Sala e cozinha com conceito aberto: sofá em primeiro plano, balcão e armários de cozinha atrás

A cozinha americana tem se tornado cada vez mais popular em apartamentos e casas de diferentes tamanhos - mesmo que seja uma estratégia indicada para quem tem pouco espaço. Isso acontece porque o conceito aberto, que mescla a sala com a cozinha, dá maior sensação de amplitude ao ambiente e deixa o visual do cômodo bem moderno.

Além da obra ou da reforma, deixar uma cozinha americana funcional pede uma série de outros itens que vão te ajudar no dia a dia. Por isso, se você não sabe por onde começar, nós vamos te ajudar: dá uma olhada nessa lista de eletros que podem ser boas escolhas para equipar o cômodo!

1. Cooktop na cozinha americana é opção para quem vai fazer móveis planejados

O fogão cooktop, assim como esse estilo de cozinha, tem feito cada vez mais sucesso em diferentes projetos e também pode ser uma boa opção para você. Por ser menor e não ter forno, ele deixa o ambiente com um ar moderno e clean. Além disso, você também pode encontrar modelos de cooktops que são mais tecnológicos que os fogões de piso ou os cooktops a gás: mais especificamente, as versões elétricas e de indução.

Outra vantagem de apostar num cooktop é que ele ocupa menos espaço do que os tradicionais e a maior parte dos modelos tem mesa vitrocerâmica ou de vidro temperado. Isso significa que elas são muito mais fáceis de limpar do que as versões em inox. A variedade também conta pontos positivos para os cooktops, já que eles estão disponíveis em opções com valores bem variados e, por isso, é fácil encontrar um que se adapte ao seu orçamento.

2. O forno elétrico ou a gás é necessário se você usar um cooktop

Uma das principais características do fogão cooktop é o tamanho compacto e isso só é possível porque ele não tem forno. Se você nunca prepara nada assado, não precisa se preocupar com essa funcionalidade reduzida, mas isso quase nunca acontece. Ou seja: provavelmente, vai ser necessário adicionar um forno individual à sua cozinha americana.

Na hora de escolher, as opções são inúmeras, já que você pode levar para casa fornos elétricos, a gás, de embutir ou não - tudo vai depender da frequência de uso (modelos a gás são mais econômicos para quem usa muito o forno), do seu orçamento e, em caso de reforma, do tamanho da mudança no cômodo. Além dos preços, a grande variedade de tamanhos também é um ponto positivo, ou seja: é fácil de optar pelas versões que se adaptam melhor ao espaço que você tem disponível.

3. Ter um micro-ondas pode deixar o seu dia a dia bem mais prático

Por muito tempo, o micro-ondas foi visto apenas como um eletro que servia para esquentar os alimentos, mas com um pouquinho de criatividade ele pode ser muito mais que isso. Os modelos que têm funções diferenciadas como a possiblidade de grelhar e dourar alimentos e, até mesmo, receitas pré-programadas são a prova disso. Muitas vezes com espaço reduzido, as cozinhas americanas são sinônimo de praticidade - e, por isso, combinam muito com o micro-ondas.

Assim como os outros itens da nossa lista, o micro-ondas também pode ser encontrado em diferentes versões e tamanhos. Os modelos de embutir, por exemplo, fogem do comum e podem ser exatamente o que você precisa para montar um ambiente harmonioso com o cooktop e um forno embutido. Além disso, as diferentes opções de tamanho do aparelho também facilitam a escolha de acordo com a quantidade de pessoas que mora na sua casa e os pratos que você pretende preparar com mais frequência.

4. A coifa ou depurador de ar são essenciais para evitar gordura em diferentes partes da casa

Um dos itens mais importantes numa casa que tem cozinha americana, certamente, é a coifa ou o depurador de ar. E o motivo é claro: sem um deles, a gordura e o cheiro do preparo dos alimentos vai se espalhar pela casa. Com o conceito aberto, os móveis e eletros da sala ficam muito mais exposto e podem ter a vida útil prejudicada com isso. Ou seja: um desses aparelhos precisa ter prioridade na sua lista.

A coifa é indicada para quem tem mais espaço e pode ser de parede ou de teto (essa é a opção para quem coloca o fogão numa ilha). O depurador, por sua vez, deve ser a escolha de quem tem tanto a cozinha quanto o orçamento mais compactos. Na hora de escolher é necessário ter atenção ao tamanho, já que tanto as coifas quanto os depuradores precisam ser compatíveis com as dimensões do seu fogão.

5. Uma airfryer pode te ajudar a diminuir a quantidade de frituras em casa

A fritadeira elétrica sem óleo tem se tornado uma peça cada vez mais comum em diferentes tipos de cozinha, mas na americana ela tem uma importância diferente. Afinal de contas, com ela você consegue diminuir a quantidade de frituras preparadas e, consequentemente, evitar que a gordura passe para os outros cômodos da casa. E mesmo que você tenha uma coifa ou depurador, a airfryer também deixa os alimentos mais saudáveis, já que oferece o mesmo resultado sem a necessidade de óleo no preparo.

Aqui, a quantidade de opções também é ampla: existem airfryers de diferentes tamanhos, preços, cores e, até mesmo, com funcionalidades variadas. Basta escolher a que vai atender a sua casa da melhor forma e fechar a compra.

  • Assim como no micro-ondas, a fritadeira sem óleo é multifuncional. Dá uma olhada na nossa lista de receitas de airfryer e descubra o que você pode fazer com ela!

6. A lava-louças é uma boa pedida para quem tem um espaço extra

Não há quem discorde que uma das partes menos práticas do dia a dia de uma cozinha é a louça. É aquilo: se tem gente vivendo em casa, a louça vai crescer de uma forma ou de outra. Pensando na praticidade e na organização da cozinha americana - que fica exposta para boa parte da casa - a máquina lava-louças é uma ótima opção para quem tem um pouquinho mais de espaço no ambiente.

Mesmo que seja mais comum em versões de piso, a lava-louças também pode ser encontrada em modelos de embutir, perfeitos para cozinhas planejadas. Na hora de escolher, você deve levar em consideração fatores como o tamanho, a quantidade de programas de lavagem e os serviços, que determinam a quantidade de louça que um aparelho pode higienizar por vez.

Bônus: a geladeira não pode faltar em nenhum tipo de cozinha

A gente sabe bem que a geladeira é um item essencial em qualquer tipo de cozinha, mas para as versões de conceito aberto do cômodo, a beleza do aparelho deve ser levada em consideração tanto quanto a funcionalidade. E a melhor parte é que isso não significa que ela precisa ser muito mais cara para isso: existem modelos de geladeira duplex, o tipo de porta mais tradicional e barato, que vão ficar incríveis na sua nova cozinha.

Na hora de escolher, leve em consideração o tamanho do aparelho, que precisa ser compatível tanto com a quantidade de pessoas que mora na casa quanto com o espaço disponível na cozinha. Além disso, nossa dica é optar por um modelo frost free, que é bem mais prático no dia a dia do que os outros tipos de degelo. Os outros detalhes vão variar de acordo com o seu orçamento e as outras funções específicas que forem importantes para você.

Saiba mais sobre o universo de cozinha: