Zoom indica em Console de Video Game

Nintendo Switch Lite vs Nintendo Switch: qual a diferença entre os consoles?

Compare as fichas técnicas e saiba qual console é mais adequado para você!

Nintendo Switch Lite
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Nintendo Switch Lite já está entre nós. O novo console portátil da gigante japonesa dos games foi lançado no início deste mês de julho e trouxe junto a dúvida: qual é a melhor escolha: o novo Switch Lite ou o já tradicional Nintendo Switch, lançado em 2017.

Bom, para início de conversa, não se deixe enganar pelas aparências. Você logo deve notar que a versão Lite parece um Switch menor.

Sim, eles têm suas semelhanças, mas na verdade as diferenças vão muito além do tamanho. Sendo assim, confira cada uma das características, compare os preços e faça a melhor compra!

Leia mais:

Nintendo SwitchNintendo SwitchNintendo Switch LiteNintendo Switch Lite
Lançamento
2017 2019
Tamanho da tela
6,2 polegadas 5,5 polegadas
Resolução da tela
1280x720 pixels (portátil); 1920x1080 (dock) 1280x720 pixels
Compatibilidade de jogos
Apenas jogos com modo portátil Todos os jogos
RAM
4 GB 4 GB
Armazenamento interno
32 GB 32 GB
Autonomia de bateria
6,5 horas 7 horas
Wi-fi integrado
Sim Sim
Ver ofertas Ver ofertas

Afinal, como os consoles funcionam?

Se você é um fã de games, em especial da Nintendo, já deve saber que o Switch original também funciona como um console clássico (você o conecta a uma TV), pode ser transformado em um portátil e maneira muito simples.

O conjunto conta com 1 controle que pode ser acoplado a uma minitela de 6,2 polegadas e multi-touch. Isso faz dele um videogame híbrido.

Já o Switch Lite é um vídeo game portátil e não conta com a possibilidade de ser ligado a uma televisão. Isso quer dizer que ele só tem compatibilidade com os jogos portáteis e o usuário não vai ter acesso a vários títulos, ao menos até versões para consoles de mão sejam lançadas.

Compatibilidade com Jogos

Uma grande diferença entre os dois consoles é a ausência da compatibilidade com o modo multiplayer em alguns casos na versão Lite, como é o caso do Super Mario Party.

A versão Lite também não tem a câmera infravermelha nos Joy-Cons (como as que existem no Switch tradicional). Isso quer dizer que jogos como o Nintendo Labo não rodam neste console.

Fique atento! Se você tiver um Switch Lite, verifique sempre antes de comprar um jogo no eShop (loja virtual da Nintendo) se ele tem o ícone “Handheld” (modo portátil) e evite comprar um jogo que não vai funcionar no seu console.

Telinhas com boa resolução

Quando se usa o dock (que serve para conectar o console e a TV) o Nintendo Switch oferece uma resolução de 1920 x 1080 pixels. Já no modo portátil, a resolução é de 1280 x 720, exatamente a mesma do seu “irmão mais novo”.

O Switch Lite, no entanto, tem uma tela um pouco menor: 5,5 contra 6,2 polegadas. A diferença é mínima, mas isso acaba sendo uma vantagem, já que deixa o aparelho mais leve e é mais fácil e mais fácil de levá-lo para qualquer canto.

O peso do modelo anterior é de 398 gramas, contra 275 gramas da versão Lite. Mais um ponto favorável para a versão Lite.

Nintendo Switch
Laterais do Nintendo Switch são joysticks que se destacam do aparelho / Divulgação: Nintendo

Design único ou desmontável?

No quesito design, o Nintendo Switch Lite apresenta um único bloco com os controles ao lado da tela e não conta com o Joy-Cons destacáveis.

Já o Switch original tem uma solução bem interessante, com laterais que se destacam e se transformam em dois joysticks. Muito bacana para jogar com (ou contra) os amigos.

Em relação às cores, ambos os consoles têm uma variedade enorme. É só escolher a que melhor se encaixa ao seu estilo!

Desempenho que agrada bastante!

O processador do modelo tradicional é o NVIDIA Tegra X1, mas a Nintendo não informou qual é o chipset usado no modelo mais novo.

Os dois consoles apresentam uma performance muito boa para videogames portáteis e garantem boa diversão com 4 GB de RAM e armazenamento de 32 GB (com possibilidade de aumento com um cartão microSD). Claro, os dois têm WiFi integrado.

Já a durabilidade da bateria é uma vantagem do Switch Lite, que tem 7 horas de autonomia, contra 6,5 na versão mais antiga.

Qual vale mais a pena: Switch original ou Switch Lite?

Você já deve ter notado que o Switch tradicional é um console mais funcional: é compatível com toda a biblioteca de jogos lançados para o console e pode ser conectado à TV para jogar em uma tela maior e compartilhar as partidas ao lado dos amigos utilizando os controles Joy-Cons.

Já o Nintendo Switch Lite não conta com toda essa versatilidade, contudo, pode ser uma opção se você quer um videogame para, por exemplo, jogar sozinho no ônibus, no caminho para a escola ou o trabalho. Além disso, o seu preço sugerido menor pode se tornar um atrativo interessante.

Compare os preços das versões do Nintendo Switch:

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game