Pessoa pegando pipocas doces feitas na air fryer

5 receitas na air fryer que você precisa experimentar

Sem sujeira, rápidas, práticas e com sabor: veja receitas diferentes pra fazer na sua fritadeira sem óleo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Aprender a fazer receitas na air fryer é um caminho sem volta: esse eletrodoméstico que dispensa o uso de óleos oferece muito mais praticidade, limpeza e, claro, sabor no seu dia a dia. Para você que acabou de comprar uma fritadeira elétrica, ou quer usar seu modelo para fazer receitas diferentes, confira nosso artigo. Aqui, ensinamos como fazer batata doce na air fryer, pipoca e outras receitas incríveis e saborosas.

Se você tem uma air fryer de 3 andares ou o forno air fryer, pode ir além e fazer receitas ainda maiores e mais robustas, como o bolo na air fryer. Sim, é possível! Por fim, também indicamos opções de air fryer para você que ainda está na dúvida sobre qual modelo adquirir. Confira!

Está chegando agora no mundo das fritadeiras sem óleo? Veja como usar a air fryer aqui!

Receitas para fazer na airfryer simples e fáceis
Receitas para fazer na air fryer: torresmo, batatas, pipoca e bolo na air fryer (Foto: Shutterstock)

Batata doce na air fryer

Uma das receitas de air fryer mais simples e fácil de fazer é a batata doce assada. Esse é um excelente acompanhamento para o seu almoço, jantar e até o lanche, se preferir, e é bem saudável. A maioria das receitas para fazer na air fryer não precisam de óleo, mas, nesse caso, você pode colocar um pouco enquanto tempera para garantir que os temperos grudem bem e a comida fique mais saborosa. Assim, a sua batata na air fryer vai ficar incrível! Veja como fazer:

Ingredientes:

  • 2 batatas doce;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto;
  • Páprica a gosto;
  • 1 fio de azeite (se quiser).

Modo de fazer:

Para fazer a sua batata doce na air fryer, comece descascando as duas unidades e, depois, corte em rodelas finas. Se você quiser fazer uma espécie de chips de batata doce na air fryer, corte-a em rodelas com menos de 1 cm de espessura.

Depois, coloque as rodelas em uma bandeja ou bowl e tempere com sal, pimenta do reino, páprica doce e azeite. Se preferir, você também pode usar outros temperos nas suas receitas na air fryer, como alecrim e outras ervas.

Deixe a sua air fryer pré-aquecer por 10 minutos em 200ºC e, em seguida, coloque as batatas na air fryer. Importante: não coloque uma sobre a outra. Deixe assar por 25 minutos e lembre-se de virar as rodelas para dourar todos os lados.

Bolo na air fryer

De todas as receitas na air fryer, essa aqui, provavelmente, é a que causa mais estranheza. Mas, acredite: é possível fazer um bolo na air fryer, dependendo do modelo de fritadeira que você tiver. O único detalhe é que você vai precisar de uma forma ou outro recipiente que caiba na sua air fryer e que seja resistente ao calor para colocar a massa. De resto, o bolo na air fryer é muito simples de fazer e fica uma delícia!

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • ½ xícara de leite
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

O primeiro passo do seu bolo na air fryer é misturar o ovo, o óleo e o açúcar — nessa ordem — e bater com o auxílio de um fouet até formar uma mistura homogênea. Depois, adicione a farinha de trigo, o chocolate em pó e o leite. Mexa bem a mistura.

Para as receitas na air fryer que são de chocolate, é sempre bom colocar uma pitada de sal. Isso ajuda a realçar o sabor. Em seguida, adicione o fermento em pó. Mexa até incorporar.

Coloque a massa em uma forma untada (pode ser com açúcar, farinha ou chocolate) de alumínio que caiba na sua air fryer.

Receitas para fazer na air fryer, em alguns casos, precisam de pré-aquecimento. Para o bolo na air fryer ficar perfeito, pré-aqueça em 180 graus por 5 minutos. Após, coloque a forma com o bolo e deixe assar por 20 minutos na mesma temperatura.

Faça o teste com uma faca ou palito para ver se o bolo já está pronto — é só colocar a faca ou o palito no meio do bolo, tirar e ver se o palito saiu limpo. Se sim, está pronto!

Cupcakes em forminhas sendo colocados para assar em uma airfryer
Bolos e cupcakes também podem ser preparados na air fryer (Foto: Shutterstock)

Pipoca na air fryer

Uma das nossas companhias favoritas para assistir à filmes ou séries acaba de ganhar uma releitura: a pipoca de air fryer! A receita é prática, fácil e, o melhor, não deixa aquele cheiro de pipoca de micro-ondas impregnado na casa. Outra vantagem das receitas na air fryer é essa: facilitar a limpeza diária da casa e utensílios de cozinha. Quer saber como fazer pipoca salgada na air fryer? Confira as instruções abaixo!

Ingredientes:

  • ½ xícara de milho para pipoca (a quantidade de milho pode variar dependendo do tamanho da air fryer);
  • 1 pitada de sal

Modo de fazer:

Assim como as outras receitas para fazer na air fryer, você vai precisar pré-aquecer o seu aparelho por 5 minutos a 180ºC.

Em seguida, coloque o milho na air fryer e programe 10 minutos na temperatura de 200ºC. Após 2 minutos, você vai começar a ouvir os estouros e vai faltar bem pouco para que a sua pipoca na air fryer esteja pronta.

Quando parar de ouvir os estouros, desligue e passe a pipoca para o recipiente de sua preferência. Por fim, fique à vontade para temperá-la como quiser: com manteiga, ervas e sal.

Torresmo na air fryer

O torresmo na air fryer é a solução perfeita para quem é fã desse prato, mas tem receio de fazer por conta do trabalho que dá e da sujeira que fica no fogão. As receitas na air fryer chegaram para facilitar o dia a dia e tornar o preparo das refeições muito mais simples. E quer outra notícia boa? O torresmo na air fryer, normalmente, leva pouquíssimos ingredientes e ainda fica muito crocante. Vamos começar?

Ingredientes:

  • ½ kg de barriga de porco já cortada
  • 1 colher de sopa de sal

Modo de fazer:

Para fazer um delicioso torremos na air fryer, coloque toda a barriga de porco em um recipiente e tempere com sal. Pode usar as mãos ou outro utensílio de cozinha para misturar. O importante é garantir que todos os pedaços fiquem bem temperados.

Depois, coloque toda a carne dentro da air fryer. Tente colocar as peças de carne mais espaçadas para que o ar circule melhor e consiga fritar todos os pedaços. A barriga de porco deve ficar por 40 minutos na air fryer e, a cada 10 minutos, você deve abrir e mexer bem. Isso vai ajudar o torresmo na air fryer a ficar bem crocante!

Berinjela na air fryer

A berinjela na air fryer é mais uma das receitas de air fryer para você fazer naqueles dias em que está mais preguiçoso ou sem tempo. São muito poucos ingredientes utilizados e o preparo dura, em média, 10 minutos. Isso mesmo! O mais legal das receitas para fazer na air fryer é que, enquanto o seu alimento está fritando, você pode adiantar outras coisas, diferente da fritadeira normal que precisa ser a todo tempo vigiada. Quer saber como deixar a sua berinjela na air fryer bem crocante e saborosa? Vem ver!

Ingredientes:

  • 1 berinjela
  • 2 ovos
  • Sal
  • Farinha de pão
  • Açafrão (tempero também conhecido como cúrcuma)

Modo de fazer:

Para fazer uma berinjela na air fryer bem crocante, você vai precisar cortá-la em rodelas finas, mas não tão finas para que não queimem rápido. Depois, quebre os dois ovos e misture com o açafrão e o sal. Para o preparo, passe as rodelas de berinjela no ovo e, depois, na farinha. Repita o processo com todas as rodelas.

Pré-aqueça a air fryer por 3 minutos a 200 graus e, em seguida, coloque as berinjelas na air fryer. Importante: não coloque uma berinjela por cima da outra. Após 5 minutos, vire as rodelas e deixe fritar por mais 5 minutos.

Leia também: Air Fryer Britânia Pró Saúde é compacta e funcional

Melhores air fryers para você preparar as suas receitas

Para fazer boas receitas na air fryer, você precisa de uma fritadeira sem óleo que atenda às suas necessidades, seja resistente e potente. Por isso, quando for comprar, não esqueça de consultar a lista com os melhores modelos do ano e também levar em consideração quantas pessoas têm na sua casa, a capacidade, temperatura máxima e o quanto o modelo consome de energia.

Os modelos de air fryers de 3 andares, por exemplo, são ideais para quem pretender preparar mais de uma receita ao mesmo tempo ou cozinha para um número grande de pessoas. Uma boa opção são os modelos da Multilaser, que oferecem várias vantagens para o dia a dia.