Mario & Luigi: Brothership vale a pena? Veja o review e descubra!
Mario & Luigi: Brothership é um dos últimos títulos do Nintendo Switch e uma despedida digna

Mario & Luigi: Brothership foi lançado em 7 de novembro de 2024, somente no Nintendo Switch. Este é o último “Jogo grande” do Switch de 2024, por isso era um título aguardado pelos fãs. A aventura reúne novamente os famosos irmãos encanadores da Nintendo, mas de uma forma inusitada.
Mario & Luigi: Brothership é um RPG com elementos de ação. O jogo se passa em uma terra alternativa, onde Mario e Luigi precisam salvar todo um continente de um grande mal. Além disso, ele tem gráficos diferenciados e mais alternativas de conteúdo.
Leia o review completo de Mario & Luigi: Brothership, entenda mais sobre o jogo e veja se vale a pena comprar, a seguir.
- Está em dúvida sobre qual console comprar? Confira opções e detalhes!
A saga de Mario & Luigi: Brothership
Mario & Luigi: Brothership começa a história apenas com Mario. O famoso encanador está perdido em uma misteriosa ilha e precisa descobrir não apenas onde está, mas também o paradeiro de seu irmão.
Logo ele descobre que está no mundo de Concordia, que era pacífico até então. Mas tudo mudou quando um desastre desequilibrou os seres e a energia do continente, separando-o em diversas ilhas.
Mario encontra seu irmão e os dois partem em uma nova jornada para poder recuperar Concordia, retomar da mão de tiranos opressores e também descobrir como eles foram parar ali.
A história, como de costume, é sempre simples. Jogos da série Super Mario não são um primor neste sentido, mas sempre fazem o serviço direitinho.

Mais adiante o game desenvolve um pouco mais seus conceitos iniciais e dá algumas surpresas para o jogador saborear. Mas não espere algo tão épico quanto encontrado em outros RPGs de maior escopo e nem algo muito “fora da casinha” em termos de um jogo da marca “Super Mario”.
Além disso, vale apontar outro ponto positivo aqui, que impacta diretamente na forma como encaramos a história: este é o primeiro Mario & Luigi que vem totalmente em português.
Para um jogo de RPG, com bastante texto, é algo de extrema importância e que mostra que a Nintendo quer se esforçar para atender as demandas do público brasileiro.
- Qual o melhor, Xbox Series ou PS5? Descubra com o nosso artigo!
- PS5 Digital vale a pena? Veja detalhes e funcionamento do console
Como citamos, Mario & Luigi: Brothership é um RPG, e um dos RPGs de formato mais clássicos que já foram lançados neste ano. Os personagens se movimentam pelos cenários, explorando cada canto e interagindo com inimigos para iniciar lutas.
Os combates são feitos em turnos. Cada um dos personagens pode atacar, em ordem e por vez, e se defender de acordo com as opções disponíveis. Como herança de Super Mario RPG, um ataque pode ser reforçado de acordo com o botão pressionado no tempo certo – e o mesmo vale para a defesa de cada personagem.
Com o tempo os heróis ganham experiência e sobem de nível, ganhando mais habilidades, mais pontos de vida e poderes. Tudo isso não é exatamente uma surpresa e nem grande novidade para quem está acostumado com RPG. Mas é uma novidade para quem está acostumado a jogar apenas Super Mario e seus games de plataforma.
O título tem algumas inovações, como o uso de golpes em equipe para lidar com inimigos mais fortes e modificações que te dão habilidades únicas durante os combates e explorações. É um design simples e, ao mesmo tempo, inteligente, que dá uma variedade de opções e não deixa o jogo cansativo.
O que mais tem de bom em Mario & Luigi: Brothership?
Como é um RPG clássico, Mario & Luigi: Brothership não possui multiplayer ou conteúdo extra para ser comprado ou explorado – ao menos por enquanto, e não parece que será o caso também no futuro do jogo, como acontece com outros.

Mas acredite, você vai gastar bastante tempo com o jogo. A região de Concordia é grande conta com várias ilhas, sempre com ambientes variados. Elas dão a opção que o jogador mais exigente estava esperando, incluindo batalhas contra chefes que vão surpreender até quem estava com alta expectativa para Mario & Luigi: Brothership.
É claro que, para quem quiser explorar tudo que o jogo tem a oferecer, Mario & Luigi: Brothership vai demorar para ser terminado. Mas este é um RPG relativamente pequeno, com pouco mais de 10 horas para completar a campanha – vale lembrar que um jogo “comum” do gênero pode ultrapassar as 50 horas, facilmente.
Ainda assim, este é um RPG de bastante qualidade para quem busca algo diferente para jogar. Em tempos onde temos grandes títulos de marcas famosas saindo, como Final Fantasy e Dragon Quest, ver mais um RPG inédito da série Mario é sempre uma boa notícia.
Mario & Luigi: Brothership é um bom jogo e faz bem seu serviço como “RPG que não inova, mas que tem qualidade o suficiente para não precisar de inovação”. Fãs do Mario vão se divertir e quem espera um jogo inédito com o personagem também.
Além disso, Mario & Luigi: Brothership é um jogo de peso para o final de geração do Nintendo Switch. Quem espera ter um game importante e que vai durar um tempo considerável ainda no antigo console, pode ser uma ótima pedida.
Assim, Mario & Luigi: Brothership vale a pena de ser comprado e jogado por novos e antigos fãs da série da Nintendo!
Para quais consoles saiu Mario & Luigi: Brothership?
Mario & Luigi: Brothership foi testado no Nintendo Switch em seu modelo padrão, mas ele é compatível com qualquer modelo do Switch atualmente no mercado, inclusive OLED e Switch Lite.
Mario e Luigi são irmãos de nascença dentro dos jogos da Nintendo.
Quem é o irmão mais velho, Mario ou Luigi?
Os dois são gêmeos, mas a Nintendo já confirmou que Mario nasceu um pouco antes.
Luigi é oficialmente da cor verde, mas com detalhes azuis.
Qual é o terceiro irmão do Mario?
Não existe um terceiro irmão de Mario, apenas sua versão maligna chamada de Wario.
