O Moto E 2ª Geração evoluiu bastante em relação ao seu antecessor, e elevou o patamar da concepção de smartphone de entrada da Motorola.
Isso porque, além da internet 4G, ele tem configuração digna de um celular considerado intermediário: processador quad core de 1,2GHz e 1GB de RAM, o que dá conta da maioria das atividades.
Aliás, o Novo Moto E mantém a interface mais limpa do sistema operacional – que é o Android 5.0 –, deixando o aparelho bastante fluido.
Quanto ao design, o Motorola Moto E 2ª Geração ficou mais parecido com a 2ª versão do Moto X. Para personalizar o aparelho, basta trocar a borda preta do celular por uma das duas que vem com ele (turquesa e roxa), já que a parte traseira não se solta.
E é exatamente removendo a Motorola Band (como a marca chama a borda) que você vai ter acesso às duas entradas para os chips, e também ao cartão de memória (até 32GB).
Lembrando que essa é a versão do Novo Moto E com 16GB de armazenamento. Porém, você vai encontrar menos espaço disponível, já que o sistema operacional e alguns apps já ocupam boa parte.
Algumas funções também aproximam o Moto E 2ª Geração do Moto X, como aquela bem famosa em que você gira o aparelho de um lado ao outro e a câmera abre.
No Novo Moto E você ainda vai poder desfrutar do recurso que mostra as notificações e a hora na tela só dando uma leve mexida no smartphone. E para abrir a notificação, basta tocar na tela, sem que você precise desbloquear o aparelho para vê-la.
Mais um ponto bem bacana no Novo Moto E é o comando de voz, que permite fazer uma ligação ou pesquisa no Google, mandar um e-mail, ou ainda traçar uma rota depois de ativar o recurso dizendo "Ok, Google".
O aparelho também é equipado com TV digital, para você poder assistir aos seus programas em qualquer lugar. E o Novo Moto E ainda permite que você grave a programação ou agende a captura do conteúdo.
Agora, muita gente sentiu falta da câmera frontal na primeira geração do aparelho. Mas no Novo Moto E ela está presente. E mesmo que com a baixa resolução VGA, dá para quebrar um galho fazendo videochamadas ou selfies para publicar na internet.
Já na parte de trás, o Motorola Moto E 2ª Geração traz uma câmera de 5MP que filma em HD, mas não tem flash. Entre os recursos dela, estão o foco automático e manual, zoom de até 4 vezes, foto panorâmica, vídeo em câmera lenta (slow motion), disparo contínuo e HDR (para fotos boas mesmo com pouca luz). Nada mau, né?
A tela do Novo Moto E ficou um pouquinho maior em relação à primeira versão, e agora tem 4,5 polegadas. A resolução é que não chega a ser HD, é qHD (540x960). Mas na prática ela tem cores vivas e brilhantes, e a definição é boa para um aparelho nessa faixa de preço.
Além disso, o display do Novo Moto E conta com a proteção Corning Gorilla Glass 3 contra riscos, e também é resistente a pingos e manchas.
Segundo a Motorola, a bateria do Novo Moto E pode durar o dia inteiro, mas claro que isso vai depender do uso que você faz do aparelho. Ah, e ele também tem Bluetooth 4.0, GPS e AGPS.
Para quem quer um aparelho 4G com bom custo/benefício, o Novo Moto E é um prato cheio, uma vez que oferece funções interessantes e processamento para rodar a maioria dos aplicativos.