Depois do sucesso do Moto G, que foi lançado para ser a versão mais modesta do Moto X, a marca simplificou ainda mais a configuração, implementou algumas funções e diminuiu os custos para lançar o Moto E.
O processador do Moto E é um dual core de 1,2GHz, e o aparelho é equipado com 1GB de RAM. Assim, ele é mais recomendado para quem não precisa de um smartphone potente. Apesar disso, ele aguenta aplicativos mais simples e carrega páginas da internet com agilidade.
Ele roda o Android 4.4 praticamente sem modificações, o que contribui para a fluidez do aparelho. Além disso, o Moto E tem a atualização do sistema operacional garantida.
A resolução da tela do Moto E é menor que a do Moto G, por exemplo, com 540x960 pixels em 4,3 polegadas. E ela também é resistente a arranhões e respingos d'água.
Já a câmera do Moto E faz fotos com resolução de 5MP e filma em HD. Vale lembrar que ela não tem flash e ele não conta com câmera frontal.
Mas apesar de ter configuração menos avançada que o X ou o G, o Moto E se diferencia por ter slot para cartão de memória, que pode ser expandida de 4GB para até 32GB.
A conexão à internet com o Moto E pode ser feita por Wi-Fi onde houver sinal disponível, ou por 3G, contratando um pacote de dados de uma operadora.
O Moto E também conta com Bluetooth, GPS, rádio FM, e funciona como MP3 player. A marca ainda afirma que a bateria do aparelho pode durar até 1 dia de uso moderado.
Uma observação importante é que o Moto E usa Micro SIM, que é aquele chip de tamanho menor. Se o seu não for um desses, é preciso procurar uma loja da operadora para fazer a troca.
Com o Moto E nas versões XT1022 e DTV Colors, você também vai poder aproveitar as promoções de duas operadoras diferentes, já que eles são dual chip e contam com a Chamada Inteligente, que seleciona o chip mais indicado para cada número que você discar.
E o modelo DTV Colors do Moto E ainda conta com 2 capinhas coloridas para você personalizar o seu celular, além de TV digital que grava a programação. E um ponto bacana é que ele já vem com uma antena de televisão para usar caso o local em que você esteja não tenha sinal suficiente.