Mulher usando creme capilar no banheiro

Cronograma capilar Skala: conheça 5 opções de kit para os cabelos

Conheça o cronograma capilar da Skala, com opções de hidratação, nutrição e reconstrução

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Sua pesquisa é por alternativas para tratamento do cabelo em casa? Então, é bem provável que já tenha encontrado o cronograma capilar Skala nas principais buscas. Os kits da marca, que têm três cremes de tratamento cada, ficaram famosos não só pelos preços acessíveis, mas pela característica de serem todos 100% veganos. Legal, né?

E a boa notícia é que o cronograma capilar Skala tem opções de hidratação, nutrição e reconstrução para diferentes necessidades e tipos de cabelo. Mas antes de decidir pela compra, que tal deixar a gente te ajudar com algumas dicas? Continue lendo a matéria para saber mais sobre o que é e como usar o cronograma capilar Skala, além de prós e contras de cada um dos kits.

Ainda não sabe como hidratar o cabelo em casa? Confira aqui o nosso artigo com as principais dicas!

O que é e para que serve o cronograma capilar Skala?

O cronograma capilar Skala nada mais é do que uma agenda de cuidados com os cabelos. Ele existe porque, para permanecerem saudáveis, nossos fios têm três necessidades básicas e principais:

  • Hidratação: para repor a água e os nutrientes na fibra capilar;
  • Nutrição: para repor óleos e lipídios essenciais aos cabelos;
  • Reconstrução: para repor as protéinas e recuperar a massa capilar.

Assim, no cronograma capilar, a ideia é intercalar esses cuidados com os cabelos, garantindo que eles sejam tratados por completo em cada etapa. Tudo para devolver o brilho e maciez das madeixas, eliminando problemas como pontas duplas, cabelos ressecados e opacidade, por exemplo.

Se quiser algumas dicas de melhores cremes de tratamento para cabelo cacheado, confira nossa lista neste link aqui!

Quais são as opções de cronograma capilar Skala?

A melhor parte de comprar o kit completo da marca é não precisar escolher cada um dos cremes necessários para o cronograma capilar. Ainda assim, é importante ficar de olho para ter certeza de que a opção escolhida realmente atende às necessidades das suas madeixas. Pensando nisso, a gente separou os 5 kits de cronograma capilar Skala e explicamos suas diferenças. Veja abaixo!

1. Kit Cronograma Capilar Amido de Milho, Desmaiado e #MaisLisos

3 cremes capilares de cor amarela, verde claro e roxo em fundo branco
Conheça os cremes que compõem o cronograma capilar (Imagem: Reprodução/Skala)

Quem tem cabelos naturalmente lisos, ou procura esse efeito nas madeixas, pode apostar na linha. Ela é composta por três cremes que contam com ativos conhecidos pelo famoso efeito desmaiado. Ou seja, fios lisos, soltos e sem frizz.

Cremes do kit:

Vantagens da composição: alguns dos ativos presentes nessa combinação são o amido de milho, que ajuda a dar força e brilho aos fios; o óleo de rícino, que fortalece e auxilia no combate à quebra; e os aminoácidos. Juntos, eles diminuem o volume, alinhando os cabelos para um efeito liso impecável. Tudo sem sem sulfato, parabenos, petrolato, silicones ou óleo mineral

Possíveis desvantagens: se você gosta do aspecto natural das ondas nos fios, pode ser que esse cronograma capilar Skala não seja o mais indicado. Para mulheres que têm cabelos tipo 2B ou 2C (que são levemente ondulados e, em alguns casos, também volumosos), a dica é usar essa linha com cautela. Apenas se quiserem, de fato, o efeito liso bem alinhado.

2. Kit Cronograma Capilar Argila Branca, Manteiga de Karité e Vinagre de Maçã

Creme capilar amarelo ao lado de cremes brancos
O Cronograma Capilar é uma excelente alternativa para quem busca melhor hidratação (Imagem: Reprodução/ Skala)

Fez algum processo químico como luzes ou coloração e está sentindo os cabelos mais ressecados, quebradiços e com frizz? Então, essa combinação de cronograma capilar Skala é a mais indicada!

Cremes do kit:

Vantagens da composição: os cremes contam com ativos como óleo de jasmim, argila branca, manteiga de karité, vitamina E e D’Panthenol, por exemplo. Juntos, eles estimulam o bulbo capilar, desintoxicam os fios, selam as cutículas das madeixas e devolvem a maciez dos cabelos ao toque. Vale destacar que nenhum dos cremes têm parabenos, petrolato, silicones ou óleo mineral na composição.

Possíveis desvantagens: se você não estiver com os cabelos muito danificados, é possível que a junção desses cremes de tratamento deem um aspecto 'pesado' aos fios. Especialmente se você tem cabelos finos. Por conta disso, o conselho é usar esse kit de cronograma capilar Skala caso realmente note problemas intensos nas madeixas.

3. Kit Cronograma Capilar Babosa, #MaisCrespos e Potão do Amor

Cremes laranjas, azul e vermelho em fundo branco
Os cremes skala permitem uma maior hidratação do cabelo (Imagem: Reprodução/ Skala)

Se os seus cabelos são cacheados ou crespos, esse cronograma capilar Skala é ideal para você. Ele foi pensado para atender as principais necessidades desse tipo de fio, garantindo que se mantenham fortes, desembaraçados e definidos.

Cremes do kit:

Vantagens da composição: alguns ativos já conhecidos das cacheadas e crespas fazem parte das composições desse trio. A babosa, o óleo de coco, o extrato de amaranto e a manteiga de karité fazem parte da lista de queridinhos quando o assunto é hidratação, nutrição e definição dos cachos. Juntos, eles também são aliados do volume e aparência saudável nos fios. Como esperado, as fórmulas são livres de parabenos, silicones, petrolato e óleo mineral.

Possíveis desvantagens: um dos cremes do kit, o #MaisCrespos é indicado para mulheres com fios crespos e crespíssimos, segundo o fabricante. Ele pode não ser tão indicado para quem tem fios cacheados e não curte muito apostar no volume.

4. Kit Cronograma Capilar Café Verde e Ucuuba, Tangerina e Gengibre e Divino Potão

Cremes verde, branco e rosa em fundo branco
Além dos benefícios já mostrados, os creme Skala também auxiliam no crescimento capilar (Imagem: Reprodução/ Skala)

Precisa de uma forcinha para que o cabelo cresça mais rápido? Esse kit de cronograma capilar Skala tem os ingredientes ideais para estimular o crescimento dos fios, ajudando a manter a saúde das madeixas, do comprimento às pontas.

Cremes do kit:

Vantagens da composição: ativos como café verde, tangerina, gengibre e manteiga de ucuuba ajudam não só na hidratação, como na nutrição dos cabelos. Juntos, eles atuam garantindo a força necessária para um crescimento saudável, evitando o aspecto opaco, quebradiço e ressecado nas pontas dos fios. Os três itens do kit são sem silicones, parabenos, petrolato e corantes.

Possíveis desvantagens: o Divino Potão, um dos cremes desse kit de cronograma capilar Skalar, foi formulado especialmente para quem está passando pelo processo de Transição Capilar. Se esse não for o seu caso, cuidado ao usar o produto para não pesar os fios - especialmente se optar pelo uso sem enxágue.

5. Kit Cronograma Capilar Mais Cachos + Banana e Bacuri + Divino Potão

Cremes amarelo, azul e rosa em fundo branco
Esses cremes são essenciais para quem busca dar um up nos cachos (Imagem: Reprodução/ Skala)

De acordo com o fabricante, cabelos cacheados, crespos, crespíssimos ou em transição são os mais indicados para o uso desse kit de cronograma capilar Skala. Ele ajuda a alinhar os cachos e amenizar o aspecto ressecado das pontas.

Cremes do kit:

Vantagens da composição: o Bacuri, fruto que possui forte poder hidratante, é um ótimo aliado do alinhamento capilar, ajudando também a diminuir o frizz. Além dele, a banana entra como ativo que auxilia na manutenção dos fios saudáveis e fortes. Junto a isso, o óleo de rícino e o óleo de argan somam ao controle e reparação do visual.

Possíveis desvantagens: assim como em outros kits de cronograma capilar Skala, é importante ter atenção ao seu tipo de fio. Cabelos mais lisos ou ondulados devem tomar cuidado com a quantidade de produto ou rever se essa opção é realmente adequada.

Como fazer o cronograma capilar Skala?

Depois de escolher o seu kit, é hora de entender como cuidar dos fios em casa. O indicado pelo fabricante, por exemplo, é que o cronograma capilar Skala seja feito por até 6 meses. Durante esse tempo, para ter um bom resultado, é preciso dividir a frequência de hidratação, nutrição e reconstrução de acordo com a necessidade de cada fio.

Isso porque, dependendo do nível de danos nas madeixas, pode ser que você precise investir mais em reconstrução, por exemplo. Na prática, segundo a marca, o ideal é que os mesmos cuidados sejam realizados três vezes na semana durante um ciclo de mais ou menos um mês. A cada troca de ciclo, você avalia se mantém o mesmo ou muda. A decisão deve se basear nos resultados evidentes nos fios.

Veja abaixo a sugestão de divisão para o cronograma capilar Skala:

Cabelos muito danificados

1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição

3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

Cabelos pouco danificados:

1ª semana: hidratação - nutrição - hidratação

2ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

3ª semana: hidratação - nutrição - hidratação

4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

Cabelos saudáveis

1ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

2ª semana: hidratação - nutrição - hidratação

3ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução