Review | Smartphone Quantum V 64GB 13,0 MP 2 Chips Android 7.0 (Nougat) 3G 4G Wi-Fi

Redação - Zoom
Veja mais detalhes do smartphone Quantum V.
Prós
- 4GB de RAM garante um desempenho mais fluído
- Projetor embutido
- Resolução do projetor é HD
- O tamanho máximo da imagem a ser projetada é o mesmo de uma TV de 80 polegadas
Contras
- Mais grosso e pesado que os concorrentes
- Câmera não agrada muito
Nosso especialista destaca
Smartphone Quantum V é um aparelho brasileiro que se destaca pelo projetor embutido
O Quantum V é obra de uma empresa brasileira, subsidiária da Positivo. Este é mais um smartphone intermediário, porém, ele traz um diferencial bem bacana. Ele traz um projetor a laser embutido. Será que vale a pena? Confira o nosso review.
Mais grosso e pesado que todos os outros
O Quantum V, se comparado com todos os seus concorrentes, é o mais grosso e pesado deles. Ele pesa mais de 200 gramas, enquanto a média entre seus concorrentes é de cerca de 160 gramas.
Além disso, devido ao projetor embutido, ele tem um "calombo" enorme na traseira, deixando-o também com uma espessura bem expressiva. Apesar disso, a pegada é confortável e o material usado é o metal, o que deixa o aparelho mais elegante.
Além do mais, se alguém compra o Quantum V é já esperando usar o seu projetor, portanto, as dimensões não devem ser um problema.
Tela grande e de alta resolução
A tela do Quantum V possui 5,5 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). Ou seja, é uma tela com bom tamanho e alta resolução, boa para se assistir vídeos no YouTube e filmes na Netflix. Mas não passa disso.
Recomendamos que você desligue o descanso de tela já que, por ser um painel LCD, todo o painel fica ligado mesmo quando a tela está preta. Por isso, o consumo de energia tende a ser maior.
Grande quantidade de memória RAM garante um bom desempenho
O desempenho do Quantum V até que surpreende, dado que ele usa um processador lançado em 2016, o MediaTek MT6750 de 1.5GHz. Este é um processador que roda bem a maioria das aplicações, mas engasga um pouco em jogos mais pesados.
Porém, este celular possui 4GB de Memória RAM que é uma quantidade excelente para qualquer Android. Por causa disso, ele consegue abrir mais apps ao mesmo tempo e também lidar com aplicações mais pesadas.
Outro ponto positivo é que ele conta com 64GB de armazenamento interno, espaço que é suficiente para a grande maioria dos usuários.
Agora vamos falar do projetor
O principal diferencial do Quantum V é o seu projetor, por isso, vamos falar sobre ele agora. É importante dizer que quando você está usando esta função, o smartphone tende a aquecer bastante, ultrapassando os 40ºC.
Por utilizar uma tecnologia a laser, o foco fica sempre ajustado, mesmo que você mude a distância do celular para a superfície onde está sendo projetadas as imagens. Porém, o ponto negativo é que para uma boa visualização, o ambiente precisa ser bem escuro.
Um outro ponto bastante positivo é que a resolução é HD, o que é bem acima da resolução de outros projetores portáteis, por exemplo. E o tamanho máximo da imagem fica similar ao de uma TV de 80 polegadas.
Outra função bem legal é que você liga o projetor, a tela do Quantum V desliga e você pode usá-la como um touchpad para controlar um mouse que aparece automaticamente. Muito bem pensado isso.
Bateria aguenta um dia de uso com folga
A bateria do Quantum V possui 4.000 mAh de capacidade. É um valor bem interessante e que garante que ele chegará ao fim do dia com uma porcentagem até considerável de carga. Em outras palavras, você não vai precisar se preocupar com bateria ao longo do dia, mas ela não chega a durar 48 horas seguidas.
Câmera decepciona
Apesar de se sair bem em vários aspectos, o Quantum V decepciona quando o assunto é câmera. Ele conta com um sensor de 13MP mas com abertura de f/2.2, o que é bem pequeno para os padrões atuais.
Assim, as fotos em ambientes bem iluminados são apenas satisfatórias. Mas, em ambientes noturnos ou com iluminação baixa é que percebemos as limitações dessa câmera. As imagens capturadas ficam bastante granuladas e se você não tiver uma mão bem firme, elas podem sair borradas também.
Conclusão
Desta forma, se você necessita de um projetor portátil no seu dia a dia, o Quantum V pode ser uma boa opção de compra. Ele é muito mais portátil que qualquer outro projetor dedicado do mercado e ainda consegue gerar imagens na resolução HD.
Porém, se analisarmos o Quantum V apenas como um smartphone, veremos que ele tem algumas limitações e fica atrás de seus concorrentes diretos. Mesmo assim, ele impressiona pela quantidade de memória RAM disponível.