Review |Smartphone Asus Zenfone 3 64GB
Redação -
Com design premium e hardware potente, Zenfone 3 é mais um intermediário avançado da Asus.
Prós
- Tela de 5.5” Full HD
- Processador octa core e 4GB de memória RAM
- 4G, 3G e Wi-Fi
- Dual chip
- Câmera principal de 16MP
- Câmera frontal de 8MP
- Leitor de Digitais
Contras
- Tem conector USB-C
Nosso especialista destaca
Zenfone 3 ganhou acabamento sofisticado e câmeras ainda melhores.
A Asus entrou efetivamente no mundo dos smartphones intermediários mais avançados com o Zenfone 3, um aparelho com acabamento sofisticado, que trabalha com ótimo desempenho, tem interface repaginada e leitor de digitais.
Design diferenciado, tela Full HD e leitor de digitais
Uma grande novidade aqui, com certeza, foi o leitor biométrico na parte de trás do Zenfone. Presente em praticamente todos os smartphones top de linha – e em alguns modelos intermediários -, a Asus não poderia deixar de fora este recurso, que dá mais segurança para o usuário. Outra novidade foi o design do aparelho, que vai à contramão do encontrado no antecessor, o Zenfone 2. A traseira agora é reta e de vidro, e o sofisticado acabamento em metal lembra aparelhos de outras marcas, mas com o toque da Asus, claro. Encontramos no Zenfone 3 um display de 5,5 polegadas Full HD (1920x1080) com tecnologia IPS, que entrega cores vivas e ótima definição. Para a proteção, o aparelho conta com Corning Gorilla Glass, tanto na frente quanto atrás, resistente a arranhões e pequenos danos causados por quedas.
4GB de RAM e processador Qualcomm Snapdragon
Como um bom smartphone intermediário, o Zenfone 3 conta com um hardware potente, composto por um processador octa core (Qualcomm Snapdragon 625), rodando a 2GHz, e pela unidade de processamento gráfico (GPU) Adreno 506. Assim você consegue realizar com tranquilidade todas as tarefas do sistema operacional, inclusive as mais pesadas. E para deixar o desempenho ainda mais redondo, os 4GB de RAM (também utilizados no Zenfone 2) estão presentes neste modelo e deixam o aparelho eficiente em multitarefas e trabalhando sem engasgos, como era esperado. Sobre o sistema operacional, a boa notícia é que o Zenfone 3 já vem com o Android 6.0 (Marshmallow) de fábrica com a interface ZenUI 3.0, que traz aplicativos que ajudam a melhorar ainda mais o desempenho do smartphone e novidades na tela de bloqueio como os widgets de relógio e de previsão do tempo. E se você curte jogos, vai gostar de saber que essa interface vem com um recurso chamado GameGenie, para facilitar a sua experiência no jogo e poder compartilhá-la "in-game" com os amigos. Falando de armazenamento, o Zenfone é um smartphone com 64GB, mas se você precisar de mais espaço para guardar músicas e fotos, pode optar por utilizar um cartão de memória de até 2TB. Na bateria, tudo igual. O Zenfone 3 continua com 3.000mAh de capacidade que aguentam um dia inteiro de uso moderado.
Zenfone 3 vem com conector USB-C
Ao invés do tradicional micro USB, o Zenfone 3 tem conector do tipo USB-C. A vantagem é que com ele você consegue transferir arquivos e carregar o celular mais rápido, além de não precisar se preocupar com o "jeito certo" de conectar o cabo, já que o USB Type-C não tem um lado específico de encaixe.
Características básicas que não podem faltar
A Asus não deixou de fora detalhes básicos, porém importantes: o Zenfone 3 é um celular dual chip, com internet 4G, 3G e Wi-Fi Direct, e com Bluetooth 4.2. O NFC ficou faltando, é verdade, então se este é um pré-requisito para você, saiba que a versão Zenfone 3 Deluxe conta com o recurso.
Câmeras de qualidade no Zenfone 3
A câmera frontal deste Zenfone agrada a quem quiser tirar muitas selfies, pois tem 8MP de resolução e abertura f/2.0, suficientes para captar a iluminação do ambiente e fazer fotos com riqueza de detalhes. Já na câmera traseira, as coisas ficam ainda melhores, pois o Zenfone 3 apresenta um sensor de 16MP com tecnologia PixelMaster 3.0, e faz fotos com cores balanceadas e ótima resolução, além de filmar em 4k. Graças a estabilização óptica de imagem, a câmera traseira do Zenfone 3 também entrega fotos sem tremidos. E o auto foco laser é veloz o bastante (0,03 segundo) para você não perder nenhum momento. A abertura f/2.0 da lente deixa um pouco a desejar, já que existem smartphones com f/1.8 para a entrada de mais luz. Mesmo assim, esse Zenfone se sai bem em ambientes pouco iluminados e é ótimo para quem adora fotografar. Isso sem contar nos recursos bacanas que a câmera do Zenfone oferece desde as versões anteriores, como o Modo Manual, que permite fazer ajustes como em câmeras profissionais, e o Modo Super Resolução, que tem 4x mais resolução do que o Modo Automático.
Se o Zenfone 2 já cumpria seu papel em desempenho, o Zenfone 3 consegue ser ainda melhor. Além, é claro, de ser um smartphone mais moderno, com recursos bacanas como o leitor biométrico, conector USB-C, um fino acabamento em vidro e metal, e ótimas câmeras.