Bloodstained lança modo clássico no estilo antigo de Castlevania
Novo Modo Clássico para Bloodstained traz estrutura semelhante ao primeiro Castlevania do Nintendo 8 Bits

Bloodstained: Ritual of the Night ganhou uma nova atualização gratuita com um "Modo Clássico" que transforma o jogo em um game de fases como os clássicos Castlevania do Nintendo 8 Bits e Super Nintendo.
Uma colaboração com o game independente Kingdom: Two Crowns também foi lançada, incluindo uma nova área no castelo. A atualização já está disponível em todas as plataformas com o jogo, como PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC, Android e iPhone.

No Modo Clássico, Bloodstained limita o movimento do jogador, dá à protagonista Miriam uma espada-chicote e apresenta suas salas de forma mais linear, sem a tradicional exploração do game. Toda essa estrutura simula especialmente a do primeiro jogo da série Castlevania, lançado em 1986 para o Nintendo 8 Bits, inclusive com uma fase inicial muito semelhante. O Modo Clássico traz cinco fases no total, cada uma guardada por um chefe que precisa ser derrotado e opção de três níveis de dificuldade diferentes.
Bloodstained já havia flertado com a ideia de um Castlevania tradicional na prequel Bloodstained: Curse of the Moon, um jogo com visual em 8 Bits que simula a série clássica e teve até uma sequência no ano passado. No Modo Clássico de Bloodstained: Ritual of the Night, os gráficos são em 3D, apenas com jogabilidade em 2D, semelhante ao remake de Castlevania: The Dracula X Chronicles no antigo PSP.

O crossover com a série Kingdom: Two Crowns adicionou uma nova área ao castelo de Bloodstained: Ritual of the Night no modo tradicional, chamada "Dead Lands". Nesse local, será possível enfrentar um novo chefe e ganhar um novo Familiar, uma espécie de ajudante, com a forma de um arqueiro que ataca inimigos de longe. A nova área pode ser acessada após derrotar o chefe Bathin. Porém, é preciso primeiro encontrá-la, já que não aparece no mapa, e ter o item Crown of Creation.
35 anos de Castlevania
A série de ação da Konami fez um grande sucesso nos anos 80 e 90, primeiro com o estilo tradicional de fases e depois como um dos pais do gênero de exploração "Metroidvania" com Castlevania: Symphony of the Night em 1997. A série ainda teve ótimos jogos em 2D no Game Boy Advance e Nintendo DS, porém não encontrou a mesma aclamação ao realizar o salto para os gráficos em 3D.

Títulos como Castlevania 64, Castlevania: Lamment of Innocence, Castlevania: Curse of Darkness e Castlevania: Lords of Shadow tentaram levar a série para a terceira dimensão, com variados níveis de sucesso. A maioria dos fãs, porém, clamava por um jogo no estilo dos clássicos Castlevania em 2D, algo que levou o criador da série, Koji Igarashi, a sair da Konami e investir em um sucessor espiritual da franquia com Bloodstained.
O nome Castlevania é tão icônico que recentemente a Netflix fez um anime com história original, que já teve três temporadas no serviço de streaming. A animação foi um grande sucesso, o que fez Castlevania (Netflix) ser renovada para uma quarta temporada que deve chegar ainda em 2021, embora não tenha data de lançamento divulgada.