, o Zenfone Zoom só podia ser um celular bom para fotos. Não que o Zenfone 2 não faça bons clicks, é que o Zenfone Zoom é um pouco mais completo, e isso pode fazer a diferença para quem faz questão de fotografar com o smartphone.

No Zenfone Zoom, por exemplo, 10 lentes bem pequenininhas compõem a câmera traseira, que tem sensor CMOS da Panasonic, com a mesma tecnologia usada nas câmeras Lumix.

A estabilização do Zenfone Zoom é óptica, e melhor que a estabilização digital do Zenfone 2. Isso quer dizer que, principalmente na hora de filmar, se você tremer um pouco a mão, os vídeos feitos com o Zenfone Zoom não ficam "borrados".

E o zoom, claro, também é óptico no Zenfone Zoom. Com o smartphone, você consegue aproximar até 3x um objeto sem perder qualidade. E juntando com o zoom digital, você consegue aproximar até 12x. Tudo bem que 3x não é uma quantidade tão alta, e não vai dar para aproximar objetos muito distantes, mas já é um diferencial frente à concorrência.

Já o Zenfone 2 tem 5 lentes com sensor Toshiba, também tem flash dual tone, para não "estourar" as fotos com flash, além da tecnologia PixelMaster, que deixa as imagens mais nítidas, brilhantes e com boa luminosidade mesmo contra a luz ou em locais mais escuros. Ah, e os modos de disparo são os mesmos no Zenfone 2 e no Zenfone Zoom!

E quanto à câmera frontal, ambas têm 5MP e entregam resultados praticamente iguais. Confira abaixo o nosso teste de câmera do Zenfone Zoom e do Zenfone 2 e veja, na prática, qual a diferença entre as câmeras do Zenfone 2 e do Zenfone Zoom:

Zenfone Zoom no modo automático

Zenfone Zoom: teste de câmera

Zenfone 2 no modo automático

Zenfone 2: teste de câmera

Zenfone Zoom no modo automático e com zoom óptico de 3x

Zenfone Zoom: teste de câmera com zoom óptico

Zenfone 2 no modo automático e com zoom digital de 3x

Zenfone 2: teste de câmera com zoom digital 3x

Quer um celular dual chip? Escolha o Zenfone 2

Se tem um detalhe que pode fazer toda a diferença para algumas pessoas é a quantidade de chips suportada pelo smartphone. E se você não abre mão de um celular dual chip, saiba que só com o Zenfone 2 você vai poder usar os serviços de duas operadoras.

Internet 4G e slot para cartão de memória dos dois lados

Também é legal lembrar que tanto o Zenfone Zoom quanto o Zenfone 2 são smartphones 4G. E eles contam ainda com slot para cartão de memória, sendo de até 64GB no Zenfone 2, e de até 128GB no Zenfone Zoom.

Zenfone Zoom vs Zenfone 2: qual é o melhor?

Em questão de desempenho, não há tanta diferença entre o Zenfone 2 e o Zenfone Zoom. Agora, se você faz questão de um design premium, ou gosta de fazer fotos com o celular, saiba que o Zenfone Zoom é a melhor escolha.

Mas se você só faz fotos para as redes sociais, e não quer gastar tanto com um celular, o Zenfone 2 não vai decepcionar, já que tem bom desempenho e suas câmeras são bacanas, apesar de não ter estabilização óptica e nem zoom óptico.

Veja os preços do Zenfone Zoom e do Zenfone 2:



Leia também: Melhores smartphones Android

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone