Logo Zoom
Logo Zoom
Carregando ofertas com cashback...

O “mundo gamer” está ansioso pela chegada do Cyberpunk 2077, um dos jogos mais aguardados do ano, que será oficialmente lançado na quarta-feira (9). No entanto, pessoas que sofrem com epilepsia devem tomar cuidado, pois várias cenas do jogo podem causar convulsões em jogadores.

A discussão sobre o assunto veio à tona depois de uma publicação da jornalista Liana Ruppert, do site Game Informer. De acordo com ela, a alta iluminação da cidade principal e outras partes do jogo podem facilmente causar convulsões em pessoas com epilepsia.

Leia também: PS5 e Xbox Series: 8 jogos com upgrade grátis para os consoles

A quantidade de luzes da cidade principal pode causar convulsões em pessoas epilépticas. (Foto: Divulgação/NVIDIA)

Liana começou falando que a própria temática do jogo já favorece os ataques para epilépticos, pois é tudo muito brilhante, com luzes no seu rosto o tempo todo.

“Durante o meu tempo na Night City, havia momentos em que eu entrava em clubes e bares que eram ‘zonas de perigo’ imediatas para epilépticos”, comentou a jornalista.

Ela ainda ressaltou que o filtro de luz azul do seu monitor ajudou bastante em alguns momentos, mas mesmo assim existem algumas cenas bem perigosas para os epilépticos. É válido destacar que a jornalista sofre de epilepsia, por isso retratou com autenticidade os efeitos do jogo.

Apesar dessas zonas de perigo citadas anteriormente, a “pior” parte do jogo para quem sobre de epilepsia são os "Braindance". Essa parte faz com que o jogador viaje em memórias de outros personagens, que muitas vezes já estão até mortos. Para que essa viagem comece, o personagem usa alguns fones de ouvido que emitem luzes brancas e vermelhas antes de as memórias serem resgatadas.

De acordo com Liana, esse processo é muito parecido com um equipamento que médicos usam para causar ataques epilépticos em seus pacientes, para poderem fazer estudos ou diagnósticos.

“Esse é um aspecto que eu pessoalmente aconselharia você a evitar completamente. Quando você notar que o fone de ouvido está funcionando, desvie o olhar completamente ou feche os olhos. Este é um padrão de luzes projetado para desencadear um episódio epiléptico e fez isso em minha própria experiência pessoal”, finalizou a jornalista.

Resposta da desenvolvedora CD Projekt Red

O perfil oficial do jogo no Twitter compartilhou a matéria escrita por Liana e agradeceu por todos os avisos da jornalista. Eles ainda complementam dizendo que estão adicionando mais avisos sobre os riscos de ataques epilépticos, além da equipe de desenvolvimento estar explorando uma solução permanente para esses problemas.  

Cyberpunk 2077 será lançado nesta quarta-feira (9) às 21h no horário oficial de Brasília. Ele está disponível para PlayStation 4 (PS4), Xbox One, PC e Stadia. O jogo pode ser rodado no PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X/S por meio da retrocompatibilidade. A versão com melhorias para os consoles da nova geração será lançada apenas em 2021.

Com informações de: Game Informer

Leia também:

Leia mais sobre
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade