Entenda antes de comprar em Geladeira

Vale a pena comprar uma geladeira Side by Side?

Veja se um refrigerador Side by Side é ideal para a sua cozinha.

Geladeira Side by Side
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Se o espaço do freezer da sua geladeira duplex é insuficiente para armazenar todos os alimentos que costuma comprar, você já deve ter pensado em comprar uma geladeira Side by Side.

Escolha sua geladeira Side by Side

Um refrigerador Side by Side se diferencia das demais geladeiras por apresentar duas portas, uma do lado da outra: uma para o freezer e outra para o refrigerador, com bom espaço para os dois compartimentos.

Esses modelos são indicados para residências com famílias grandes ou que precisam armazenar, por exemplo, muita carne e outros alimentos que necessitam de ambientes bem frios para serem conservados. Diversos fabricantes investem nesse tipo de geladeira. Você pode encontrar uma Side by Side Electrolux ou uma Side by Side Brastemp, entre outras.

Para você não ter dúvidas sobre as vantagens e desvantagens desses eletrodomésticos, aqui você vai conhecer vários detalhes sobre o modelo Side by Side. Confira:

Capacidade e espaço ocupado na geladeira

As geladeiras Side by Side oferecem ótima capacidade de armazenamento: são modelos de geladeiras grandes, acima de 450 litros. No entanto, não se esqueça de que a distribuição interna da Side by Side é diferente: ela possui freezer e geladeira lado a lado. Isso resulta em refrigerador e freezer mais estreitos, quando comparados com outros modelos de geladeira.

Contudo, apesar de compartimentos mais estreitos, se você for olhar a largura total, freezer e refrigerador lado a lado, o resultado não poderia ser diferente: as geladeiras Side by Side são bem mais largas do que os outros tipos de geladeiras. Então, na hora de escolher o modelo ideal, você precisa ter alguns cuidados em relação ao espaço ocupado.

Se na sua cozinha há muitos armários, ou se a mesa de refeição é grande, por exemplo, por que não escolher uma geladeira duplex? O tipo duplex ocupa menos espaço, pois é menos largo que o refrigerador Side by Side, além de também contar com um compartimento exclusivo para o freezer.

Vantagens da geladeira Side by Side

  • Se você utiliza pouco o freezer, pode ajustar a temperatura para que ele funcione também como refrigerador, ampliando ainda mais o espaço e as opções de uso;
  • As geladeiras Side by Side são repletas de recursos que otimizam o espaço interno e facilitam o uso. A Side by Side é uma geladeira com dispenser. Seja com o dispenser de água ou ainda com o dispenser de gelo, esses compartimentos que permitem encher um copo de água ou pegar cubos de gelo sem precisar abrir a porta da geladeira ou do freezer, economizando energia;
  • A geladeira Side by Side também chama atenção pelo design; é bonita e cheia de estilo. Além disso, é menos profunda que a duplex ou que a geladeira 1 porta e, por isso, fica bem alinhada com o conjunto de armários, como em uma cozinha planejada.

E as desvantagens desse tipo de refrigerador?

  • O preço de uma geladeira Side by Side costuma ser mais alto, quando comparado ao valor dos outros modelos de geladeiras disponíveis no mercado;
  • Por ser "lado a lado", o freezer acaba tendo um aproveitamento interno menor que o ideal, exatamente por causa de suas facilidades:

- as muitas prateleiras e os compartimentos dedicados facilitam a organização, mas não suportam grande quantidade de alimentos armazenados;

- e os dispensers de gelo e água diminuem o "abre e fecha" da geladeira, mas ocupam boa parte interna, limitando o espaço livre.

  • É bom lembrar que se você deseja muito espaço, tanto para o freezer quanto para a geladeira, pode ser mais válido comprar esses eletrodomésticos separadamente.
 

Com todas essas dicas, avalie se a geladeira Side by Side é realmente útil para a sua cozinha. Assim você faz a escolha certa na hora de comprar uma geladeira.

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em geladeira