Zoom indica em Console de Video Game

Como ligar seu videogame na TV antiga?

Aproveite seu videogame até num televisor antigo e veja como uma TV moderna será ainda melhor para seus jogos.

Videogame na TV antiga
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Por muito tempo foram fabricadas as TVs de tubo, chamadas também de CRT. As TVs antigas eram grandalhonas, pesadas e tinham uma resolução limitada. As tecnologias das TVs LCD, TVs LED e das TVs de Plasma eram caras e inacessíveis.

Compare preços de videogames

Mas, como ocorre com quase todas as tecnologias, uma dia elas se popularizam. Não demorou muito para elas pipocarem no mercado e ficarem cada vez mais baratas. Porém, algumas pessoas ainda têm uma TV antiga em casa.

Como aproveitar a "velha guerreira" e fazer com que ela possa receber um videogame de última geração? Que conexões podemos aproveitar?

Veja nossas dicas e saiba como jogar os seus games em uma televisão com recursos mais básicos:

Vídeo Composto (conhecida também como RCA)

Essa é a solução mais fácil para o problema. Se sua TV antiga foi fabricada lá no passado, por volta da década de 1990, há uma boa chance que exista a entrada de vídeo composto. Verifique o painel traseiro do seu televisor (algumas TVs também possuem uma entrada lateral).

Essa entrada é simbolizada por três cores: vermelho, amarelo e branco. A cor amarela transporta o sinal de vídeo, enquanto que o vermelho e o branco carregam o áudio (estéreo, em dois canais). Apesar de oferecer pouca resolução em relação a outros padrões, como vídeo componente, por exemplo, os videogames da presente geração possuem saídas de vídeo compatíveis com vídeo composto. Alguns consoles, como o Playstation 3 e o Xbox 360, já vêm de fábrica com este cabo.

Entrada S-Video da TV

Algumas TVs antigas também possuem a entrada S-Video. Trata-se de uma conexão com qualidade de imagem melhor do que a de vídeo composto. A extremidade do cabo é circular e possui diversos conectores, utilizados para transmissão dos dados em canais separados.

O cabo só transmite vídeo, então o televisor antigo ainda precisa ter a entrada de áudio composta (vermelha e branca) para o som do console. É preciso também adquirir um adaptador de vídeo composto (fêmea) para S-video, para poder conectar o videogame à TV.

Vídeo Componente: uma conexão mais rara nas TVs antigas

A entrada de Vídeo Componente é mais rara na TV antiga. A conexão, que tem qualidade de imagem notavelmente melhor do que o sinais transmitidos por S-Video e Vídeo Composto, é marcada por cinco cabos: vermelho, azul e verde (que transmitem o sinal de vídeo) e dois outros que carregam o sinal de áudio.

Nos videogames da presente geração, é preciso comprar o cabo separadamente. O cabo vídeo componente é o que carrega definição mais semelhante às TVs de alta definição, mas são poucos os televisores antigos que são compatíveis com a tecnologia.

E por que não investir em uma TV mais moderna?

Para garantir a sua diversão por completo, não há dúvidas que um televisor moderno é a melhor opção, já que oferece recursos bem interessantes, e isso sem falar na ótima qualidade de imagem.

Uma boa dica é investir em uma TV LED, TV LCD ou TV Plasma. O próximo passo é ligar o seu videogame e pronto: divirta-se com muitos jogos!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game