AirPods 2 vs AirPods Pro: entenda as diferenças entre os fones da Apple

Cancelamento de ruído e resistência à água são destaques da versão Pro.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

A Apple fez grandes melhorias em seu último fone sem fio, os AirPods Pro. Eles chegaram para substituir o AirPods 2, versão que agora se torna a opção mais “acessível” para quem quer um fone da empresa mas deseja algo com um preço menor. O Zoom montou um comparativo para te mostrar cada diferença entre os dois fones e ajudar você a escolher qual a melhor opção para as suas necessidades.

Os AirPods Pro possuem um som melhor, como era de se esperar, além de funções novas que não estão presentes nos AirPods 2, isso acaba fazendo com a versão melhor custe quase o dobro. Veja a seguir a comparação de suas fichas técnicas, similaridades e principais diferenças.

Leia também: Os 15 Melhores Fones de Ouvido Bluetooth em 2020

a partir de:R$ 1.199,00

a partir de:R$ 1.879,00

Lançamento
2019
2019
Design
Auricular
Intra-auricular
Conectividade
Bluetooth 5.0
Bluetooth 5.0
Chip
Apple H1
Apple H1
Resistência à água
Não
Sim, IPX4
Microfone
1 ineterno e 1 externo
1 interno e 2 externos
Duração da bateria
5 horas
4h30min com cancelamento de ruído (NC), 5 horas sem NC.
Carregamento rápido com estojo
15 minutos de carga para 3 horas de uso
5 minutos de carga para 1 hora de uso
Sensível ao toque
Sim
Sim
Peso
4 gramas
5,4 gramas
Ofertas
Ver preçosVer preços

Design

Modelo auricular vs intra-auricular

A primeira mudança entre os fones da Apple é em seu design. O formato dos AirPods 2 é auricular, que encaixa na maioria das orelhas. Nos AirPods Pro a empresa adotou o uso do formato intra-auricular, que possui uma borracha na ponta e entra no seu ouvido.

À esquerda, os AirPods 2, à direita os AirPods Pro. (Imagem: Divulgação/Apple)

Com o formato dos AirPods Pro, você consegue ter um som mais imersivo, com isolamento maior de ruídos externos, além de um encaixe mais firme. Não vamos entrar no mérito de qual modelo é mais confortável, pois apesar de grande parte dos consumidores acharem que o intra-auricular tem uma ergonomia melhor, ainda tem quem não curta muito a "invasão" no ouvido.

Como os AirPods Pro têm borrachas de silicone em suas pontas, a Apple envia outras borrachas de diferentes tamanhos, para você testar e ver a qual se adapta melhor. Ele também conta com as hastes um pouco mais curtas que o modelo convencional, então fica mais discreto no ouvido.

A Apple envia borrachas de silicone de diferentes tamanho junto aos AirPods Pro. (Imagem: Divulgação Apple)

Recursos

AirPods Pro têm cancelamento de ruído

A versão "Pro" chega com algumas novas funções bem interessantes. A primeira delas é o cancelamento ativo de ruídos. Através de um microfone externo, ele consegue emitir algumas frequências que são contrárias às que vêm de fora e, com isso, os ruídos externos são “cancelados”, assim você ganha maior imersão e menos distrações na hora de escutar uma música no transporte público, por exemplo.

O modo ambiente, que já está se tornando comum em modelos rivais, também está presente nos AirPods Pro. Ele faz exatamente o contrário da função citada acima, permitindo que você ouça barulhos externos sem ter que tirar o fone. É uma boa função para quando você vai andar na rua e precisa ficar atento, ou precisa conversar com alguém.

Hastes dos AirPods 2 e AirPods Pro são sensíveis ao toque. (Imagem: Framesira/Shutterstock)

Os AirPods Pro também trazem um sistema chamado “Equalização Adaptativa”, que ajusta as configurações da música dependendo do formato do seu ouvido. Essa configuração é feita de forma automática, e promete melhorar bastante a qualidade do som, independente de quem esteja usando.

Para finalizar, uma adição muito importante aqui foi a adição de certificação IPX4, que não está presente no modelo anterior. Ela faz com que eles sejam resistentes à água e a suor, então você pode ficar mais relaxado na hora de levar seu fone para fazer algum exercício físico, por exemplo.

Qualidade sonora

AirPods Pro se destacam

De acordo com a Apple, os AirPods Pro possuem um drive de alta amplitude e baixa distorção, ou seja, você terá músicas com graves mais potentes e definidos, sem que ela fique distorcida. Também é preciso levar em consideração os recursos que já foram citados, como cancelamento de ruídos e equalização adaptativa, que vão entregar uma experiência sonora mais clara e imersiva para o usuário.

Interior dos AirPods Pro. (Imagem: Divulgação Apple)

Apesar disso, os dois usam o mesmo chip, o H1. Isso significa que funções de emparelhamento, gestos por toque, comandos por voz e outras permanecem praticamente inalteradas e funcionam da mesma forma nos dois modelos.

As melhorias no modelo Pro não fazem com que os AirPods 2 se tornem obsoletos, eles ainda são bons fones sem fio para quem curte o ecossistema da Apple, e entregam uma qualidade sonora bacana para o dia a dia.

Bateria

Autonomia dos AirPods 2 pode ser maior

A duração de bateria dos dois é bem parecida. Os AirPods Pro prometem uma duração de cerca de 4h30min, com uso contínuo e o cancelamento de ruídos ativado. Esse tempo pode aumentar para pouco mais de 5 horas se o recurso for desligado. Do outro lado, os AirPods 2 têm duração de 5 horas de bateria, em média.

Os estojo das duas versões contam com carregamento sem fio e possibilitam cargas adicionais que fazem com que você tenha até 24 horas de uso no total.

Os dois têm a função de “carga rápida”, mas funcionam de formas diferentes. Na versão Pro, você precisa de apenas 5 minutos de carga para ter uma autonomia de até 1 hora de bateria em seus fones. Já no modelo convencional, você ganha uma autonomia de até 3 horas com 15 minutos de carga, ou seja, o modo muda, mas a carga final continua a mesma.

Preço e custo-benefício

Descubra qual versão dos AirPods compensa mais

Os AirPods Pro são os melhores fones deste comparativo, pois contam com mais funções, promessa de uma qualidade de som melhor e resistência à água e a suor. No entanto, eles custam quase o dobro do modelo convencional. Então, para algumas pessoas, essa grande diferença de preço acaba não valendo a pena.

Se você quer ter um fone da Apple com boa qualidade sonora, mas pode abrir mão desses recursos adicionais, os AirPods 2 ainda são a melhor opção em termos de custo-benefício, pois também têm uma qualidade de som excelente e funções bem interessantes.

Compare preços

Encontre as melhores ofertas para os AirPods 2 e AirPods Pro no Zoom