Ferramentas de jardinagem: como montar um kit de jardinagem?

Preparamos uma lista com todas as ferramentas que você precisa ter no seu kit de jardinagem

Letícia LamarcaRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Cultivar um jardim vertical ou uma horta em casa é uma ótima atividade para amenizar o estresse e liberar a criatividade. Para isso, montar um kit de jardinagem pode ser o primeiro passo para um novo hobby ou (quem sabe?) uma nova profissão. As ferramentas de jardinagem apropriadas podem garantir que as suas plantas ou hortaliças recebam os cuidados adequados. Mas, você sabe quais as ferramentas de jardinagem ideais para se ter em casa?

Manter essa rotina exige mais do que tempo e dedicação. Um kit de jardinagem com as ferramentas certas para o seu jardim ou horta deve facilitar tarefas como preparar a terra, transplantar os vasos de planta e regar as espécies. Pensando nisso, preparamos uma lista com todos os produtos para jardinagem que você vai precisar para cuidar das suas plantinhas, seja você um jardineiro iniciante ou experiente. Dê um Zoom e confira!

Veja os nossos artigos para ficar por dentro dos melhores produtos!

Conheça as ferramentas de jardinagem que você precisa para montar um kit para o seu jardim! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Conheça as ferramentas de jardinagem que você precisa para montar um kit para o seu jardim! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A pá é a ferramenta mais essencial do kit de jardinagem

A é uma das ferramentas mais importantes para o seu kit de jardinagem residencial. Isso porque ela prepara a terra, conduz o adubo, remove as pedras que aparecem no substrato e troca as plantas de lugar sem machucá-las.

Existem dois tipos principais de pá: as pás de mão são pequenas, estreitas e ideais para plantas de pequeno porte, e as pás grandes trazem cabos ou hastes longas e são ótimas para abrir grandes buracos e fazer o plantio de espécies de grande porte.

Garfo

O garfo é uma ferramenta de jardinagem para trabalhar o solo

O garfo é uma ferramenta de jardinagem usada para trabalhar o solo. Ele ajuda a afofar e a misturar a terra, permitindo a entrada de oxigênio e deixando-a ainda mais macia, além de facilitar a retirada de pragas e ervas invasoras do jardim.

Em jardins ou hortas maiores, o garfo pode ser substituído pelo rastelo ou ancinho. O rastelo de cabo ou haste longa agiliza o processo, já que o garfo costuma ser um item menor, de mão.

Ancinho ou Rastelo

O ancinho é uma ferramenta de jardinagem para limpar e nivelar o solo

O ancinho ou rastelo é uma ferramenta que auxilia na preparação e na manutenção do solo. Essa ferramenta de jardinagem serve para fazer a limpeza e nivelar a terra antes do plantio, sendo bastante útil também para remover as folhas secas.

Esse item conta com dentes curtos e ajuda na remoção de ervas daninhas em espaços onde o garfo não consegue alcançar. Existem ancinhos com cabo ou hastes longas e ancinhos de mão, com cabo curto, ideais para jardins menores.

Tesoura ou Alicate

A tesoura é uma ferramenta de jardinagem para podar as plantas

A poda é uma das etapas mais importantes para a manutenção do jardim e, para isso, será necessário adquirir uma tesoura ou alicate específicos para a poda. Essas ferramentas são pensadas para não machucar as plantas, e também podem ser utilizadas para cortar e compor arranjos de flores, por exemplo.

É fundamental escolher o modelo correto, pois existe uma tesoura para cada tipo de corte (árvores, galhos, folhas ou flores). O modelo com lâminas grossas e longas é recomendado para aparar galhos ou plantas de grande porte. Para flores ou podas mais leves, o ideal é utilizar uma tesoura menor.

Regador ou Pulverizador

O regador é uma ferramenta de jardinagem fundamental para o seu kit

O regador é outra ferramenta de jardinagem fundamental, pois ele garante que todas as plantas ou flores recebam a quantidade certa de água. Existem regadores de diversos tamanhos, formatos e materiais, que podem aliar jardinagem e decoração.

Os regadores grandes são ideais para regar plantas ou jardins maiores, por exemplo. Já os regadores com cabo são ótimos para aquelas plantinhas que estão em locais de difícil acesso, como espécies suspensas.

Além do regador, também é possível utilizar o pulverizador para regar as suas plantinhas. O pulverizador funciona como um borrifador, e pode contar com alças para ser usado nas costas. Ele é indicado para jardins grandes.

Dependendo do pulverizador, seu reservatório pode chegar à capacidade de 20 litros. E ele não serve apenas para regar plantas. O pulverizador também pode ser usado para espalhar inseticidas, fungicidas e herbicidas.

Transplantador

O transplantador é uma ferramenta de jardinagem para mudar as plantas de solo

O transplantador não é uma ferramenta de jardinagem essencial, mas pode ser uma mão na roda. Ele é utilizado para mudar as plantas de solo, sendo parecido com uma pá, mas mais estreito e com marcação de profundidade.

Ideal para retirar a terra na hora de acomodar a planta ou a muda em um novo local, o transplantador garante o espaço e a profundidade que a espécie precisa para o crescimento de sua raiz.

Barbante

O barbante pode ser um aliado para amarrar espécies que precisam ser guiadas

Sim, barbante! O barbante pode ser um grande aliado no cuidado com as plantas. Ele deve ser utilizado para amarrar as espécies que precisam ser guiadas para crescer, como as trepadeiras, por exemplo.

É importante que você utilize o barbante e não o arame. Isso porque o arame aquece o caule, podendo queimá-lo, causando, inclusive, a morte da planta. O barbante, por sua vez, não machuca o caule, principalmente os mais finos.

Equipamentos de Proteção

Luvas, óculos, avental e botas são acessórios de jardinagem que podem evitar acidentes

Saindo da categoria de ferramentas para acessórios de jardinagem, investir em luvas, óculos, avental e botas pode evitar acidentes, desde os espinhos até os insetos. Afinal, não dá para pensar em jardinar antes de se proteger.

As luvas, por exemplo, são fundamentais para não se sujar (tanto) e proteger as mãos não só de espinhos e insetos, mas das próprias ferramentas de jardinagem, principalmente aquelas com dentes pontudos.

Kits de Jardinagem

Os kits de jardinagem costumam ter as ferramentas de jardinagem necessárias

É possível adquirir as ferramentas de jardinagem por meio de kits de jardinagem. Além de sair mais em conta, esses kits costumam ter tudo o que você precisa. Na jardinagem para iniciantes, um bom kit deve conter pá, garfo, tesoura e ancinho para o jardim.

Já para os mais experientes, dá para encontrar kits de jardinagem com características profissionais. Quem quer investir em ferramentas de jardinagem à nível profissional, o ideal é optar por um kit de jardinagem que contenha, além do básico, sacho, pulverizador ou borrifador e foice ou machado.

E lembre-se! É importante deixar as ferramentas de jardinagem limpas após o uso. Para isso, fique atento ao material. As ferramentas de fibra de vidro são, em geral, mais fáceis de limpar; as de alumínio, mais leves; e as de aço inoxidável não enferrujam.

Leia também: Como limpar produtos em aço inox?