Mulher mexendo na geladeira aberta com frios e suco de laranja

Geladeira econômica: 5 aparelhos com características que gastam menos energia

Aprenda a escolher uma geladeira econômica e conheça cinco modelos para comprar!

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A busca por uma geladeira econômica vai além do preço na hora da compra: o consumo mensal do aparelho também influencia muito nessa decisão. Afinal de contas, na lista dos eletrodomésticos que gastam mais energia, ela ocupa um dos primeiros lugares por ficar ligada continuamente.

Para conseguir uma geladeira boa e econômica, você vai precisar ficar de olho em funcionalidades que amenizam o gasto de energia. Os modelos de geladeira Inverter, cada vez mais populares, são bons exemplos dessa categoria, mas você também pode buscar pelo modo Férias, pelo Selo Procel A e outras funções.

Pensando em te ajudar a levar uma geladeira mais econômica para casa, nós montamos uma lista com boas opções no momento e também explicamos, rapidamente, os critérios que devem chamar sua atenção no momento da compra. Dá uma olhada e descubra como escolher a sua geladeira ideal!

Leia também: Geladeira Smart: conheça 5 opções de geladeira inteligente

Cozinha planejada com armários de madeira escura e uma geladeira prata de duas portas
A geladeira Samsung RS50N é um dos destaques na nossa lista de geladeira econômica (Foto: Divulgação/Samsung)

Geladeira econômica: como escolher o melhor modelo?

A potência de geladeira e de outros eletrodomésticos costuma ser um dos primeiros itens a ser analisado quando existe a vontade de economizar energia. Ainda assim, dependendo do tamanho e da capacidade da geladeira que você precisa comprar, focar nesse ponto não vai ser tão prático. Uma geladeira grande, por exemplo, precisa ter a potência mais alta para funcionar de maneira eficiente. Por outro lado, existem detalhes que, se presentes no modelo que você vai levar para casa, podem fazer toda a diferença no seu dia a dia e no valor da conta de luz - conheça alguns deles aqui embaixo!

Tecnologia Inverter

A geladeira Inverter (que não pode ser confundida com a geladeira Inverse, que tem o freezer embaixo e o refrigerador em cima) tem o funcionamento do compressor modificado para que ele consuma menos energia. Na prática, a tecnologia inverter funciona mantendo o compressor constante depois que a geladeira atinge a temperatura desejada, evitando os picos de luz que consomem mais energia.

Quer saber mais sobre a tecnologia Inverter? Descubra na nossa matéria!

Selo Procel

O selo Procel é uma regulamentação do Ministério de Minas e Energia que serve para indicar quais eletrodomésticos têm a eficiência energética alta. Ou seja, quais deles funcionam consumindo o mínimo de energia necessária para o tamanho, a potência e o tipo de uso de cada aparelho. O selo Procel A é imprescindível em uma geladeira mais econômica - e um critério que deve ser levado em consideração na hora de escolher os outros eletros da sua cozinha também.

Alerta de Porta Aberta

Mesmo que pareça um detalhe pequeno, o alerta de porta aberta ajuda muito a evitar o consumo exagerado no dia a dia, afinal de contas, geladeira aberta gasta energia. Seu funcionamento é simples: sempre que o aparelho estiver aberto por muito tempo, ele vai emitir um som para avisar que a porta precisa ser fechada. Além de funcionar nos momentos em que você realmente precisa deixar o eletro em uso e aberto, o alerta também serve para mostrar possíveis problemas na porta, como quando você pensa que ela foi fechada, mas não foi.

Modo Férias

Algumas geladeiras são equipadas com modos que permitem alterar a potência de funcionamento do aparelho em determinadas situações. Os modos Compras e Festa aumentam a potência para que a conservação dos alimentos não seja alterada em dias de muita movimentação de porta ou quando uma grande quantidade de itens em temperatura ambiente são armazenados de uma vez só. O modo Férias, por sua vez, diminui a potência para também diminuir o consumo nos dias em que a geladeira ficar mais vazia e sem muito uso.

Controle de Temperatura no Freezer

Outra funcionalidade comum a modelos mais modernos de geladeira econômica é o controle de temperatura individual do freezer, que permite que você aumente ou diminua a potência de funcionamento de apenas um compartimento sem afetar toda a geladeira. Assim, quando o freezer estiver mais vazio, você pode colocar no mínimo e diminuir o consumo sem que o refrigerador seja afetado e vice versa.

OBS: Tipo de Degelo

Se você analisar qual geladeira consome menos energia entre todos os modelos do mercado, certamente vai descobrir que as opções que não têm degelo Frost Free são as mais econômicas. Isso acontece porque o tipo de funcionamento do modelo mais popular naturalmente gasta mais. Ainda assim, na hora de escolher um eletrodoméstico tão importante, você não pode considerar apenas um critério. As geladeiras Frost Free são as mais práticas de manter no dia a dia e as mais tecnológicas, ou seja, as que têm a maior quantidade das funcionalidades citadas acima. Por isso, também são as mais recomendadas - inclusive, na nossa lista.

Ainda assim, se você quiser apostar num outro tipo de degelo para ter um gasto inicial menor, vale a pena procurar as geladeiras Cycle Defrost, que só precisam ser descongeladas duas vezes ao ano.

Geladeira Econômica 1: Brastemp BRO80AK

Um dos principais modelos de geladeira Brastemp, a BRO80AK tem 540 litros de capacidade divididos em 374l no refrigerador e 166l no freezer. Com portas French Door Inverse, o aparelho tem o freezer embaixo e porta dupla no refrigerador, em cima. Por dentro, as prateleiras do eletrodoméstico são de vidro temperado, ela tem fábrica de gelo, diferentes compartimentos para otimizar o espaço e iluminação LED.

Essa geladeira Frost Free econômica consome 73kWh, tem selo Procel A, alerta de porta aberta, função Férias e painel eletrônico para controlar os diferentes modos de funcionamento. Mesmo que ela não tenha a tecnologia Inverter, é uma das principais opções para quem precisa de uma geladeira econômica grande.

Características da Brastemp BRO80AK

  • portas French Door Inverse;
  • degelo Frost Free;
  • 540 litros de capacidade;
  • alerta de porta aberta;
  • modo Férias;
  • selo Procel A;
  • consumo de 73kWh;
  • opções de 127V ou 220V;
  • potência de 170W (127V) ou 160W (220V).

Geladeira Econômica 2: Samsung RS50N

A Samsung é uma das marcas mais conhecidas por incluir tecnologia nos eletrodomésticos de seu catálogo. Por isso, os preços deles costumam ser um pouco mais altos, mas o custo-benefício compensa, como é o caso da geladeira Samsung RS50N. Ela tem 501 litros de capacidade divididos em 357 no refrigerador e 144 no freezer, porta Side by Side e degelo Frost Free, que é bem prático.

A Samsung RS50N é um refrigerador Inverter que consome 68.9KWh e tem selo Procel A, modo Férias e alerta de porta aberta. Além disso, também tem outra função que ajuda a fazer dela uma boa geladeira econômica: o dispenser de água e gelo na porta. Com ele, o "abre e fecha" do eletrodoméstico diminui e, consequentemente o consumo de energia também.

Características da Samsung RS50N

  • portas Side by Side;
  • degelo Frost Free;
  • 501 litros de capacidade;
  • alerta de porta aberta;
  • modo Férias;
  • selo Procel A;
  • tecnologia Inverter;
  • dispenser de água e gelo;
  • consumo de 68.9kWh;
  • opções de 127V ou 220V.

Geladeira Econômica 3: Panasonic NR-BB53GV3

Para quem não tem a necessidade de um modelo tão grande, a geladeira Panasonic NR-BB53GV3 é uma ótima opção. Ela tem 425 litros de capacidade que se dividem em 305 no refrigerador e 120 no freezer. A porta, nesse caso, é Inverse e o degelo também é Frost Free, assim como nos outros modelos da lista. Um dos destaques dessa geladeira é o sistema Econavi, que monitora o uso do refrigerador e otimiza seu funcionamento.

O modelo de geladeira econômica da Panasonic tem consumo de 39.9kWh, tecnologia Inverter, controle individual de temperatura no freezer e selo Procel A.

Características da Panasonic NR-BB53GV3

  • portas Inverse;
  • degelo Frost Free;
  • 425 litros de capacidade;
  • controle individual de temperatura;
  • tecnologia Inverter;
  • selo Procel A;
  • consumo de 39.9kWh;
  • opções de 127V ou 220V.

Geladeira Econômica 4: Electrolux IB53X

A representante da Electrolux na nossa lista de geladeira econômica é IB53X. Com 454 litros de capacidade interna divididos em 310 no refrigerador e 144 no freezer, ela é recomendada para casas com até quatro ou cinco pessoas. A porta dessa geladeira Frost Free econômica também é a Inverse. Por dentro, o eletro tem prateleiras de vidro temperado adaptáveis, fábrica de gelo e compartimentos diversos para otimizar a organização.

Essa geladeira Electrolux tem consumo de 45.7kWh, tecnologia Inverter, alerta de porta aberta, modo Férias, selo Procel A e controle de temperatura individual do freezer.

Características da Electrolux IB53X

  • portas Inverse;
  • degelo Frost Free;
  • 454 litros de capacidade;
  • selo Procel A;
  • tecnologia Inverter;
  • controle individual de temperatura;
  • modo Férias;
  • alerta de porta aberta;
  • consumo de 45,7kWh;
  • opções de 127V ou 220V.

Geladeira Econômica 5: Electrolux IF55

Quer uma geladeira barata com tecnologia Inverter? A Electrolux IF55 é uma das que têm o menor custo do nosso catálogo. Com 431 litros de capacidade divididos em 303 no refrigerador e 128 no freezer, essa geladeira duplex é indicada para casas de até quatro ou cinco pessoas. Um de seus destaques é o freezer espaçoso, mas ela também tem prateleiras adaptáveis, painel Blue Touch e fábrica de gelo.

Além da tecnologia Inverter, as funções que ajudam na economia de energia desse modelo são: alerta de porta aberta, modo Férias, selo Procel A e controle individual de temperatura.

Características da Electrolux IF55

  • portas duplex;
  • degelo Frost Free;
  • 431 litros de capacidade;
  • selo rocel A;
  • tecnologia Inverter;
  • alerta de porta aberta;
  • modo Férias;
  • controle individual de temperatura;
  • opções de 127V ou 220V.

Saiba mais sobre o universo de geladeiras: