Review | iPhone 12 Mini 256GB

Redação - Zoom
Confira os detalhes do modelo "básico" premium da Apple
Prós
- Mesmo processador das versões mais completas
- Boas câmeras
- Modelo com maior memória interna
Contras
- Modelo mais básico da linha
- Preço alto
Nosso especialista destaca
Confira os detalhes do modelo "básico" premium da Apple
O iPhone 12 Mini é uma opção interessante para quem não quer pagar pelo modelo mais completo, mas, ainda assim, quer um bom celular. Ele possui desempenho idêntico a linha Pro, mas tem um tamanho menor, com tela de 5,4 polegadas. O aparelho também tem resolução da tela Full HD, conjunto de câmera dupla versátil e algumas tecnologias presentes nos modelos mais completos
Design e tela
O design do iPhone 12 Mini é parecido com o iPhone 11, mas com um detalhe que lembra o iPhone 4: as laterais retas com curvas nos cantos. Ele é construído em vidro, com proteção Gorilla Glass contra arranhões, e laterais de aço inox. Na frente, o smartphone conta com bom aproveitamento da tela, mas permanece com notch retangular, que aloca a câmera frontal. Já na traseira, tem pintura lisa, com o logo da Apple ao centro e módulo quadrado com as câmeras. Ele é encontrado no Brasil nas cores preto, branco, vermelho, verde, azul e lilás. Em relação a tela, o iPhone 12 Mini conta com uma de 5,4 polegadas, com tecnologia Super Retina XDR OLED e resolução Full HD+ (2340 x 1080 pixels). O celular da Apple ainda traz recursos como o HDR 10 e tecnologia True Tone, que faz o ajuste automático da cor do painel de acordo a luz ambiente. Além disso, o dispositivo tem uma camada antioleosidade e tecnologia Ceramic Shiels, que o deixa até quatro vezes mais resistente a impactos. Um ponto que merece destaque é o fato de não contar com entrada para fones de ouvido, fazendo com que o usuário use fones sem fio ou adaptador lightning.
Desempenho
O iPhone 12 Mini conta com o novo processador exclusivo da Apple, o A14 Bionic, que é o primeiro modelo a ser produzido em 5 nanômetros. Ele é ainda mais rápido que a geração anterior, sendo o melhor chip da atualidade, com 80% mais velocidade em sua rede neural, trabalhando até 16 núcleos. Inclusive, esse é o modelo presente nos modelos mais potentes da linha iPhone 12. Completam o conjunto, seus 256 GB de memória interna, sem possibilidade de expansão via cartão SD, e os 4 GB de memória RAM. O celular sai de fábrica com o iOS 14, versão mais recente do sistema da fabricante. Além disso, o iPhone 12 Mini faz parte da primeira linha da empresa americana a ter suporte a rede 5G. Outro ponto positivo é o sistema de som estéreo, que entrega um áudio claro, com bons graves, proporcionando uma experiência imersiva.
Câmeras
Um dos destaques do iPhone 12 Mini é seu conjunto de câmeras, com dois sensores de 12 MP. O principal é um dual-pixel com foco automático por detecção de fase e estabilização óptica. Já o segundo tem lente ultra-wide, para imagens com ângulos abertos. O conjunto consegue filmar em 4K a 60 quadros por segundo. O smartphone ainda tem o modo noturno melhorado em relação a geração anterior, que é ativado automaticamente, inclusive no sensor ultra-wide. O iPhone 12 Mini também possui o Deep Fusion, que aumenta os detalhes em ambientes com pouca iluminação e o HDR Inteligente 3, que destaca os detalhes do foco principal da imagem, preservando as demais cores. Outro destaque é o seu recurso de gravação com Dolby Vision, que não é encontrado nem em câmeras profissionais. Completa o conjunto a câmera frontal, também de 12 MP, com recurso de HDR e o sensor SL 3D que, faz o recorte do modo retrato e o reconhecimento facial (Face ID). Essa câmera também faz filmagens em 4K.
Bateria
Como de costume, a Apple não divulgou o tamanho da bateria do iPhone 12 Mini, apenas a sua autonomia. Este modelo consegue ficar 15 horas em reprodução de vídeo contínua ou 10 horas em aplicativos de streaming, longe das tomadas. Além disso, o smartphone tem suporte a carregamento rápido de 20 W, que carrega 50% da bateria em apenas 30 minutos. O iPhone 12 Mini suporta ainda, o carregamento sem fio, graças ao sistema MagSafe. Mas é importante destacar, que para diminuir a emissão de carbono na atmosfera, a Apple não inclui mais o carregador e os fones de ouvido na caixa.