Conforme o esperado, o novo top dos smartphones Samsung, o Galaxy S6, chega ao mercado com altíssima configuração, ideal para quem realiza muitas tarefas no smartphone.
Dessa vez, o processador é um octa core (oito núcleos!) com velocidade de 2,1GHz, pronto para abrir com facilidade apps e programas mais pesados. Segundo a marca, o novo processador utilizado é 35% mais econômico e 20% mais potente do que o encontrado no S5, modelo anterior.
Outra evolução pode ser vista na memória RAM de 3GB: além de ser uma ótima memória, capaz de realizar tarefas simultâneas sem problemas, ela passou do DDR3 para o DDR4, até 80% mais potente, também de acordo com a Samsung.
O sistema operacional também ganhou atualização e agora é o Android 5.0, o mais recente disponível. Mas a melhor notícia é que o Samsung Galaxy S6 vem com uma versão mais limpa do SO, com menos itens de menu e uma quantidade menor de aplicativos obrigatórios, o que deixa a fluidez do aparelho bem melhor.
A câmera principal continua com os 16MP do modelo anterior, mas com o sensor mais sensível para fotos em lugares escuros, além de ser ativada em menos de 1 segundo. Já a câmera frontal do Samsung Galaxy S6 segue a tendência dos “smartphones bons para selfies” e tem 5MP.
Com 5,1”, a tela do Galaxy S6 ganhou definição Quad HD, de 2560x1440p, no lugar da definição Full HD do modelo anterior.
Na parte de conectividade, o Galaxy S6 tem o esperado de um smartphone top de linha, ou seja, acesso à rede 4G (além do 3G e do Wi-Fi) e opções conexão sem fio com outros equipamentos, como o Bluetooth e o NFC.
Ao contrário dos outros modelos Samsung Galaxy, a bateria do S6 agora é fixa, o que não agrada a muita gente, mas afirma ser mais duradoura e carregar em menos tempo. O Galaxy S6 ainda acompanha o Sistema Fast Charging, que promete 4 horas de uso após carga de 10 minutos, e é compatível com dispositivos de carregamento sem fio.
Algumas outras mudanças podem não agradar. Uma delas é a ausência do slot para cartão de memória. Mas dificilmente isso vai ser um problema, já que esta é a versão com menor espaço de armazenamento e, mesmo assim, são 32GB disponíveis, compatível com outros tops de linha.
Se a saída do cartão de memória é justificada pelo bom armazenamento, o mesmo não acontece com a falta de proteção contra água e poeira, tão exaltada no lançamento do S5 e deixada de lado no S6.
Caso você já esteja pensando em investir em um top de linha, sem dúvidas o smartphone Samsung Galaxy S6 é uma das melhores opções do mercado. Mas, mesmo que apresente um desempenho melhor, as mudanças não justificam a troca de um S5 pelo novo modelo.