Zoom indica em Console de Video Game

Xbox One X vs PS4 Pro: qual console é o mais poderoso?

Xbox One X ou PS4 Pro! Descubra quem vence essa batalha de videogames.

xbox one x vs ps4 pro
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Em 2017, Microsoft e Sony optaram por lançar no mercado novas e mais potentes versões de seus atuais consoles: o Xbox One X e PS4 Pro, respectivamente.

Com um catálogo de jogos muito semelhantes e munidos com suporte à tecnologia 4K, os dois consoles de videogame oferecem propostas parecidas e, por esse motivo, também disputam o mesmo tipo de público.

Se você está em dúvida entre qual comprar, se o Xbox One X ou o PS4 Pro, chega mais e confira o nosso comparativo para descobrir qual console é o mais potente!

 

Xbox One X

Xbox One X

PS4 Pro

PlayStation 4 Pro

CPU 2.3GHz octa-core (Scorpio Engine) 2.1GHz octa-core (AMD Jaguar)
GPU (Unidade de Processamento Gráfico) AMD Radeon (6 TFLOPS) AMD Radeon (4.2 TFLOPS)
Memória RAM 12GB GDDR5 9GB GDDR5
Armazenamento 1TB 1TB ou 2TB
Conectividade USB
HDMI 2.0
Infravermelho
HDMI 2.0
3 portas USB 3.1
Bluetooth 4.0
Reproduz Blu-Ray Sim (4K UHD) Sim
4K Sim Sim
HDR Sim Sim
Retrocompatibilidade Sim Não
Dimensões 299mm x 238mm x 60mm 325mm x 294mm x 53mm
Peso 3.8kg 3.3kg

No hardware, Xbox One leva a melhor

Vamos direto ao que interessa? Em termos de hardware, sem dúvida o Xbox One X leva vantagem em relação ao PS4 Pro. Equipado com chipset octa-core Scorpio Engine de 2.3GHz, 12GB de memória RAM e placa gráfica AMD Radeon com 6 TFLOPS, o console da Microsoft tem poder de sobra para rodar games mais pesados como Destiny 2 e Forza Motorsport 7, por exemplo.

Aliás, outro ponto positivo para o Xbox One X é que, com todo esse poder, ele consegue rodar os jogos em resolução 4K de forma nativa a 60 frames por segundo (FPS).

O PS4 Pro é capaz de fazer isso também, é verdade, porém ele não roda em qualidade UHD, e sim utiliza algumas técnicas de renderização que deixam os gráficos com resultado praticamente igual.

PS4 Pro HDR

Lembrando que, para usufruir ao máximo de tal tecnologia é preciso ter em sua casa uma TV 4K com tecnologia HDR. Mas não se preocupe, pois se o seu televisor/monitor for HD, Full HD ou até QHD, através do Supersampling presente no Xbox One X, método que renderiza o 4K para resoluções menores, é possível ver imagens com riqueza superior nos de detalhes em comparação ao PS4 Pro.

Tamanho não é documento!

No design, mais um ponto a favor do Xbox One X. Mesmo com especificações mais poderosas, o console da Microsoft é menor na largura e comprimento que o PS4 Pro. E a diferença entre eles fica no peso, com o videogame da Sony sendo 453 gramas mais leve. Porém, a menos que você costume transportar o aparelho, é um ponto que não faz tanta diferença assim na hora da compra.

Aproveitando que estamos falando de espaço, na questão de armazenamento, tanto a Microsoft quanto Sony levaram em consideração aquele velho ditado que o time que está ganhando não se mexe.

Ah, o Xbox One X e PS4 Pro são comercializados com 1TB de espaço no disco rígido. E se todo esse espaço disponível ainda for pouco para você, é possível instalar um SSD mais rápido, ou SSHD e HDs de maior tamanho.

Nos jogos, um empate técnico

Algo importante na hora de escolher um videogame novo é o catálogo de jogos, certo? E nesse aspecto você pode ficar tranquilo, pois ao optar pelo Xbox One X ou PS4 Pro há muitos títulos disponíveis, alguns, inclusive, com versões para os dois consoles, como Assassin's Creed: Origins. Então, o desempate aqui é mais pelo seu gosto e, também, levando em consideração a questão da resolução 4K.

De acordo com a Microsoft, games exclusivos do Xbox One, entre eles Halo 5: Guardians e Gears of War 4, por exemplo, serão atualizados gratuitamente com suporte à tecnologia. A Sony, por sua vez, não fica atrás nesse assunto e já tem jogos como The Last of Us e Uncharted 4: A Thief's End no seu catálogo 4K.

Xbox One X Jogos

Por outro lado, o Xbox One X tem retrocompatibilidade com games lançados para Xbox 360 e Xbox One, enquanto o PS4 Pro ainda não recebeu suporte para os títulos do PS2 e PS3, mas é compatível com os games de realidade virtual através do Playstation VR.

Afinal, qual o console mais poderoso: Xbox One X ou PS4 Pro?

E o grande campeão é... o Xbox One X, é claro! Por mais que a Sony tenha se esforçado no desenvolvimento do PS4 Pro, não há como negar que o console da Microsoft tem um hardware mais potente que o rival.

Com chipset um pouco mais rápido, GPU equipada com 6 TFLOPS e maior quantidade de memória RAM (são 3GB a mais), o Xbox One X entrega uma experiência de jogo mais fluida, com gráficos mais bonitos e tempo de carregamento mais breve que o PS4 Pro.

Contudo, é importante ressaltar que apesar do Xbox One X ser mais poderoso, você deve levar em consideração na hora de escolher um novo videogame a biblioteca de jogos e, também, o preço que cabe no seu bolso, características essas que tornam o PS4 Pro um videogame muito interessante.

Compare os preços do Xbox One e PS4 Pro:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game