Como desentupir fogão?

Veja como desentupir o fogão de piso e o cooktop

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Ter um fogão de qualidade por muito tempo requer alguns cuidados básicos, como limpeza diária e, eventualmente, de uma manutenção, para que ele continue sendo útil e prático no seu dia a dia. Normalmente, as pessoas sabem como limpar o fogão, por ser uma tarefa mais comum, mas nem sempre elas sabem como desentupir o fogão.

Mas você sabia que nem sempre essa limpeza do dia a dia é capaz de retirar o excesso de gordura do seu fogão? E, por conta disso, muitas vezes, o seu eletrodoméstico fica entupido e, consequentemente, com problema na saída do gás. Por isso, de tempos em tempos, você precisa realizar uma limpeza mais pesada, que seja capaz de desbloquear qualquer sujeira que obstrua a saída do gás. Se você ainda não sabe como desentupir o fogão, não se preocupe! Dê um Zoom e confira o nosso passo a passo.

Leia mais: Para te ajudar, nós montamos um ranking com os melhores fogões de 2021; confira!

Como desentupir fogão a gás?

Veja o passo a passo de como desentupir o fogão à gás. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja o passo a passo de como desentupir o fogão à gás. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O primeiro passo é conferir se o seu fogão realmente está com as saídas do gás obstruídos. Para isso, observe a cor da chama. Se a coloração for mais amarelada, o seu fogão está entupido. Constatado o entupimento do fogão, siga esse passo a passo:

Passo 1 - Feche o gás

Seja fogão a gás encanado ou de botijão, você sempre deve conferir, antes de qualquer coisa, se ele está fechado. Dessa forma, você evita acidentes.

Passo 2 - Retire os trempes

Antes de retirar os tremes, verifique com cuidado se eles não estão quentes. Depois de conferir, retire os trempes (as peças que suportam as panelas em cima do fogão) e todas as bocas de fogão que não estão funcionando.

Nessa etapa, você pode usar detergente e desengordurante para limpar cada peça. Em seguida, seque todos os objetos e coloque-os no local. Acenda novamente o gás e verifique se o problema foi resolvido. Caso não, confira o próximo passo.

Passo 3 - Use um objeto pontiagudo

Hoje em dia, existem agulhas específicas para esse procedimento. Você pode encontrar em um armarinho ou em uma loja de produtos eletrodomésticos. Caso você não encontre a agulha específica, uma outra opção é utilizar uma agulha de costura ou um espeto de churrasco.

Utilize o objeto pontiagudo em cada orifício da boca do fogão para retirar a sujeira e gordura que insiste em ficar acumulada nesse local. Em seguida, coloque os trempes e todas as bocas no fogão, ligue novamente o gás e faça um teste.

Passo 4 - Utilize uma esponja umedecida

Pegue uma esponja, umedeça com água e esfregue-a em cada boca e tremp do fogão. Em seguida, reposicione a boca do fogão e acenda novamente.

Leia mais: Como limpar boca de fogão

Como desentupir fogão cooktop?

Confira, agora, o passo a passo de como desentupir os fogões cooktop. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira, agora, o passo a passo de como desentupir os fogões cooktop. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O primeiro passo é limpar todo o fogão. Assim como no fogão a gás, confira se o fogão está realmente com a saída obstruída. Lembre-se: se a chama do fogão estiver amarelada, esse é o sinal de que algo está errado. A chama do fogão deve ter a coloração azul.

  • Passo 1 - Desligue o gás
  • Passo 2 - Passe uma esponja umedecida com água e detergente por todo o fogão
  • Passo 3 - Após a limpeza, seque todos os objetos
  • Passo 4 - Coloque as bocas do fogão no lugar
  • Passo 5 - Acenda o gás
  • Passo 6 - Se o problema persistir, você também pode usar um objeto pontiagudo

Leia também: