A air fryer Britânia Pró Saúde é uma das fritadeiras elétricas que mais fazem sucesso entre os modelos da marca. Com 3,2 litros de capacidade, ela é compacta e funcional, uma ótima opção para famílias pequenas e médias, de até quatro pessoas. Ela tem as funções básicas de uma air fryer, como o timer com desligamento automático e o termostato indo a até 200ºC e custo-benefício compatível com os modelos da Britânia.

Para saber se o sucesso do modelo é justificado, nós compramos a fritadeira elétrica Britânia Pró Saúde e eu testei na cozinha da minha casa. Aqui embaixo, eu falo das minhas impressões e conto se essa air fryer Britânia é boa. Dá uma olhada!

Leia também: Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma airfryer

Prós e contras da air fryer Britânia Pró Saúde

Lista de prós e contras da air fryer Britânia Pró Saúde
  • Prós: a air fryer Britânia Pró Saúde tem tamanho compacto e, por isso, pode ser usada por quem não tem muito espaço de armazenamento na cozinha. Além disso, ela tem revestimento interno antiaderente que é fácil de limpar e esquenta com rapidez.
  • Contras: o timer dessa fritadeira elétrica sem óleo pode ser programado por até 30 minutos, o que pode não ser tão prático se você quiser preparar algo por períodos mais longos. Outro ponto é que ela esquenta bastante durante o uso e, mesmo que isso seja esperado, é um ponto de atenção.

Preço da Britânia Pró Saúde

Ficha técnica da air fryer Britânia Pró Saúde

  • Capacidade: 3,2 litros
  • Temperaturas: de 80ºC a 200ºC
  • Timer: até 30 minutos
  • Potência: 1400W
  • Tensão Elétrica: 127V ou 220V
  • Recursos: Timer sonoro com desligamento automático, termostato de até 200ºC, luzes indicadoras de funcionamento e aquecimento
  • Dimensões: 36,7 x 31,5 x 31,5 cm (AxLxP)
  • Peso: 5,49 kg

O que vem na caixa da Britânia Pró Saúde

Air fryer preta aberta com o cesto removível ao lado
A air fryer Britânia Pró Saúde tem tamanho compacto e é fácil de manusear (Foto: Mosaico)
  • 1 fritadeira;
  • 1 cuba;
  • 1 cesto antiaderente;
  • 1 manual de instruções.

Acabamento da fritadeira Britânia Pró Saúde

Assim como é comum para esse tipo de aparelho, a Britânia Pró Saúde é uma air fryer que tem acabamento em acrílico resistente. Na parte da frente, ela conta com um painel de controle prateado, onde ficam dois botões giratórios e duas luzes piloto.

Detalhe dos botões de funcionamento da air fryer Britânia Pró Saúde com o timer de 30 minutos e o termostato que vai de 80 a 200 graus celsius
Painel de controle da Britânia Pró Saúde tem dois botões diferentes (Foto: Mosaico)

O primeiro é o botão do termostato, onde você consegue programar o aparelho para funcionar de 80ºC a 200ºC. Embaixo dele fica o timer de até 30 minutos que tem desligamento automático e um aviso sonoro que funciona assim que a contagem chega no zero. Logo abaixo dele ficam as duas luzes indicadoras de funcionamento: a vermelha mostra que o aparelho está ligado e a verde, que ele está aquecendo até chegar na temperatura desejada.

Detalhe do encaixe da cuba e do cesto antiaderente da air fryer Pró Saúde
O encaixe do cesto na cuba da Britânia Pró Saúde é bem funcional e prático (Foto: Mosaico)

Além disso, a cuba é de fácil remoção e o encaixe do cesto nela é padrão para esse tipo de eletro. Por dentro, as duas peças têm acabamento antiaderente que tornam o preparo de alimentos sem óleo mais simples e eficiente. O tamanho do cesto, nesse modelo, é médio: como preparei comida só para mim, tive espaço de sobra, mas ela é capaz de cozinhar porções para até quatro pessoas com facilidade. Ele também tem aberturas nas laterais que otimizam a circulação de ar para que os alimentos sejam preparados com mais facilidade.

Também vale destacar que os pinos da tomada da Pró Saúde são de 20 amperes, mais grossos e comuns para esse tipo de eletro. Ou seja: para usar, você vai precisar de uma tomada com entrada específica para eles ou de um adaptador.

Detalhe da tomada da air fryer Britânia Pró Saúde
A tomada de 20 amperes é muito comum em aparelhos elétricos de potência alta (Foto: Mosaico)

Confira também: Air fryer digital: veja os melhores modelos para comprar

Usabilidade da Air Fry Pró Saúde da Britânia

Uma das principais vantagens de usar uma air fryer no dia a dia da sua cozinha é que elas são, de forma geral, bem práticas e fáceis de mexer - nesse caso, a Pró Saúde fica dentro do esperado. Os botões são bem intuitivos e mesmo que o aparelho esquente consideravelmente durante o uso, a alça segue numa temperatura que não vai queimar a sua mão na hora de manusear. Além disso, o encaixe entre o cesto e a cuba é firme e ela tem o tamanho esperado para um modelo de 3,2 litros de capacidade.

O conjunto de 1400W de potência com a capacidade média de 3,2 litros dessa air fryer prometem eficiência e o alcance rápido das temperaturas desejadas. Na prática, é exatamente isso que acontece. Mesmo que o intervalo de apenas 30 minutos no timer me incomode, ele é suficiente se você preparar porções menores de alimentos e, também, se não se importar de reprogramar o tempo sempre que necessário.

Batatas rústicas na air fryer

Dessa vez, a receita que eu documentei durante os testes foi a de batata rústica, que é uma das minhas preferidas e ficou incrível preparada na Pró Saúde. Para preparar, eu temperei uma batata média picada com chimichurri, pimenta do reino, orégano, alho frito, sal e azeite - todas as medidas a gosto, sem uma quantidade específica. Coloquei na airfryer desligada e deixei 15 minutos a 180ºC e, depois, aumentei a temperatura para 200ºC por mais 10 minutos.

Fotos do passo a passo do preparo de batatas rústicas em cima de uma pia de mármore
Passo a passo do preparo das batatas rústicas na air fryer (Foto: Ariel Cristina Borges/Mosaico)

No fim do processo, elas ficaram bem crocantes e saborosas, quase lembrando batatas fritas tradicionais - e eu digo isso mesmo sendo uma pessoa extremamente rigorosa com as minhas batatas fritas, rs. Um bom truque para conseguir o melhor resultado é cortar a batata em pedacinhos médios, já que os muito pequenos podem queimar com mais facilidade e os grandes, por sua vez, não cozinham por dentro.

Limpeza da fritadeira Pró Saúde

Como a Britânia Pró Saúde tem cesto antiaderente, depois do preparo, a limpeza é bem simples e fácil de fazer. Você só precisa esperar esfriar e usar o lado suave da esponja de louças para não arranhar o acabamento. Assim, é possível preservar o aparelho como novo por mais tempo. Evitar produtos químicos muito fortes e abrasivos também e ajuda na manutenção da integridade do cesto por mais tempo, por isso, use apenas o sabão ou detergente comum de louça que você tiver em casa.

Na parte externa, se houver a necessidade, faça a limpeza com um pano umedecido em água ou, no máximo, um detergente neutro. Aqui, o processo deve acontecer sempre depois que o aparelho esfriar.

Imagem da air fryer Britânia Pró Saúde fechada numa mesa com tampo preto e com a parede de tijolinhos no fundo
A Britânia Pró Saúde é compacta e bonita (Foto: Mosaico)

Custo-benefício da Britânia Pró Saúde

No que se trata de custo-benefício, a Britânia não é a marca mais vantajosa do mercado. O preço médio da Pró Saúde, por exemplo, é de R$ 420,00. Com esse valor, você consegue comprar opções maiores no catálogo da Mondial, por exemplo, que tem produtos mais baratos e não perde em funcionalidades. Ainda assim, se você faz questão de apostar nessa marca, a Britânia também não é a mais cara do mercado, ou seja: ainda assim vale a pena.

Produtos similares à airfryer Britânia Pró Saúde

Chegou até aqui e ainda não tem certeza se a Britânia Pró Saúde é a melhor opção para você? Tudo bem, nós ainda podemos te ajudar a escolher. Se o ponto é que você precisa de um aparelho maior, a air fryer Mondial Grand Family Inox é uma fritadeira de 5,5 litros de capacidade que, ainda assim, pode ser encontrada a um preço parecido com o da Pró Saúde. Ela tem timer de até 60 minutos e a mesma variação de temperatura que o modelo da Britânia. Por causa da capacidade, ela também é um pouco maior que a opção de 3,2 litros da concorrente, mas não ocupa tanto espaço quanto se pode imaginar.

Precisa de um modelo com o mesmo tamanho, mas um pouquinho mais barato? A Philco Gourmet Black é a resposta, nesse caso. Ela tem os mesmos 3,2 litros de capacidade no cesto antiaderente e termostato que vai até 200ºC, mas o timer, nesse caso, é de até 60 minutos. Além disso, esteticamente, a Philco Gourmet Black sai na frente de muitos modelos da categoria, já que é bem bonita e elegante.

Conclusão

Imagem da air fryer Pró Saúde num fundo branco ao lado dos selos de um dia de teste e nota 9

A air fryer Britânia Pró Saúde é eficiente, funcional e fácil de manusear. Durante os testes, ela funcionou perfeitamente e de forma prática - o que é, exatamente, o que se busca quando você pensa em comprar uma air fryer. Mesmo dando conta do recado, ela tem como pontos de atenção o preço, que costuma ser um pouquinho mais alto do que de outros modelos do mesmo tamanho (e até maiores) de outras marcas, e o timer, de apenas 30 minutos. Por isso, a minha nota final para ela é 9,0.

Notícias relacionadas