Logo Zoom
Logo Zoom

Desde o primeiro Xbox os consoles da Microsoft fizeram parte da vida de diversos jogadores mundo afora. Introduzido no mercado em 2001 para concorrer com o PlayStation 2 e o Nintendo GameCube. Até hoje, já foram lançados outras 3 gerações e 9 modelos diferentes.

Pensando nessa evolução ao longo dos anos, preparamos uma linha do tempo com todos os Xbox da Microsoft até então, apresentando suas características e pontos principais desde o Xbox original até os mais recentes Series X/S. Confira nossa lista a seguir.

Xbox Series X é a geração mais recente de consoles da Microsoft (Imagem: Adobe Cloud)

O primeiro Xbox (2001)

Após o recorde de vendas alcançado pela Sony com o lançamento do PS1, a Microsoft decidiu entrar no mercado para competir com o PlayStation 2.

Em 2001, o cenário dos jogos estava favorável aos consoles, pois jogar no PC ainda era considerado complicado devido à falta de padronização, que fazia com que usuários nem sempre soubessem se um jogo rodaria em seu computador.

O primeiro Xbox chegou ao mercado em 2001 para competir com o PS2 (Imagem: Shutterstock)

A Microsoft começou a resolver esse problema com a introdução do "DirectX" nos PCs, um conjunto de ferramentas padronizadas especialmente úteis para games.

Esta nova fundação serviu de base também para o primeiro Xbox, que integrou várias outras características dos PCs, como a presença de um HD integrado pela primeira vez em um videogame.

Outra novidade apresentada pela Microsoft foi a presença de uma porta Ethernet de banda larga, permitindo o acesso a um serviço de jogos online via assinatura, a Xbox Live. Até então, isso não estava disponível nos consoles da época.

Esse serviço alavancou a venda de jogos e transformou games como Halo 2, Forza Motorsport, Call of Duty 3 e Tom Clancy's Splinter Cell: Pandora Tomorrow em grandes sucessos multiplayer.

O primeiro Xbox fez um sucesso razoável, com vendas totais de 24 milhões, porém abaixo do líder daquela geração, o PlayStation 2, que foi um fenômeno com mais de 155 milhões de unidades vendidas.

Ainda assim, o Xbox antigo consolidou a presença da Microsoft no ramo de consoles e fez sucesso especialmente nos Estados Unidos, onde vendeu 16 milhões.

Com o sucesso alcançado pelo primeiro Xbox e pela Xbox Live como um serviço de assinatura de jogos, a Microsoft investiu ainda mais no ramo de consoles.

A empresa também queria chegar antes ao mercado, diferente do Xbox que chegou 1 ano após o PS2. Dessa forma, o Xbox 360 foi anunciado em 2005 para concorrer diretamente com o Playstation 3 da Sony, que sairia em 2006.

Xbox 360 se tornou o console mais vendido da Microsoft (Imagem: Shutterstock)‌‌

Entre as novidades apresentadas pelo modelo estavam a retrocompatibilidade com jogos do primeiro Xbox, armazenamento em nuvem e controles sem fio.

Houve vários momentos marcantes no Xbox 360: lançamento de jogos de peso, como GTA 4 e GTA 5, a revolução de Call of Duty 4: Modern Warfare, a conclusão de Halo 3 com o fim da primeira trilogia da franquia, o nascimento da série Gears of War, o fenômeno de Minecraft e mais.

Embalado por games de sucesso, o Xbox 360 se tornou o console mais vendido da Microsoft, com mais de 84 milhões de unidades vendidas.

Entretanto, o início da geração ficou marcada por um problema de fabricação que ficou conhecido como "Luzes vermelhas da morte", um defeito causado por superaquecimento que inutilizava o console e exibia luzes vermelhas no logo do videogame.

Para combater a insegurança que o problema causou nos usuários a Microsoft iniciou um programa de garantia de 3 anos na compra do console.

O Xbox 360 foi vendido em diversas versões, algumas com HD interno e outras com memória flash interna, como a de um pendrive.

O console foi vendido em versões como o Xbox 360 Core, Xbox 360 Arcade, Xbox 360 Elite e ganhou uma versão slim com o Xbox 360 S, cada qual com características próprias e novas funcionalidades.

Kinect (2010)

Cinco anos após o lançamento do Xbox 360, inspirado pelo sucesso dos controles de movimento do Nintendo Wii, a Microsoft apresentou o acessório de detecção de movimentos Kinect.

A inovação se tornou o dispositivo eletrônico que mais vendeu em um curto espaço de tempo, atingindo 8 milhões de unidades em apenas 60 dias.

O Kinect trouxe uma grande inovação na forma de jogar e se tornou popular no final da vida do Xbox 360 (Imagem: O Estadão)

O dispositivo era capaz de capturar os movimentos dos jogadores com câmeras e sensores, permitindo a interação com os games usando o próprio corpo, sem um controle.

Jogos como Just Dance, Kinect Sports e UFC se aproveitaram dessa nova forma de jogar com grande sucesso, porém o acessório não encontraria a mesma popularidade na geração seguinte.

A nova geração de consoles da Microsoft chegou ao mercado mundial em 2013 com uma nova versão do Kinect para competir com o PlayStation 4.

Inicialmente, o Xbox One era oferecido em um pacote mais caro que o PS4 com Kinect na caixa e exigência de conexão à internet para rodar jogos. Estas exigências desagradaram jogadores e logo a Microsoft as abandonou.

O Xbox One trouxe um novo console para enfrentar o PlayStation 4, mas não agradou no lançamento (Imagem: Shutterstock)

O Xbox One conta com retrocompatibilidade dos jogos de todos os Xbox das gerações anteriores, suporta HDs externos para aumentar o armazenamento e pode executar discos Blu-ray.

Assim como o PS4, o Xbox One também funciona para uso de aplicativos de streaming, como Twitch e Netflix.

Entretanto, um dos pontos bastante criticados pelos usuários era seu tamanho e peso, reflexo de quanto ele foi projetado para ficar online constantemente.

Por conta disso, a Microsoft investiu em produzir uma versão mais compacta chamada de Xbox One S, que seria lançada três anos depois.

Leia também:

Xbox One S (2016)

Uma mudança bastante notável é no seu desenho, minimalista na cor branca e com detalhes em preto. Seu controle também seguiu esse design e acrescentou a entrada de 3,5 mm para fones de ouvido, tão pedida pelos usuários.

Com um aumento de potência mínimo, o Xbox One ganhou a função de executar vídeos em 4K, mas não jogos, e suporte a imagens HDR com cores mais vivas e maior contraste. A interface para o Kinect foi retirada do modelo após cair em desuso.

Algum tempo após o lançamento do Xbox One S, a Microsoft estreou também seu serviço Xbox Game Pass, o qual permitia que usuários tivessem acesso a centenas de jogos por uma assinatura mensal. O serviço se tornou um grande diferencial do console e até hoje faz sucesso.

Atualmente vale mais a pena adquirir um Xbox Series S, mas se quiser pode dar uma olhada nas ofertas para o Xbox One S.

Um ano após as implementações trazidas pelo Xbox One S, a Microsoft anunciou uma versão ainda mais completa do console chamada de Xbox One X.

Ainda mais compacto, sendo o menor dispositivo da marca até então, segundo a Microsoft essa versão se destacaria pela sua potência, muito maior que a do modelo anterior.

O Xbox One X ganhou potência extra para executar jogos em resolução 4K e oferecer outras vantagens de performance (Imagem: Shutterstock)

O videogame permitiu desfrutar de toda a qualidade gráfica oferecida pelos grandes jogos disponíveis do mercado, já que era compatível com a resolução 4K.

Além disso, também era possível jogar alguns títulos a uma taxa de quadros de 60 FPS para maior fluidez de movimento.

Outra mudança bastante notável é no seu design, que agora volta a ter o preto tradicional das primeiras gerações, assim como o controle, que também está disponível nessa cor.

Esse console da Microsoft foi desenvolvido para competir diretamente com o PS4 Pro, buscando atrair um público mais exigente na questão da qualidade gráfica.

Xbox Series X/S (2020)

Xbox Series X/S são os últimos modelos lançados pela MIcrosoft (Imagem: Portal Xbox)

O console se destaca pelo armazenamento veloz em SSD e também pela potência da GPU de 12 teraflops. A nível de comparação, o Xbox One X tem 6 teraflops, enquanto o Xbox One conta com 1,3 teraflops.

O Xbox Series X pode rodar jogos em até 8k a uma taxa de quadros de até 120 FPS, porém normalmente usuários terão que escolher opções mais modestas que essas. Há também suporte a jogos de todos os Xbox anteriores através da função de retrocompatibilidade.

Para facilitar a transição de usuários do One para o Series X, a Microsoft informou também a presença de um recurso chamado de Smart Delivery.

Essa funcionalidade possibilita que o usuário compre o game uma única vez para Xbox One e depois o transfira para o Series X, sem custos adicionais, a menos que a produtora do game exija um upgrade pago.

Se tiver dúvidas se vale mais a pena comprar o Xbox Series X ou um dos modelos do rival PlayStation 5, confira nossa matéria que compara os prós e contras de cada videogame.

O Xbox Series S é uma versão mais barata do console, mas que não tem todo o poder gráfico do irmão maior.

O foco do modelo é rodar jogos em resolução 1440p a até 120 FPS. O Series S também se diferencia por ser um modelo totalmente digital e sem leitor de discos.

Veja também nossa comparação entre o Xbox Series X e o Xbox Series S.

Rumores apontam para a vinda de um Xbox Pro num futuro não muito distante. Não se sabe se seria um novo console ou um upgrade do Xbox Series X, por enquanto é só especulação.

Saiba mais sobre os boatos ao redor do Xbox Pro e fique por dentro da novidade!

Para mais dicas e informações, veja os melhores consoles de 2024, confira se o PS5 Digital vale a pena e saiba quais os rumores sobre o PS5 Pro.

Compre seu Xbox com a ajuda do Cashback do Zoom!

Com o Cashback do Zoom você tem parte do seu dinheiro devolvida após a compra, garantindo o máximo de economia. Assim fica mais fácil comprar um Xbox Series, não é?!

Tire suas dúvidas e saiba mais sobre o Cashback!

Leia mais sobre
Publicidade