Entenda antes de comprar em Console de Video Game

Quais as diferenças entre Xbox 360, PS3 e Nintendo Wii?

Descubra as principais diferenças entre os queridinhos do mercado.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Nintendo Wii, PS3 e Xbox 360 são os principais consoles do mundo e dominam quase a totalidade do mercado de entretenimento interativo. São produzidos por três mega companhias: Nintendo, Sony e Microsoft.

Preços de PS3 e Xbox 360

Rodando jogos de última geração, são o resultado de anos de desenvolvimento e incorporam tecnologias novíssimas de jogabilidade e entretenimento. No entanto, cada um possui características exclusivas que os diferenciam entre si. É importante saber quais são elas para decidir qual o modelo que mais combina com você.

Games

A oferta de jogos de todas as plataformas é abundante. É comum encontrar títulos de sucesso lançados simultaneamente para Wii, PS3 e Xbox 360. Entretanto, a primeira diferença nesse quesito fica entre o Xbox 360 e PS3. Há uma margem levemente maior de jogos lançados para estes dois consoles. A Nintendo compensa um pouco essa desvantagem, porque tem um histórico competente de jogos carismáticos e bem desenhados, como o famoso Mario Bros. É preciso prestar atenção também nos títulos exclusivos de cada videogame: um dos jogos mais legais de corrida de todos os tempos, Gran Turismo 5, só foi lançado para Playstation 3.

Gráficos

PS3 e Xbox 360 são máquinas mais robustas e possuem uma capacidade de processamento parecida. Além disso, são voltados não só para jogos, mas para aplicações diversas. O resultado é que os gráficos das duas plataformas são excelentes, de última geração. Assim, possuem muito mais recursos. O objetivo claro da Nintendo era fazer do Wii uma máquina para jogos mais leves e divertidos, tendo como diferencial o sensor de movimentos. Os games do Wii são muito bons, mas pode-se dizer que os gráficos de jogos para X360 e PS3 são melhores.

Compatibilidade com alta definição

Inquestionavelmente, Xbox 360 e PS3 são aparelhos preparados para o futuro. Em 2006 e 2007, Sony e Microsoft se preocuparam em fabricar consoles que fossem preparados para dar saída a imagens em alta resolução. O Wii fica um pouco atrás nesse quesito. A textura de suas imagens não é tão sólida quanto a de seus competidores. Ele não possui saída HDMI, a conexão multimídia digital usada pelas TVs de alta definição.

Tamanho

Uma questão importante: qual o espaço no quarto ou na sala ideal para um console? Ou: ele é leve o suficiente para levá-lo pra casa de um amigo? O X360 e o PlayStation tinham esse problema no início. Seus modelos iniciais eram pesados, grandes e barulhentos. As versões mais recentes, apelidadas de "Slim", resolveram esses problemas e, ainda por cima, têm mais inovações e consomem menos energia. Já o Wii sempre foi pequeno e leve: quase não dá para notar sua presença.

Uso multimídia

No quesito entretenimento digital, X360 e PS3 saem na frente. Conseguem reproduzir mais formatos de áudio, vídeo e fotos do que o Wii. Além disso, são considerados aparelhos mais consolidados para acesso à internet e jogos multiplayer. Além disso, o PS3 tem leitor de Blu-Ray, um diferencial bem bacana se você gosa de ver filmes nas TVs de alta definição.

Preço

O Wii costuma ser um pouco mais barato. Talvez essa seja a receita de seu sucesso, com mais de 86 milhões de aparelhos vendidos ao redor do mundo. Já o Xbox 360 e PS3 são um pouco mais caros, mas vêm acompanhados de um verdadeiro batalhão de utilidades interessantes. A questão envolve reflexão sobre seu perfil de uso e até onde seu orçamento pode chegar para adquirir um videogame novo.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game