Lançamento Xbox One X: saiba tudo sobre o Project Scorpio
A espera terminou, e o Xbox One X, também conhecido como "Project Scorpio", finalmente está disponível no Brasil. O console, que foi apresentado ao público em junho na E3 2017, é uma versão aprimorada do Xbox One e um dos consoles de videogame mais poderosos da atualidade. Xbox One X tem o hardware mais avançado do momento O Xbox One X tem especificações parrudas. São 6 TFLOPS no desempenho gráfico e 12GB de memória RAM GDDR5 pa

A espera terminou, e o Xbox One X, também conhecido como "Project Scorpio", finalmente está disponível no Brasil. O console, que foi apresentado ao público em junho na E3 2017, é uma versão aprimorada do Xbox One e um dos consoles de videogame mais poderosos da atualidade.
Xbox One X tem o hardware mais avançado do momento
O Xbox One X tem especificações parrudas. São 6 TFLOPS no desempenho gráfico e 12GB de memória RAM GDDR5 para garantir a velocidade, fora as melhorias no processador e o resfriamento líquido que fazem o console voar. Para você ter uma ideia do que isso significa, o PS4 Pro oferece desempenho de sobra com 4,2 TFLOPS e 8GB de memória GDDR5. Imagine, então, do que o novo Xbox é capaz.

Novo console vem com suporte ao 4K nativo
Com suporte a 4K e HDR, assim como o Xbox One S, o novo console da Microsoft tem o diferencial de reproduzir jogos nativos em 4K (Ultra HD), ao invés de fazer apenas o upscaling do conteúdo, como acontece na "versão slim" da família. O Xbox One X vem ainda com sistema Dolby Atmos, o mais recente padrão de som surround, que deixa a música e os efeitos de ambientação ainda mais realistas e imersivos.
E as vantagens não são só para quem tem TVs 4K com HDR. Isso porque o console faz Supersampling, isto é, renderiza os gráficos do game em 4K e faz uma compressão inteligente para as resoluções menores, então você também vê imagens mais nítidas mesmo jogando em uma TV Full HD ou um Monitor Quad-HD.
O console ainda ganha pontos com a retrocompatibilidade
E uma boa notícia para quem já tem um videogame Microsoft: o Xbox One X é compatível com todos os acessórios já existentes, como joysticks e cabos, além de ter retrocompatibilidade com os jogos mais antigos da marca, sejam eles jogos de Xbox 360 ou jogos de Xbox One.
E você não precisa se preocupar em começar os jogos do início: é só se conectar ao Xbox Live que o seu progresso nos jogos fica salvo automaticamente na nuvem, então você pode retomar o game de onde parou.
E vem jogo novo por aí
Entre os jogos que devem chegar com definição 4K e suporte à HDR, estão alguns exclusivos para Xbox, como PlayerUnknown's Battlegrounds e Ori and the Will of the Wisps.
Além deles, outros títulos que já fazem sucesso no Xbox One anunciaram atualizações para usar ao máximo o poder de fogo do novo console. Terra-Média: Sombras da Guerra e Final Fantasy XV, por exemplo, vão ganhar texturas e iluminação mais realistas e suporte à 4K e HDR, e Forza Motorsport 7, Gears of War 4 e Assassin's Creed: Origins, vão rodar com uma taxa de frames mais alta e gráficos aprimorados em 4K nativo.

E aí? A espera valeu a pena? Nós achamos que sim! O Xbox One X chegou com um desempenho impressionante, digno do título de videogame mais poderoso do mercado. Além disso, ele também é uma excelente central de mídia, porque apresenta uma experiência incrível ao reproduzir filmes e séries em alta definição e som Atmos. O console promete, e vale a pena ficar de olho nas novidades que vêm por aí.
Confira as especificações do Xbox One X:
- CPU octa core x86 (2,3GHz)
- GPU com 6 TFLOPS
- 12GB de memória RAM GDDR5
- HD de 1TB
- Leitor Blu-ray 4K
- 4K Nativo
- Suporte a HDR
- Retrocompatibilidade com jogos de Xbox 360 e Xbox One
- Compatibilidade com acessórios já existentes
Leia também: Xbox One S vs PlayStation 4 Pro: qual o melhor console?