Jogo do Homem-Aranha: os 10 melhores games com o herói
Separamos em nossa lista qual o melhor jogo do Homem-Aranha através da história do herói nos games
O Homem-Aranha, ou Spider-Man em seu nome original em inglês, é um herói de sucesso da Marvel nas histórias em quadrinhos, cinema e também em videogames. Criado em 1962 por Stan Lee e Steve Ditko, o personagem quebrou paradigmas em sua época ao trazer um super-herói jovem, com problemas para pagar contas e superpoderes que não o tornavam quase invencível. Neste artigo, você encontra uma lista com top 10 de jogo do Homem-Aranha!
A trajetória de sucesso do personagem nas histórias em quadrinhos garantiu que o público tivesse jogo do Homem-Aranha desde cedo, como o Spider-Man de 1982 do Atari 2600. Jogadores tiveram também jogo do Homem-Aranha para antigos computadores MS-DOS e Master System. Apesar de interessantes, a maioria dos games nessa época era difícil de ser jogada, já que eles não captavam toda a essência do herói.
Os primeiros bons jogos do Homem-Aranha começaram a surgir nos 16 Bits, época que foi o berço do gênero "beat'em up", games inspirados por Final Fight e Streets of Rage nos quais personagens andam pelas ruas e batem em todos que estiverem em seu caminho. O Homem-Aranha teve alguns ótimos beat'em ups como o jogo Spider-Man: The Video Game da Sega para fliperamas em 1991 e Spider-Man and Venom: Maximum Carnage de 1994.
Através dos anos, o que significava ser um jogo do Homem-Aranha evoluiu cada vez mais, e o herói se tornou protagonista de alguns dos melhores games de ação disponíveis nos videogames. Ele começou a ter aventuras cada vez melhores a partir do PlayStation One, até que chegou ao casamento perfeito com os games de mundo aberto em Spider-Man 2 no PlayStation 2. Atualmente, o personagem segue fazendo sucesso em alguns dos melhores jogos do PlayStation 4 e PlayStation 5 com Spider-Man e Spider-Man: Miles Morales.
Confira o top 10 que separamos sobre o melhor jogo do Homem-Aranha a seguir. Se gostar deste formato de matéria, temos também outras listas que fizemos de melhores games de personagens famosos, como Sonic the Hedgehog, Super Mario, Naruto e mais.
Para quem gosta de adrenalina, separamos uma lista especial com os melhores jogos de ação. E se você é fã dos consoles da Sony, confira já o nosso artigo com os melhores jogos para PS4 e PS5!
1. Spider-Man (PS4, PS5)
Lançado em 2018 para o PlayStation 4 e remasterizado para o PS5 em 2020, este jogo do Homem-Aranha é exclusivo das plataformas PlayStation, pois teve investimento da Sony e foi desenvolvido pela Insomniac Games, mesma produtora de séries como Spyro e Ratchet & Clank. O game segue a história de Peter Parker após prender o Rei do Crime, o que dá início a guerras de facções criminosas na cidade e traz alguns dos principais vilões do personagem.
Graça ao poder da atual geração de consoles, Spider-Man traz toda Manhattan em Nova York para jogadores explorarem livremente e se balançarem por suas teias entre prédios. O sistema de combate também é bem profundo, com vários acessórios que o herói pode usar para abater inimigos, interação com cenário e elementos de stealth para eliminá-los sem ser descoberto.
2. Spider-Man Miles Morales (PS4, PS5)
Um dos títulos de lançamento do PlayStation 5 foi o jogo do Homem-Aranha com Miles Morales, personagem que começou como o herói de uma realidade alternativa e hoje divide espaço com Peter Parker em suas aventuras. A base do game é basicamente a mesma do anterior, mas com uma história original e novos poderes exclusivos de Miles, como um "veneno" que causa dano elétrico e a habilidade de ficar invisível.
Vale lembrar que, apesar de no nosso catálogo os jogos para PS4 e PS5 serem páginas diferentes, quem tiver o game para PS4 consegue jogar a versão PS5 pela retrocompatibilidade, com a atualização gratuita para a versão do console mais recente. Portanto, se você tem um PS5 e quer esse jogo, compre o que estiver mais barato. Se você tiver um PS4, compre a versão PS4.
Quer comprar um PS4 usado mas não sabe se é uma boa escolha? Então confira o nosso artigo que explica se PS4 usado vale a pena ou não.
3. Spider-Man (PSX, N64, DC, PC)
O primeiro game do Homem-Aranha na era 3D do mundo dos jogos foi Spider-Man, primeiro para o PlayStation One em 2000 e posteriormente para Nintendo 64, Dreamcast e PC. Apesar de na época a tecnologia não permitir um mundo aberto para explorar, Spider-Man trazia fases mais abertas nas quais jogadores podiam explorar e se balançar livremente dentro de um certo espaço e altura, com teias que grudavam no céu, sem clara distinção de qual prédio supostamente se prendiam.
O grande foco desse jogo do Homem-Aranha, no entanto, estava na ação, com várias situações em sequência que usavam bem as habilidades do herói. Havia inclusive partes com reféns nas quais era preciso abater inimigos sem ser visto, algo que permaneceu até jogos como Spider-Man do PlayStation 4. O desenvolvimento do game foi pelas mãos da Neversoft, mesma companhia que fazia os jogos da franquia Tony Hawk's Pro Skater e utilizava a mesma engine gráfica.
4. Spiderman 2: The Game (PS2, GC, XB)
A primeira vez em que o Homem-Aranha pôde se balançar livremente foi em Spider-Man 2: The Game, o primeiro jogo de super-herói em um mundo aberto lançado em 2004 para PlayStation 2, Game Cube e Xbox (no PC era um jogo diferente e piorado). O jogo era baseado no filme Spider-Man 2, também de 2004, estrelado pelo ator Tobey Maguire no papel do herói. A história contava o mesmo enredo do filme, com o Dr. Octopus como vilão principal, porém se expandia com múltiplos outros vilões.
Além de ser um impressionante jogo de mundo aberto, Spider-Man 2: The Game introduziu várias mecânicas interessantes que ainda são usadas nos games do herói. A teia neste jogo se comportava de maneira realista e precisava de prédios ao seu redor para se prender ao invés de apenas ser jogada para o alto. O jogo do Homem-Aranha também introduziu a ideia de crimes aleatórios e pessoas que precisavam de ajuda, como uma criança que perdeu seu balão, as quais o jogador podia decidir se ajudaria ou não.
5. Spider-Man: Web of Shadows (NDS)
Muitos conhecem Spider-Man: Web of Shadows como um jogo de ação razoável para o PlayStation 3 e Xbox 360 de 2008 que trazia vários personagens da Marvel com poderes amplificados pelo simbionte de Venom. No entanto, muitos não sabem que ele foi um jogo excepcional no Nintendo DS. A versão portátil de Spider-Man: Web of Shadows pertence ao subgênero "Metroidvania", conhecido por usar elementos de Metroid e Castlevania, como exploração e habilidades que abrem novas áreas do mapa.
6. Ultimate Spider-Man (PS2, GC, XB)
Após o sucesso de Spider-Man 2, foi difícil reproduzir a mesma fórmula em jogos futuros, mas Ultimate Spider-Man tentou em 2005 com alguns elementos interessantes. Enquanto o jogo anterior era mais focado nos filmes, Ultimate Spider-Man trouxe mais elementos dos quadrinhos com um estilo visual em cel-shading que dava a aparência de desenho animado e outros detalhes. O jogo também trouxe Venom jogável pela primeira vez em um mundo aberto para satisfazer jogadores que não queriam apenas fazer o bem, como em Spider-Man 2, mas também devorar pessoas como fonte de energia.
7. Spider-Man and Venom: Maximum Carnage (Super Nintendo, Mega Drive)
Um dos primeiros grandes jogos do Homem-Aranha foi Spider-Man and Venom: Maximum Carnage de 1994, um beat'em up tradicional em que o herói e seu inimigo se unem pra enfrentar o vilão Carnificina (Carnage). O game transpõe bem o visual dos quadrinhos, com cenas no estilo das HQs, balões de fala e onomatopeias. Um dos maiores defeitos, no entanto, é que ele não possui modo cooperativo, algo que foi consertado na sequência Venom/Spider-Man: Separation Anxiety.
8. Spider-Man: Edge of Time (PS3, Wii, X360)
O conceito de multiverso nos jogos de Spider-Man foi introduzido em Spider-Man: Shattered Dimensions que trazia diversas versões do Homem-Aranha para controlar. Spider-Man: Edge of Time, de 2011, foca em duas dessas versões, o Homem-Aranha tradicional e Miguel O'Hara, o Homem-Aranha 2099 do futuro. Juntos, eles lutam contra vilões que ameaçam sua vida e a própria história. A jogabilidade do game é bastante focada nos combates, com muitos golpes de teias para o Homem-Aranha e uso criativo de tecnologias do futuro para o Homem-Aranha 2099.
9. The Amazing Spider-Man (PS3, X360, WiiU, PC, PS Vita, 3DS)
Após um longo período sem jogos ligados às telonas, The Amazing Spider-Man de 2012 foi um jogo baseado na nova série de filmes estrelados por Andrew Garfield. O jogo do Homem-Aranha trouxe de volta as mecânicas de mundo aberto, crimes aleatórios e salvar pessoas, porém apesar de ter todo o poder de uma geração de consoles a frente, ainda não superava alguns dos elementos introduzidos em Spider-Man 2. Algo que o jogo trouxe foi um foco maior na narrativa, com cenas mais sérias. A versão portátil do PS Vita é especialmente impressionante pelo seu mundo aberto, o qual estava ausente na versão 3DS.
Gosta de consoles portáteis? Então veja só a nossa lista com os melhores videogames para levar a qualquer lugar!
10. Spider-Man: Shattered Dimensions (PS3, Wii, X360)
O jogo que apresentou o multiverso de Homem-Aranha nos games foi Spider-Man: Shattered Dimensions em 2010, título no qual o jogador controlava quatro Homens-Aranha diferentes. Além do Homem-Aranha tradicional, jogadores tiveram a chance de usar o Homem-Aranha 2099, Homem-Aranha Noir e Homem-Aranha Ultimate, cada um deles com um estilo visual diferente e com seus próprios golpes. Assim como Spider-Man: Web of Shadows, o game também recebeu uma ótima versão "Metroidvania" para o Nintendo DS.