Soundbar Samsung HW-Q600A com o subwoofer do lado.

Soundbar Samsung HW-Q600A: experiência imersiva e som potente

Veja o que pensamos depois de testar essa soundbar intermediária da Samsung

Ana Clara MacriEstagiária

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

Lançada no Brasil em 2021, a soundbar Samsung HW-Q600A promete imersão sonora cinematográfica para a sua sala de estar. Esse modelo intermediário conta com 360W de potência, além das tecnologias Dolby Atmos e Samsung Acoustic Beam, que prometem nitidez e clareza nos sons, além de uma experiência mais realista e envolvente!

Para te ajudar a entender se a Samsung HW-Q600A é a soundbar ideal para você, eu testei e descrevi, abaixo, todas as minhas impressões, surpresas e opiniões sobre o aparelho. Para dar a minha nota final, avaliei cinco critérios: design, potência de som, recursos, conectividade e custo-benefício. Se interessou? Continue lendo para descobrir se essa soundbar da Samsung é a escolha certa para você!

Quer conhecer mais modelos da marca? Confira também o review da soundbar Samsung T555!

Prós e contras da Soundbar Samsung HW-Q600A

Imagem com texto mostrando prós e contras da soundbar Samsung HW-Q600A

Prós: Além das tecnologias Dolby Atmos e Samsung Acoustic Beam, os modos de som do aparelho merecem destaque. A soundbar conta com o modo Adaptive Sound e Som Surround, que maximizam a experiência do usuário. Também merecem destaque a Equalização automática, que identifica o tipo de conteúdo transmitido e ajusta o áudio para ele, e a conexão Bluetooth.

Contras: Infelizmente, essa soundbar não é compatível com assistentes pessoais, logo, não conta com o recurso de controle de voz. Outro ponto negativo é o visor do aparelho, que é muito pequeno e não tem a opção "on screen", dificultando a usabilidade para configurações do aparelho. Também senti que o som do subwoofer é muito baixo, mas falaremos disso mais para frente.

Confira as ofertas da Samsung HW-Q600A no nosso site:

Ficha técnica da soundbar Samsung HW-Q600A

Imagem com texto detalhando a ficha técnica da soundbar Samsung HW-Q600A

Design

Close no canto da soundbar Samsung HW-Q600A, com o escrito "Samsung"
A soundbar Samsung HW-Q600A é coberta por alto-falantes. (Foto: Mosaico)

A primeira coisa que me chamou atenção na Samsung HW-Q600A foi o seu tamanho. Ela impressiona por seus 98cm de largura, e é coberta por alto-falantes na sua parte frontal e superior. Esse modelo segue o padrão dos outros lançamentos da Samsung de 2021, com um formato retangular, sendo baixa e estreita.

Além das caixas de som na parte da frente, ela conta com um display de LED bem pequeno na parte direita, onde aparecem somente quatro caracteres, que apresentam as configurações que estão sendo feitas na soundbar, como modo de som, volume, conexão Bluetooth, etc. Na minha opinião, o visor poderia ser maior, ou poderia ter a opção de mexer nas configurações da soundbar através da TV, porque o tamanho do display acaba prejudicando a usabilidade.

Close nos botões da soundbar Samsung HW-Q600A
Os botões da soundbar Samsung HW-Q600A são simples e discretos (Foto: Mosaico)

Na superfície superior, ela possui quatro botões discretos e simples, bem no centro da barra, para ajuste de volume, conexão Bluetooth e o liga/desliga. Todos esses botões também estão no controle remoto que vem incluso com a soundbar.

Ainda sobre o tamanho da soundbar, suas dimensões são: 98 x 5,8 x 10,5cm (L x A x P), o que eu considero bem grande, por ser quase do tamanho da minha TV, uma LG UN7310 de 43". Ela pode ser apoiada em um rack, que deve ser espaçoso, logo na frente da TV, mas o aparelho também conta com suporte para parede, que vem incluso.

As entradas de conexão ficam na parte traseira da soundbar, de forma bem discreta, ficando escondidas para quem olha de frente e mantendo o design do modelo bem moderno e clean.

Potência de som

A Samsung HW-Q600A tem uma potência de 360W, distribuídos em 3.1.2 canais e nove alto-falantes, perfeita para ambientes médios. Esse modelo possui diversos modos de som, além de tecnologias que transformam a sua experiência, para que você se sinta mais imerso.

Essa soundbar conta com a tecnologia Samsung Acoustic Beam, que permite que você ouça com clareza e nitidez o deslocamento e a direção do som, tanto para as laterais, quanto para cima e para baixo. Isso acontece através de 28 pequenas aberturas acústicas que emitem o som de maneira independente. Assim, você percebe em tempo real a movimentação do áudio de seus filmes e séries, tendo uma experiência muito envolvente!

Além disso, a soundbar Samsung HW-Q600A também é equipada com a tecnologia Dolby Atmos e DTS:X que, aliadas, proporcionam uma alta qualidade de áudio e buscam tornar os sons mais realistas e imersivos através da tecnologia de som surround. Assim, você tem a oportunidade de trazer um pouco da qualidade de som do cinema para a sua sala de casa. Na minha opinião, tanto no modo de som "Surround Sound", quanto no "Adaptive Sound", essa tecnologia melhorou muito a minha experiência. É nítida a diferença entre o alto-falante padrão da TV e a qualidade dessa soundbar, a sensação é de que até a minha sala pareceu maior!

Agora, senti que o subwoofer não foi tão útil como poderia ter sido. Mesmo utilizando ele no seu volume máximo, +6, tive a impressão de que o som ainda estava muito baixo, então os graves acabavam ficando em desvantagem em relação ao restante do áudio. Nesse quesito, senti que a equalização automática ajudou bastante, mas ainda poderia melhorar.

Para quem busca um som 100% envolvente e muito semelhante ao de cinema, talvez essa soundbar decepcione um pouco, pois não existe a possibilidade de adicionar ao sistema as caixas de som traseiras. Essa soundbar é importada pela Samsung e suas caixas traseiras não estão disponíveis para compra no Brasil ainda, o que pode acabar fazendo falta para quem faz questão dessa adição.

Ainda assim, gostei muito da potência de som dessa soundbar, tanto para reprodução da TV, quanto para músicas e podcasts que estavam tocando do meu celular, através do Bluetooth. Não sou especialista em som, mas para as minhas necessidades, a Samsung HW-Q600A agradou muito!

Entenda o que é a tecnologia Dolby Atmos!

Recursos

Os recursos da soundbar Samsung HW-Q600A são ótimos complementos para o aparelho. Ela conta com quatro modos de som, que podem ser alternados a qualquer momento de acordo com o conteúdo que está sendo reproduzido. Eles são: Standard, Surround Sound, Game Pro e Adaptive Sound. Cada um desses modos otimiza o áudio de uma forma diferente, possibilitando diferentes experiências.

O modo Adaptive Sound é o que considero melhor, na minha opinião. Seja para assistir filmes e séries, ou ouvir músicas e podcasts, esse modo foi o que tornou a minha experiência mais confortável. Senti que no modo Surround Sound, havia muita discrepância entre os graves e os agudos, e em alguns filmes, as cenas de ação ficavam com um som insuportavelmente alto, enquanto os diálogos ficavam muito baixos, mesmo com a utilização do subwoofer. Ainda assim, o Surround Sound cria uma experiência incrível, graças ao Acoustic Beam e a tecnologia Dolby Atmos, sendo muito imersivo e realista.

A Samsung HW-Q600A também conta com o recurso de sincronia sonora, mas infelizmente não pude testá-lo, porque minha TV é da LG e essa função só está disponível para TVs Samsung. Ao ser utilizada, a TV e a soundbar emitem o som ao mesmo tempo, melhorando ainda mais a experiência.

Infelizmente, essa soundbar perde pontos para mim no seguinte tópico: ela não é compatível com assistentes virtuais, como a Alexa ou Google assistente. É até compreensível que esse recurso não esteja disponível, já que esse é um modelo intermediário e seu preço reflete isso, mas esse é um recurso que eu, particularmente, senti falta.

Veja também o review da soundbar JBL SB160, que tem boa conectividade e som de cinema!

Conectividade

Imagem das conexões na parte traseira da soundbar Samsung HW-Q600A
A soundbar Samsung HW-Q600A também tem boa conectividade (Foto: Mosaico)

Essa soundbar pode ser conectada por Bluetooth, HDMI ARC, USB, ou cabo Óptico, mas apenas o cabo de HDMI ARC vem incluso com o aparelho. Fiz a conexão com o cabo HDMI e foi relativamente simples, o subwoofer é conectado apenas na tomada, tendo conexão wireless com a barra, enquanto a soundbar é conectada na TV e na tomada. O processo está bem explicado no manual, demonstrado em desenhos que mostram os cabos e as suas respectivas entradas. Na minha opinião, não dá para fazer a conexão com fio sem a ajuda do manual, porque os cabos do subwoofer e da barra são muito parecidos, podendo ser confundidos. Então, recomendo a leitura do manual antes de fazer a instalação do produto.

A soundbar Samsung HW-Q600A também conta com conexão Bluetooth, que é feita com facilidade. Para conectar no celular, eu cliquei e pressionei por cinco segundos o botão "BT Pair" no controle remoto, mas que também pode ser pressionado no console da soundbar. Depois disso procurei pelo dispositivo no meu smartphone e fiz o pareamento rapidamente. Esse modelo também com o recurso de multiconexão Bluetooth, aceitando até dois aparelhos conectados ao mesmo tempo.

Conectar a soundbar na TV pelo Bluetooth também foi fácil, realizei o mesmo processo anterior, e procurei o aparelho na parte de "saídas de som" da minha TV (que é da LG). A conexão foi feita imediatamente.

Para quem tem um smartphone Galaxy da Samsung, a tecnologia Tap Sound também é uma opção de conectividade. Basta encostar o celular na soundbar, que ele começa a reproduzir suas músicas e sua playlist automaticamente.

Veja as melhores soundbars com conexão Bluetooth do momento!

Custo-benefício

Para um modelo com ótima potência de som, mas sem muitos recursos diferenciais, pode-se dizer que a Soundbar Samsung HW-Q600A tem um bom custo-benefício! Ela conta com tecnologias atuais, como descrevemos acima e com uma ótima potência e qualidade de som, para a sua faixa de preço.

Essa soundbar pode ser encontrada a partir de R$ 1.599, estando na média de preço de outros modelos com os mesmos recursos. Então, se você não sente falta de uma assistente virtual integrada, vale a pena investir nesse aparelho!

Se um aparelho com bom custo-benefício é o seu principal objetivo, confira a nossa lista com opções de soundbar boa e barata!

Produtos similares

Ficou interessado, mas quer conhecer outras opções? Separei três modelos de soundbar que valem a pena para você! A primeira delas é a soundbar LG SNH5, modelo similar em preço, mas que surpreende com uma potência maior, de 600W em 4.1 canais. Esse aparelho também conta com equalização automática, além da tecnologia Al Sound Pro, que adapta o áudio de acordo com o conteúdo que está sendo reproduzido, para que ele seja mais nítido e agradável.

Se você faz questão de uma soundbar que seja compatível com assistente pessoal, então talvez a Samsung HW-Q800A seja ideal para você! Esse modelo é bem similar à HW-Q600A, contando também com tecnologia Dolby Atmos, sincronia sonora, Acoustic Beam e subwoofer sem fio. Seu principal diferencial é o recurso de comando de voz com assistente pessoal, já que o aparelho vem com Alexa integrada. Além disso, ela também conta com a tecnologia de inteligência de som antirruído, que impede os ruídos do seu ambiente de atrapalharem a sua experiência, já que o som se adapta para enfatizar as vozes e fornecer diálogos mais claros.

Agora, se você busca um modelo mais em conta, vale a pena conferir a soundbar Samsung HW-T555! Por ser um modelo mais barato, ela não possui tantos recursos tecnológicos e pode ser considerado um modelo inferior. Apesar de ter o recurso Som Surround, ela não conta com Dolby Atmos e nem com o Acoustic Beam. Ainda assim, essa soundbar possui uma potência de 320W e cinco speakers, sendo um aparelho potente para quem busca uma soundbar com bom custo-benefício.

Conclusão

Foto da soundbar Samsung HW-Q600A com o escrito "1 dia de teste" e "Nota 9,0"

Se você está buscando por uma soundbar que faz jus ao preço e vai preencher o seu ambiente de tamanho médio, sugiro que invista na Samsung HW-Q600A, que você não vai se decepcionar. Com recursos e tecnologias atuais, uma potência de 360W, e nove alto-falantes, você estará embarcando em uma experiência imersiva e muito satisfatória. Ainda que eu tenha sentido falta de um recurso aqui e outra melhoria ali, continuo recomendando esse modelo, porque esses fatores não prejudicaram tanto o uso do aparelho. Considerando todas as análises feitas acima, minha nota para essa soundbar da Samsung é 9!

Quer conhecer outros modelos da marca? Confira qual é o melhor home theater da Samsung!