Zoom indica em Impressora e Multifuncional

Limpe sua impressora e garanta mais qualidade de serviço

Aqui você sabe como limpar sua impressora na hora certa, e com praticidade.

Limpar impressora
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Para grande parte das pessoas, imprimir um documento é algo simples e corriqueiro, basta colocar o papel na bandeja da impressora, clicar em "ok" e pronto, lá está o resultado final. Muitas vezes se esquece de que, por trás desse processo, existe toda uma engrenagem funcionando, e caso você não tome alguns cuidados, o aparecimento de problemas é questão de tempo.

Multifuncionais para você

Um dos fatores que mais ocasionam problemas nas impressoras é a falta de limpeza. Especialistas dizem que esse fator é um dos responsáveis pelo mau funcionamento, tanto da impressora comum quanto de uma multifuncional.

A não limpeza da máquina pode gerar borrões nas impressões, “engasgadas” de papel, barulho excessivo e até mesmo falhas no resultado final. Então, por que não aprender como efetuar uma limpeza na impressora e melhorar seu desempenho? Confira aqui dicas bem úteis e práticas e deixe a limpeza em dia:

Quando realizar uma limpeza de impressora?

Bem, para que isso seja possível, é importante saber que tipo de impressora você tem. A impressora jato de tinta necessita de manutenção e limpeza interna a cada seis meses – caso haja uso diário – e anualmente, em caso de uso entre uma e duas vezes por semana.

A impressora a laser deve ser limpa ao final de cada tonner ou, se usada em menor intensidade, o procedimento pode ser realizado a cada dois anos.

No entanto, o processo de limpeza interna não é tarefa simples, existem diversos encaixes e peças que, caso manuseados de forma incorreta, podem quebrar e fazer com que a tentativa de economia, na não contratação do serviço de um profissional, gere ainda mais gastos.

Como limpar o cartucho de tinta da impressora?

Um procedimento simples, que pode ser realizado em casa, é a limpeza dos cartuchos. Sempre que achar necessário, retire-os do carrinho de impressão – com a impressora desligada – e efetue a limpeza da saída de tinta com um cotonete seco. Esse processo já é capaz de retirar o excesso de tinta da peça melhorando a qualidade de impressão. Tome cuidado para não encostar os dedos nos conectores localizados na parte traseira dos cartuchos, se isso acontecer, passe uma borracha branca para limpar.

Limpeza de impressoras e multifuncionais

Em caso de sujeira superficial dentro da máquina, pode-se usar um pano seco e será suficiente. Em partes onde existe muito acúmulo de tinta, a limpeza pode ser realizada com cotonete embebido em álcool isopropílico (usado para componentes de informática e eletrônica). Basta passá-lo suavemente na área, até que a tinta seja totalmente retirada. Tome cuidado para não molhar a parte interna da impressora nem os cartuchos e lembre-se: é muito importante estar atento no momento da realização desse procedimento, para que nenhuma peça se desencaixe.

Com a realização da limpeza interna melhora-se o desempenho do equipamento, já que a lubrificação será melhor aproveitada pela máquina. Outra dica interessante é procurar no CD de software que acompanha a impressora um ciclo de limpeza ou manutenção, o qual é possível ativar e deixar que a máquina realize o serviço básico por conta própria. Mais detalhes também podem ser encontrados no manual de instruções da impressora ou multifuncional. Isso poderá ajudar você a conhecer quais peças podem ser removidas e como realizar esse procedimento. No entanto, o melhor a ser feito para evitar maiores problemas é uma manutenção periódica e usar a máquina de acordo com as especificações do fabricante.

Ajudando na manutenção da impressora

Existem ainda alguns procedimentos que podem ser feitos de forma preventiva, como cobrir o equipamento com pano - para que a poeira não suje demais o sistema interno – e imprimir ao menos uma ou duas páginas por semana, para que a impressora não fique parada. Esse é um excelente método para evitar que os cartuchos deixem de funcionar.

Quanto à limpeza externa, nada difere da forma como é realizada em outros aparelhos: umedeça um pano em água e passe sobre a impressora. Aproveite para limpar a bandeja de papel e o vidro do scanner, caso seja uma multifuncional.

Cuidando bem do equipamento e dando a atenção necessária para que ele não sofra com a falta de limpeza e manutenção você terá total aproveitamento de tinta, papel e maior durabilidade da impressora.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em impressora e multifuncional