Todo Playstation 2 é capaz de rodar jogos do primeiro Playstation, mas nem sempre é possível rodar jogos do PS2 no Playstation 3. Isso aconteceu porque, quando o console da Sony foi lançado, com suporte aos jogos de seus dois antecessores, o console tinha um custo até então elevado, comparado no período com outros modelos de videogames, mesmo vindo com discos rígidos bem mais modestos: de 20 GB e 60 GB.

    O preço alto em seu lançamento sofreu bastantes críticas da mídia e de consumidores e afetou a venda do console da Sony. Tradicional no mercado, ao entregar diversos modelos de videogame Sony, a fabricante então resolveu baratear o custo do videogame, e, para isso, tirou algumas funções. Entre elas estava o suporte a jogos de Playstation 2, embora todos os modelos continuem aceitando os games do primeiro Playstation.

    Antes de tomar essa decisão, mais dois modelos de 60 GB e de 80 GB que vinham com o jogo Metal Gear Solid 4 ainda incluíam o suporte a jogos de PS2. Apesar de, por uma diminuição de custos na fabricação do videogame, nem todos os jogos desse console funcionassem perfeitamente.

    Praticamente nenhum desses modelos está à venda oficialmente nas lojas do Brasil ou de qualquer país do mundo e, desde então, não tem como rodar os jogos do Playstation 2 no PS3.

    Ou seja, se você vai comprar um Playstation 3, muito provavelmente ele não trará esse suporte. Com todas essas dicas, fica mais fácil escolher o seu videogame, sem erros, para aproveitar ao máximo todos os seus jogos.