PS5 vs Xbox Series X: Comparativo de Consoles, Controles e Exclusivos
Veja as diferenças entre os consoles e saiba quem vence em PS5 vs Xbox Series X.
No embate PS5 vs Xbox Series X, ambos são consoles poderosos da nova geração de videogames. Enquanto a Microsoft aposta na potência bruta do videogame, a Sony busca aumentar a imersão do jogador com o novo controle DualSense e sistema de áudio em três dimensões.
Os dois aparelhos prometem rodar os jogos em resoluções de até 4K e exibir imagens mais fluidas a 120 quadros por segundo. As diferenças ficam nos jogos exclusivos, acessórios, serviços online e em detalhes nas especificações de cada um.
Confira, a seguir, o comparativo e decida: PS5 ou Xbox Series X, qual escolher?
Aproveite que você está no comparativo Xbox Series X vs PS5 e veja também qual é o melhor console em 2024!
- Confira também em detalhes se vale a pena comprar um PS5 Digital atualmente!
Qual console tem melhor desempenho?
O PS5 e o Xbox Series X prometem rodar os jogos na mesma resolução e taxa de quadros, até 4K e 120 frames, mas a ficha técnica dos consoles não é idêntica.
As diferenças na placa de vídeo, processador e no tipo de SSD são fatores decisivos na hora de escolher o melhor videogame.
Falando puramente em potência, o Xbox Series X sai na frente, com processador fabricado pela AMD em arquitetura Zen2 com oito núcleos e podendo chegar a até 3,8GHz de velocidade. Isso pode ser traduzido em um desempenho semelhante ao de um PC gamer poderoso de última geração.
A placa gráfica do Series X é um show à parte. A GPU também é fabricada pela AMD e usa arquitetura RDNA2, que só perde para a RDNA3, tecnologia mais atual da fabricante.
Com 52 unidades computacionais a 1,82GHz e 12TFLOPs, o console consegue reproduzir gráficos em até 4K e aproveitar as tecnologias de Ray Tracing para deixar sombras e raios de luz mais realistas.
O PS5 tem especificações mais modestas, mas não fica muito atrás na hora de rodar os jogos. Sem falar que, apesar de estarmos destacando a versão original do console, ele conta com variações como o PS5 Slim e o PS5 Digital.
Vale lembrar que os números na ficha técnica entre PS5 e Xbox Series X não são os mais importantes na hora de saber qual console é o mais poderoso, mas sim a otimização do sistema em conjunto com o hardware.
No quesito processamento de dados do confronto PS5 vs Xbox Series X, o videogame da Sony também é equipado com um chip da AMD: um Zen2 customizado, mas que chega a "apenas" 3,5GHz.
O número é um pouco menor, mas o desempenho é bastante parecido com o visto no Series X, ou seja, ainda é um baita processador.
Na disputa de gráficos entre PS5 vs Xbox Series X, o console da Sony fica um pouquinho atrás nos números, mas isso não significa que a qualidade dos jogos vá ser menor.
A GPU também é uma RDNA2 customizada, mas conta com 36 unidades computacionais a 2,23GHz e 10,28TFLOPS. Na comparação, a placa gráfica do Playstation tem menos TFLOPS, mas a frequência em cada núcleo é maior.
Em termos práticos, o videogame da Sony também alcança os tão desejados 4K e 120 frames em certos jogos, além de ser capaz de usar Ray Tracing.
A grande estrela nos dois consoles é o SSD interno, que se tornou o padrão na nona geração. Ele é muito mais rápido que os HDDs usados no PlayStation 4 e Xbox One tanto em leitura quanto em gravação.
Assim, todos os tempos de carregamento, seja no sistema ou em jogos, diminuem e quase desaparecem em alguns casos.
O problema do SSD é na hora de expandir o armazenamento, que não sai nada barato. O Xbox Series X aceita apenas um SSD idêntico ao interno, que é fabricado pela Seagate em parceria com a Microsoft e pode custar mais de R$ 1.000 por 1TB.
Já o PS5 aceita qualquer SSD no padrão NVMe 4.0, os quais ainda não são tão comuns no Brasil, mas têm um preço muito mais razoável, em muitos casos custando menos de R$ 1 mil.
PS5 vs Xbox Series X: Design e construção
Outro ponto em que os dois consoles diferem bastante é no design. Enquanto o Xbox Series X é minimalista e parece uma caixa de sapatos, o PS5 apostou em um design mais moderno com curvas e placas laterais removíveis.
A construção nos dois videogames busca garantir a melhor circulação de ar possível entre os componentes. No caso do Series X, a Microsoft encaixou todo o mecanismo de ventilação na vertical, enquanto a Sony montou um sistema de ventoinhas nas laterais do aparelho.
Escolher o melhor design no embate PS5 vs Xbox Series X é uma decisão muito pessoal, mas é possível dizer que o console da Microsoft leva a melhor nesse quesito pela facilidade de combinar com outros aparelhos no rack da TV.
O PS5 também é bonito e bem construído, mas a entrada de discos deixa o console assimétrico, além do tamanho grande que pode dificultar o posicionamento do videogame. Nesse caso, talvez seja melhor apostar na versão mais leve. Confira a comparação PS5 vs PS5 Slim!
Nesse ponto da disputa dá para dizer que um possível empate técnico pode ocorrer na versão do modelo Playstation sem leitor de mídia, entretanto, isso pouco interfere no visual final.
Jogos Exclusivos: PlayStation ou Xbox?
Na hora de escolher entre Xbox ou Playstation, faz sentido levar em conta os jogos disponíveis em ambos. Como os games multiplataforma acabam se fazendo presentes nos dois consoles, vamos focar nos exclusivos e nos serviços online que cada um oferece.
No PS5 temos grandes jogos de aventura como Marvel’s Spider-Man 2, sequências como The Last of Us 2 Remastered e o jogo da franquia de sucesso Final Fantasy VII Rebirth.
Já no Xbox Series X fãs da Microsoft encontram games como o belíssimo jogo de corrida Forza Horizon 5, o quinto game de ação e tiro da série Gears 5 e o divertido multiplayer online cooperativo de piratas com Sea of Thieves.
Serviços de assinatura: Xbox Game Pass vs PS Plus
É um ponto chave no comparativo avaliar os serviços de assinaturas de ambas as plataformas.
Nos dois casos o usuário poderá usufruir da facilidade de encontrar um catálogo de jogos clássicos e, claro, mais modernos, pagando um valor mensal ou anual. Além disso, estes serviços podem oferecer uma boa gama de descontos e funções diferenciadas.
Na comunidade gamer, o Xbox Game Pass é visto como um dos maiores acertos da Microsoft até aqui. Isso tanto é verdade, que há quem o considere uma espécie de “Netflix dos games”. Por lá, os usuários podem optar entre três planos de assinatura.
Além disso, vale mencionar o Xbox Game Studios, que é a cereja do bolo, já que os jogos exclusivos chegam na plataforma no mesmo dia de seu lançamento. Para jogar online o usuário também precisa da Xbox Live Gold, a qual oferece dois jogos "grátis" mensais e acesso ao multiplayer online.
O serviço está incluso também no Xbox Game Pass Ultimate, que também oferece jogos na nuvem através da internet pelo Xbox Cloud Gaming, tanto para seu console quanto para seu PC ou smartphone.
Diante de tanto sucesso, é claro que a Sony não iria ficar para trás na competição e a PS Plus também oferece um acervo por assinatura semelhante. A PS Plus recebeu mudanças em junho de 2022 e passou a ser dividida em três níveis de preços diferentes.
No primeiro nível, a "PS Plus Essencial" mantém a forma do serviço original, com três jogos "grátis" mensais para usuários e acesso ao multiplayer online de games, como a Xbox Live Gold.
No segundo nível, a "PS Plus Extra" dá acesso a uma biblioteca de mais de 400 jogos de PS4 e PS5, semelhante ao Xbox Games Pass, porém sem lançamentos.
No nível "PS Plus Deluxe" o usuário recebe o conteúdo da Extra e mais alguns jogos clássicos do primeiro PlayStation, demos exclusivas, entre outras vantagens.
Especificamente no PS5, usuários têm acesso também à PS Plus Collection, uma coletânea de quase 20 jogos aclamados do PlayStation 4 para iniciar sua jornada no console.
Ambos os serviços recebem atualizações frequentes e contam com catálogos de centenas de games. Quem assina não pode reclamar da falta de opções!
PS5 vs Xbox Series X: Retrocompatibilidade
Tanto o PS5 quanto o Series X são retrocompatíveis com a geração anterior, mas com algumas diferenças.
O console da Sony roda 99% dos jogos de PS4, sendo que alguns recebem melhorias em taxa de quadros por segundo ou resolução. God of War, Ghost of Tsushima e Days Gone, por exemplo, rodam a 60 fps no PS5.
O videogame da Microsoft, por sua vez, roda boa parte da biblioteca de jogos de gerações anteriores do Xbox. Saiba mais sobre isso na comparação Xbox Series X vs Xbox Series S!
Se você deixou de jogar algum título do primeiro Xbox ou do Xbox 360, é só colocar o disco no console e aproveitar. Além disso, alguns games otimizados para o Series X ganham melhorias, como texturas em alta definição 4K e taxas de quadros maiores.
A retrocompatibilidade do PlayStation 5 ainda é extremamente limitada e há alguns poucos jogos do primeiro PlayStation e PlayStation 2 que funcionam no console, como Syphon Filter, Ape Escape e Tekken 2.
Alguns dos títulos estão disponíveis para venda separadamente, enquanto outros são exclusivos dos assinantes da PS Plus Deluxe.
DualSense vs controle do Xbox Series
Os joysticks nunca foram tão importantes quanto nesta geração, e você verá abaixo as particularidades de cada um.
O que o controle do Xbox Series oferece?
A Microsoft manteve o mesmo design do Xbox One no controle, mas fez algumas melhorias e adições, como os botões de gatilho (RT e LT) e um botão inédito, "Share", que permite compartilhar capturas de tela e gravações com amigos.
Além disso, a área onde você pega o controle ficou um pouco áspera, ajudando a fixar mais o controle na mão, em relação ao modelo anterior, que seguia a mesma construção em plástico.
O DualSense do PS5 oferece uma experiência diferente
O controle do PS5 é uma experiência à parte, com o antigo DualShock 4 dando lugar ao novo DualSense, com design totalmente reformulado e recursos que prometem aumentar a imersão nos jogos.
Um dos recursos novos é o retorno tátil, que transmite sensações diferentes na mão do jogador por meio das vibrações do acessório dependendo do jogo.
Os gatilhos adaptáveis do DualSense são outra novidade bacana. A tecnologia permite que o controle trave os botões traseiros de acordo com a ação no game. Em jogos de tiro, por exemplo, cada arma terá uma distância de ativação diferente no R2.
Uma diferença importante é que o controle do Xbox precisa de pilhas para funcionar, enquanto o controle do PS5 é carregado ao conectá-lo ao console e não utiliza pilhas.
Quem é o melhor: PlayStation 5 ou Xbox Series X?
Escolher o melhor console entre Playstation 5 vs Xbox Series X não é fácil e depende muito do gosto pessoal do jogador.
Por terem poder gráfico parecido e alcançarem resoluções 4K a até 120 frames, o maior fator de desempate são os jogos exclusivos, já que você não vai poder jogar na plataforma concorrente.
O PS5 começou a vida útil com mais exclusivos à disposição do que o Series X. Além disso, os novos recursos do controle DualSense garantem um gameplay diferente do que foi visto até hoje. Por isso, o videogame japonês leva a melhor no quesito jogos exclusivos e experiência.
O Xbox Series X, por sua vez, tem o Game Pass, um serviço que arranca uma ampla lista de elogios dos usuários e obrigou a Sony a repensar sua estratégia.
Ele também ganha muitos pontos pela retrocompatibilidade com a biblioteca de todas as gerações anteriores do Xbox, o que pode ser uma vantagem para quem deixou games antigos passarem. Já o PS5 garante uma boa retrocompatibilidade apenas com a geração anterior do PS4.
Em conclusão, o Playstation 5 (PS5) é a melhor opção até o momento devido à experiência diferenciada com o controle DualSense e com uma biblioteca um pouco mais atrativa para os gamers no geral.
Para muitos jogadores, no entanto, talvez a pergunta seja se vale mais a pena um PS5 ou um Xbox Series S, outra estratégia de sucesso da Microsoft, que é uma versão menos potente de seu console de nova geração e muito mais barato.
Assim, jogadores que não tenham muita certeza em qual videogame investir podem optar pelo modelo e usufruir de vantagens como o Game Pass.
Quer ainda mais conteúdo sobre games? Confira os rumores sobre o Nintendo Switch 2 e veja tudo o que temos sobre GTA 6!