Já faz um tempo que a fritadeira sem óleo chama atenção. Afinal, como o próprio nome já diz, essa fritadeira é capaz de preparar várias receitas sem a necessidade de usar óleo.

Mas se você tem dúvidas se vale ou não a pena comprar um modelo para a sua casa, a gente aqui vai tirar todas as suas dúvidas e ainda mostrar várias vantagens que a fritadeira elétrica sem óleo, também chamada de fritadeira airfyer, oferece.

A gente vai resumir alguns diferenciais, mas depois você pode entender tudo sobre a fritadeira sem óleo. Olha só as vantagens de uma airfryer:

  • Comida mais saudável
  • Preparo prático da receita
  • Variedade de receitas (alguns modelos, além de fritar, ainda gratinam, grelham e tostam)
  • Menos sujeira

Com a fritadeira sem óleo, a comida fica mais saudável

A gente vai começar a falar daquele que é o maior diferencial da fritadeira airfryer: preparar comidas mais saudáveis. Ok, coxinha, churros e batata frita podem ser bem saborosos, mas quando o assunto é saúde, melhor deixar a fritura de lado.

  • Fritadeira Elétrica Sem óleo Cadence Perfect Fryer FRT531 Capacidade 2,3l Timer com Desligamento automático

  • Fritadeira Elétrica Sem óleo Suggar LightFry FT1111PT Capacidade 2,2l Separador de alimentos

Quer dizer, com uma fritadeira sem óleo a história é outra. Ela funciona assim: um sistema é capaz de aquecer o ar, e faz esse ar girar tão rápido sobre os alimentos, que consegue preparar várias receitas sem a necessidade do óleo.

Mas nunca será preciso usar óleo? É nesse ponto que você precisa ficar atento. Em comidas naturais, como mandioca (aipim) e batatas frescas, é preciso colocar um fio de óleo. A vantagem é que, mesmo nesses casos, fabricantes afirmam que o óleo usado é cerca de 80% menor (do que a quantidade de óleo utilizada em uma fritadeira normal).

Sendo assim, a fritadeira airfryer pode ser uma boa opção se você está fazendo dieta ou se tem alguém na sua casa com problemas de saúde (como colesterol alto).

Para esses alimentos naturais, algumas pessoas podem achar que certas receitas perderam aquele sabor tão específico da comida frita no óleo.

Se você comprar uma caixa de nugget, esse produto industrializado já vem com gordura. Ou seja: quando colocado em uma fritadeira airfyer, a própria gordura vai estar ali, fazendo parte dos ingredientes. Conclusão: você pode ter uma comida com sabor e consistência de nuggets preparados em uma fritadeira elétrica tradicional.

Prepare os alimentos na fritadeira airfryer, e sem complicação

Mais praticidade para fazer as receitas. É isso que promete a fritadeira elétrica sem óleo. Bom, você não precisa ser nenhum chef de cozinha para entender como é fritar alimentos em uma fritadeira comum, ou mesmo na panela.

Se você for fritar nuggets longe de uma fritadeira elétrica, e usar aquele método mais antigo e tradicional, de fritar em uma panela no fogão, já sabe: espera o óleo esquentar e depois coloca os nuggets na panela, com cuidado. Mas aí você tem que ficar ali do lado, para a comida não fritar demais.

Depois, ainda vem a parte do "pós-receita": a hora da limpeza! A gordura pode respingar no fogão, isso sem falar do cheiro da gordura que fica pela cozinha (que você pode eliminar com uma coifa ou um depurador).

Além disso, tem a limpeza da panela suja de óleo, e a grande quantidade de óleo jogada fora. Aliás, se você despejar o óleo de cozinha direto na pia, ainda vira um problema ambiental.

Já com a fritadeira airfryer, tudo vai ser mais prático: nada de gordura, e nem aquele cheiro de fritura pela casa. Tudo bem que você precisa esperar a fritadeira atingir a temperatura ideal, de acordo com cada receita. Mas depois de você ter colocado os alimentos, pronto: a fritadeira sem óleo trabalha automaticamente.

Outra vantagem é esta: a maioria dos modelos de fritadeira sem óleo conta com timer com desligamento automático. Assim é só programar o tempo e deixar a fritadeira trabalhar sozinha, sem você se preocupar da receita passar do ponto.

Com todas essas vantagens, você não tem mais dúvidas de que vale a pena, sim, comprar uma fritadeira airfryer, certo? Aproveite que aqui no Zoom tem outros produtos bem úteis: é só comparar os preços e mandar bem na hora da compra!