Bebida sendo colocada num copo de uma coqueteleira

Ter um bar em casa é sempre vantajoso, seja apenas para você ou para aproveitar com os amigos e visitas frequentes. A versatilidade do bar caseiro é uma das principais vantagens de montar um, afinal de contas, ele pode ter qualquer tamanho e ficar em diferentes cômodos da casa. Ou seja: não importa se você tem muito ou pouco espaço, com um pouquinho de planejamento, dá para ter um bar para chamar de seu.

Para te ajudar nesse momento, nós fizemos uma lista com os itens que você precisa ter para montar um bar em casa. A partir daqui, é só adaptar as dicas para o espaço e a ideia que você tem para esse cantinho.

Bar em casa: onde montar?

A primeira coisa em que você precisa pensar na hora de planejar seu bar caseiro é o lugar onde ele vai ficar. O ideal é apostar em cômodos em que as pessoas ficam quando você recebe visitas, como a sala de estar, cozinha ou, até mesmo, uma varanda gourmet. Assim, o acesso às bebidas fica mais fácil e não há a necessidade de aumentar a circulação de pessoas nos cantinhos mais privados da sua casa. Ah, e tem mais: escolha um ponto da casa em que o sol não chega para o bar. já que a luz solar pode mudar o sabor e o estado de algumas bebidas.

Depois disso, o ideal é determinar o tamanho: você vai reformar e fazer um bar em casa com um móvel planejado? Vai construir um cantinho ou apostar numa opção mais simples com um aparador ou móvel? Aqui, o único ponto de atenção é que seu bar precisa ter uma decoração que converse com o resto do cômodo em que ele vai ser inserido. Com tudo isso decidido, chega a hora mais divertida: equipar!

1. Uma adega climatizada ou frigobar podem ser boas aquisições para um bar

Para algumas garrafas de bebidas, o armazenamento num lugar longe da luz do sol e a temperatura ambiente são suficientes. Mas se você gosta de diferentes tipos de vinhos ou quer um cantinho separado da geladeira para cervejas, sucos, refrigerantes e outras bebidas, vale a pena investir numa adega ou em um frigobar. Dependendo do seu espaço, pode ser uma boa jogada ter um de cada.

Adega climatizada

Quem gosta de vinhos sabe que, quanto mais você entende sobre esse tipo de bebida, mais investe em garrafas diferentes e, para fazer o dinheiro valer a pena, a conservação também precisa ser a ideal. Cada vinho pede uma temperatura de armazenamento diferente e, por isso, uma adega climatizada é a melhor opção nesse momento. Existem modelos com diferentes tamanhos, tipos de funcionamento e preços - basta escolher a que funciona melhor para você.

Frigobar

O frigobar é melhor para o que você tem em mente num bar em casa? Sem problemas: eles também podem ser encontrados em diferentes tamanhos, preços e, até mesmo, tipos de degelo. Dentro dessa categoria, as cervejeiras também são boas opções e ficam incríveis em ambientes mais descontraídos - o importante é atender as suas necessidades.

2. A máquina de gelo é uma mão na roda para o preparo de alguns drinks num bar em casa

Seu bar em casa vai ter drinks tradicionais ou personalizados? Para alguns deles, o gelo é essencial e, considerando que uma das principais natagens desse cantinho é desafogar a geladeira da cozinha, nada melhor do que contar com uma máquina de gelo para o barzinho. Assim você também não precisa ocupar espaço do frigobar com formas de gelo e faz tudo de forma muito mais prática e fácil. Elas estão disponíveis em diferentes tamanhos e preços, mas as menores e mais baratas provavelmente vão ser suficientes para o fluxo de um bar caseiro.

3. Coqueteleira e balde de gelo são essenciais para quem ataca de bartender em casa

Mesa de madeira com coqueteleiras em cima de uma bandeja prata junto com um balde de gelo e três taças de martini
Além de úteis, alguns acessórios são perfeitos para dar mais estilo ao seu bar caseiro (Foto: Shutterstock)

Depois da máquina de gelo, sabe o que também pode te ajudar muito na hora de preparar diferentes drinks? A coqueteleira e o balde de gelo. A primeira é essencial para misturar os ingredientes do jeito certo - e com um pouquinho de estilo, vai? O balde de gelo, por sua vez, é a saída para você ter acesso a pequenas quantidades dele enquanto o resto fica longe do risco de derretimento na máquina ou no freezer. Alguns modelos, inclusive, já vão com a pinça de gelo, utensílio que torna o processo mais simples e higiênico.

4. Os diferentes modelos de chopeira também podem fazer parte do seu bar caseiro

Se você quer ter opções de bebidas para diferentes dias e ocasiões, é muito bom ter os equipamentos necessários para tornar cada uma delas a melhor possível e, para os apreciadores de cerveja, a chopeira é uma ótima pedida. Os modelos grandes são a aposta ideal para quem recebe amigos com mais frequência, mas se esse não for o seu caso, também existem as chopeiras portáteis, que você pode usar em garrafas e latinhas para garantir o colarinho do chopp direto no seu copo.

5. Taças e copos não são os únicos utensílios que você precisa num bar em casa

Na hora de escolher os utensílios menores de um bar particular, muita gente pensa apenas nos recipientes para colocar as bebidas, afinla de contas, as taças e copos são muito importantes. Você pode ter taças para água, vinho tinto, vinho branco, espumantes, martinis e outras bebidas e uma variedade ainda maior de copos, como os para whisky, shots, lonk drink, conhaque etc.

Mas a lista não para por aí: para montar um bar bem equipado, existe uma série de itens que podem fazer a diferença para você. Olha só:

  • saca rolhas;
  • decantador;
  • aerador - Confira ofertas de utensílios para vinho aqui;
  • rolha de inox;
  • bomba a vácuo (para retirar o ar das garrafas de vinho antes de fechar);
  • bandejas;
  • guardanapos;
  • pinças para gelo;
  • petisqueiras;
  • canudos;
  • talheres e recipientes para cortar frutas para drinks;
  • socador;
  • copo dosador;
  • colher bailarina;
  • porta-rolhas;
  • lixeira.

Confira outras listas que podem ser úteis para a sua casa: