Logo Zoom
Logo Zoom

O Steam Deck foi lançado pela Valve prometendo tirar o domínio de grandes nomes como a Nintendo, a Sony e a Microsoft. Ele mistura funcionalidades de PC e de híbridos como o Switch, podendo ser usado no modo portátil ou conectado à TV.

Lançado em fevereiro de 2022, o console tem acesso à biblioteca da Steam, maior plataforma de venda de jogos para computador. Assim, se você já tem uma conta, pode rodar títulos adquiridos anteriormente pelo serviço. Mas atenção: nem todos os títulos disponíveis na plataforma são compatíveis com o console.

O console conta com duas versões: o Steam Deck LCD e o Steam Deck OLED, lançado em 2023. Abaixo daremos mais detalhes de ambas versões.

Especificações técnicas do Steam Deck

Esse videogame da Valve tem um sistema operacional próprio baseado em Linux. O processador dele é um AMD baseado na arquitetura Zen2, com 4 núcleos e 8 threads, e frequência de 2,4 a 3,5GHz.

O processador gráfico é de 8 unidades e a memória RAM é de 16GB, o que possibilita jogar títulos mais recentes, como Elden Ring. A versão OLED passou de 16GB LPDDR5 de 5500 MHz para 6400 MHz, oferecendo maior velocidade.

As opções de armazenamento são do Steam Deck 64GB de eMMC, 256GB de SSD e 512GB de SSD na versão Steam Deck LCD e de 512GB de SSD e 1TB de SSD na versão Steam Deck OLED.

A bateria do console tem duração variada de acordo com cada jogo, os mais leves rodam por mais tempo enquanto os mais pesados, como Forza Horizon 5, fazem o tempo de uso ininterrupto diminuir.

O máximo de duração está em torno de 8 horas na versão LCD e de 12 horas na OLED, segundo a fabricante. É possível estender a durabilidade da bateria reduzindo a qualidade gráfica dos jogos.

Leia também:

Tela do Steam Deck

A tela do Steam Deck LCD tem 7 polegadas, enquanto a do OLED tem 7,4’’, ambas com resolução 1280 x 800 pixels. A partir da versão com 512GB, ela oferece revestimento antirreflexo.

Como os nomes indicam, a versão original do console tem tela LCD IPS e taxa de atualização de 60Hz, já a versão mais recente tem tela OLED HDR e taxa de atualização um pouco maior, de 90Hz.

Assim, a resolução é boa, mas nada de extraordinário, a nitidez é boa e a tela dá conta do recado.

Design do Steam Deck

Feito em plástico com textura fosca, o Steam Deck não possui partes emborrachadas e conta com diversos botões, o que garante uma variedade de interações e possibilidades de configuração ao gosto de cada usuário.

Na parte frontal do aparelho encontramos o botão direcional; dois trackpads com resposta tátil; duas alavancas analógicas; botões tradicionais; botões Steam, visão, configurações rápidas e opções.

Ele conta com os tradicionais L1 e R1, os gatilhos L2 e R2, e também com botões de controle e volume, botão power, saídas de ar e LED para indicar que o dispositivo está carregando. Atrás do console há quatro botões de controle: R4, L4, R5 e L5.

O console conta ainda com entrada para cartão de memória microSD, uma entrada P2 para fones de ouvido e entrada USB-C para carregamento.

Quer mais conteúdo sobre jogos e consoles? Então veja esses artigos: PS5 vs PS5 Slim, requisitos para jogar Red Dead Redemption 2 e requisitos para Call of Duty Warzone!

Steam Deck: jogos e modificações

A variedade de botões chama atenção no Steam Deck (Imagem: Shutterstock)

O console é compatível com jogos como Cyberpunk 2077, Resident Evil 4, Baldur’s Gate 3, Sea of Thieves, Stardew Valley, Elden Ring e muito mais!

Na Steam, é possível encontrar uma lista com todos os jogos aprovados nos testes de compatibilidade e que vão rodar bem no Steam Deck.

O Steam Deck roda Linux e é pré-configurado para compatibilidade com o SteamOS e o Proton, mas é de natureza aberta, o que permite aos usuários fazer modificações significativas no sistema, como adição de jogos de fora do catálogo do Steam e instalação de sistema operacional.

Para quem não quer precisar se adaptar a um novo sistema operacional, a própria Steam oferece um passo a passo para instalar o Windows no Steam Deck. Isso facilita o acesso ao console para quem não é muito chegado em Linux.

É possível incorporar jogos das bibliotecas da Epic ou GOG e instalar emuladores de jogos no aparelho, como o RetroArch, além de lançadores independentes como Heroic ou EmuDeck.

Para baixar arquivos e jogos “estrangeiros” ao Steam basta mudar para o Modo Desktop, baixar o que deseja, e então abrir o Steam. Lá. você encontra a opção de adicionar um jogo que não pertence ao Steam à biblioteca e então adicionar os jogos baixados.

Depois de ir em configurações e ativar a compatibilidade com o Proton, basta retornar ao Modo de Jogo e aproveitar os novos games!

Steam Deck: preço e onde comprar?

Ambas as versões do Steam Deck oferecem configurações interessantes, mas obviamente a mais recente, OLED, vale mais a pena.

Um ponto importante a se considerar é que, sendo o sistema operacional SteamOS baseado em Linux, há uma limitação nos jogos compatíveis, já o Windows ainda é o padrão para os jogos de PC, o que diminui as opções de jogos na Steam.

Porém, como falamos na seção acima, existem opções de modificação no software do Steam Deck que possibilitam a instalação do Windows 11.

O Steam Deck ainda não é vendido oficialmente no Brasil, mas pode ser adquirido através de revendedores, sendo os mais seguros deles os que vendem pela Amazon. Por não estarem disponíveis de forma geral no país, os preços acabam sendo bem salgados

Acompanhando a onda de possíveis novos consoles, a Valve já anunciou que pretende lançar o novo e mais potente Steam Deck 2 até 2026.

Quer saber sobre mais novidades no mundo dos consoles? Confira os rumores sobre o Nintendo Switch 2 e o aguardado PS5 Pro!

Leia mais sobre
Publicidade