Zoom indica em Impressora e Multifuncional

Tipos de cartucho para impressora

Qual cartucho de impressora escolher: original, compatível ou remanufaturado?

Cartucho de impressora
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você já tem uma impressora, ou está pensando em escolher um modelo novo, é comum que você pesquise na hora da compra até encontrar a melhor relação custo/benefício, certo?

Desde simples impressões de texto em preto e branco até recursos mais eficientes, que podem ser encontrados em uma multifuncional (como escanear, copiar e digitalizar), a expectativa é que o equipamento cumpra sua função com qualidade. E, no caso de uma impressora jato de tinta, o cartucho para impressora é um dos itens fundamentais para garantir a qualidade de impressão. Afinal, nada pior do que finalizar um trabalho no computador e depois ver o material borrado ou com falhas, não é mesmo?

Segurança em primeiro lugar com o cartucho de impressora ideal

O cartucho de tinta original é sempre a opção mais segura pela compatibilidade com a impressora e mecanismos de segurança criados pelo fabricante como garantia de qualidade. Se algo der errado, você tem como trocar e reclamar. Outra vantagem é que o cartucho para impressora pode ser reciclado. Por conta de todos estes fatores, o preço é mais alto. Esta é a opção mais segura para trabalhos profissionais, em que não há espaço para o improviso.

Pensando em economizar com um cartucho para impressora?

Mas, se a quantidade for o fator determinante, será que vale a pena usar alternativas? Esta é uma questão que deve ser pensada com cuidado. Uma das opções para baratear o custo é usar os cartuchos compatíveis. Eles funcionam como genéricos. A utilização de matérias-primas novas e indicações dos códigos dos produtos originais ajudam o consumidor a escolher o mais indicado para cada impressora.

E a recarga de cartucho, como acontece?

Outra possibilidade de cartucho de impressora são os tipos remanufaturados ou reciclados, quando uma empresa reaproveita os recipientes do fabricante. Esta é uma prática comum, que tem uma qualidade aceitável e pode ser repetida cerca de seis vezes, segundo a Associação Brasileira de Recondicionadores de Cartuchos para Impressoras (Abreci).

Comprar impressora ou multifuncional?

Porém, se o processo for malfeito, mais do que uma impressão ruim, há o risco de vazamento, que pode causar danos sérios à impressora (tanto a impressora simples quanto uma multifuncional). Se isto acontecer, você ainda perde a garantia.

E atenção: melhor nem pensar em adquirir produtos pirateados! O preço muito mais baixo pode até ser tentador, mas lembre-se de que cartucho para impressora pirata pode comprometer o equipamento de uma forma irremediável, ou seja, é o típico caso do barato que sai caro. Além do mais, o comprador está cometendo um crime previsto no Código Penal, por receptação de artigo criminoso. Será que vale a pena o risco?

 

A boa notícia é que no Zoom você pode pesquisar cartuchos de várias marcas. Assim fica fácil escolher o ideal para suas impressões. E não custa lembrar que aqui você também encontra impressoras e muitos mais produtos de Informática, como notebooks, tablets e PCs.

Bom, já deu para perceber que opção é o que não falta para seus trabalhos. Compare preços e faça e escolha certa. Afinal, no Zoom você sempre encontra grandes descontos (todos de lojas confiáveis!), isso sem falar nas ofertas especiais durante a Black Friday. Então, aproveite!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em impressora e multifuncional