Logo Zoom
Logo Zoom

Os consoles de videogame só evoluem. Melhores gráficos e novos recursos surgem a todo momento. Mas isso não quer dizer que consoles de gerações passadas não tenham seu valor. O PlayStation 3 é um bom exemplo disso. O console pode já não ser mais fabricado, mas ainda tem alguns jogos PS3 que valem a pena.

O ano de 2021 marcou o primeiro ano do lançamento do console mais recente da Sony, o PS5. Mas também marcou 15 anos desde o lançamento do saudoso PS3 que foi “lar” de muitos jogos e franquias marcantes. Por isso, nós preparamos uma lista com 20 dos melhores jogos PS3 para você curtir, seja para se aventurar em um novo universo, seja para embarcar na nostalgia.

Leia também o nosso artigo sobre o PS3: preço e análise para você saber se vale a pena comprar

God of War 3

Após God of War 1 e 2 do PlayStation 2, o terceiro game da saga concluiu a história de Kratos contra Zeus e outros deuses da mitologia grega como um dos melhores jogos para PS3. O título utiliza a jogabilidade clássica de God of War, na qual o guerreiro espartano brada suas lâminas do caos por toda parte para realizar combos.

A passagem da série do PS2 para o PS3 permitiu que os gráficos ficassem ainda mais detalhados e a câmera mais livre para seguir a ação quando Kratos enfrentava criaturas gigantescas que ocupavam toda a tela. O final causou muita angústia nos fãs da série quando foi lançado, mas hoje sabemos por onde Kratos andou com a sequência God of War no PlayStation 4. O jogo também recebeu um remaster na geração seguinte.

Sonic Generations

O jogo comemorativo de 20 anos do mascote da Sega, Sonic the Hedgehog, lançado originalmente em 2011 é até hoje um dos games mais interessantes do porco-espinho nos anos recentes. O jogo reúne o Sonic moderno que jogadores conheceram em 3D na época do Dreamcast e o Sonic clássico em 2D da época do Mega Drive para criar uma experiência mista que combina nostalgia e celebração em um dos melhores jogos para PS3.

Durante o game, usuários têm a chance de revisitar algumas das principais fases da franquia Sonic the Hedgehog desde Green Hill Zone, sempre com duas versões, uma clássica e uma moderna, de acordo com o Sonic que é utilizado. O Sonic moderno é mais focado em velocidade, com ângulos em 3D, enquanto o Sonic clássico foca-se em plataforma com uma jogabilidade puramente lateral.

Se é fã do personagem, veja também nossa lista de melhores jogos do Sonic.

Os Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados

Demorou alguns anos para fãs dos Cavaleiros do Zodíaco receberem jogos baseados no desenho, mas vários deles estiveram disponíveis no console da Sony e se tornaram alguns dos melhores jogos para PS3. Enquanto Os Cavaleiros do Zodíaco: A Batalha do Santuário focava-se na saga das 12 Casas com uma jogabilidade beat'em up de bater em todos pela frente, Os Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados foca-se mais na parte de luta em arena, como a maioria dos jogos de anime recentes, e traz as principais sagas.

Jogadores poderão escolher entre mais de 50 personagens diferentes, incluindo versões alternativas de cada cavaleiro, com diferentes armaduras, para enfrentar Ares, Poseidon e até mesmo Hades seguindo os eventos do anime. Durante o combate, cada lutador pode concentrar seu cosmo e desferir enormes ataques com animações vistosas em tela.

LEGO Vingadores

Os games da saga LEGO são alguns dos mais divertidos dos consoles e LEGO Vingadores (LEGO Avengers) não é exceção, além de ser um dos melhores jogos para PS3 em matéria de multiplayer cooperativo. No papel dos clássicos bonequinhos de plástico, jogadores relembrarão o primeiro filme dos Vingadores e vários dos filmes individuais de personagens da segunda fase da Marvel, culminando em Vingadores: A Era de Ultron.

Jogadores poderão jogar com alguns dos principais personagens dos filmes e liberar mais heróis da Marvel para explorar mundos abertos que se relacionam com as grandes aventuras dos Vingadores, como a ilha de Manhattan, a base da Shield, Asgard, Sokovia, a fazenda do Gavião Arqueiro e mais. Nesses locais é possível realizar missões para outros personagens e desbloquear veículos icônicos dos heróis.

Se você gosta da franquia, confira a nossa lista com os melhores jogos de Lego!

Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain

O quinto capítulo da série Metal Gear Solid é provavelmente a obra-prima do criador da série, Hideo Kojima, e além de ser um dos melhores jogos PS3, pode ser um dos melhores da geração. The Phantom Pain traz a conclusão da saga de Big Boss, personagem que usuários talvez se lembrem de Metal Gear Solid 3 do PlayStation 2 (Disponível na Metal Gear Solid HD Collection). Ele marca também o último game em que Kojima trabalhou antes de sair da produtora Konami.

A grande diferença do game em relação aos capítulos anteriores é que ele oferece um grande mundo aberto para ser explorado e jogadores podem escolher como completar suas missões, com diferentes equipamentos, parceiros e abordagens, inclusive ser sorrateiro. Quanto mais o jogador avança no game, melhores equipamentos e personagens são desbloqueados.

Com eles, você pode então retornar a fases anteriores e completá-las de maneiras diferentes e mais eficientes. Tudo isso com uma história profunda espalhada pelos diferentes estágios.

Infamous 2

A série Infamous foi uma das franquias originais que nasceram no terceiro console da Sony e rapidamente se tornou um dos melhores jogos para PS3. Infamous 2 é como um jogo de mundo aberto de super-herói, porém realista, como o que aconteceria se pessoas comuns obtivessem poderes especiais no mundo real.

A história segue os passos de Cole MacGrath, personagem do primeiro game que desenvolveu poderes elétricos. Ele precisa se tornar mais poderoso para enfrentar um inimigo chamado "The Beast", porém precisa decidir se fará isso utilizando seus poderes para ajudar os outros ou apenas para ganho próprio. As decisões do jogador influenciam um sistema de "Karma" que decidirá se Cole se tornará um herói ou vilão até o final da história.

South Park: The Stick of Truth

Muitos jogos baseados em desenhos animados acabam como produtos superficiais, às vezes muito fiéis ao desenho, mas com uma jogabilidade sem graça, mas então existem títulos como South Park: The Stick of Truth. Desenvolvido pela Obsidian Entertainment, conhecida produtora de RPGs como Fallout: New Vegas e The Outer Worlds. Esse game captura perfeitamente a essência de South Park e traz uma jogabilidade divertida e criativa que combina com os personagensem um dos melhores jogos para PS3.

Neste game, os jogadores entram no papel de um "Garoto novo" que se mudou para South Park e tem que se enturmar com os principais personagens da franquia, como Kyle, Stan, Cartman e Kenny, enquanto brincam de uma fantasia medieval com um graveto que contém poderes mágicos de verdade. Fãs do desenho animado ficarão maravilhados por visitar as principais localidades da série, contando com participações especiais e easter eggs por toda parte.

Vale lembrar que apesar do visual, South Park: The Stick of Truth é recomendado apenas para maiores de 18 anos, pois possui conteúdo adulto e violência.

The Last of Us

The Last of Us é um dos jogos de PS3 que mais marcou o console. O jogo, lançado em 2013, se passa em uma realidade pós-apocalíptica com zumbis. Apesar de ter muita ação e sobrevivência, a narrativa é o que mais se destaca no jogo. Principalmente quando falamos sobre construção de personagens realistas e da relação entre o protagonista Joel e a jovem Ellie ao longo da aventura.

Quer saber mais sobre a Ellie? Então confira o nosso artigo especial sobre a protagonista de The Last of Us 2!

The Last of Us foi um dos jogos mais vendidos da Sony em 2013 e recebeu críticas bastante positivas. O jogo ficou tão popular que rendeu uma continuação em 2020 para o PS4, mesmo que esse não fosse o plano inicial. Por isso, se você ainda não jogou The Last of Us, vale a pena jogar o original no PS3 para então partir para a sequência. Ele existe em versão remasterizada no PS4 também.

The Elder Scrolls V: Skyrim

The Elder Scrolls V: Skyrim é o quinto jogo da franquia de RPG de ação em mundo aberto da Bethesda. A franquia em si já é bem-sucedida e com Skyrim não foi diferente, recebendo várias notas positivas no seu lançamento em 2011. Apesar de ser uma série de jogos, você não precisa jogar os anteriores para entender o enredo e curtir Skyrim.

Como um RPG, em Skyrim você cria o seu protagonista, que começa o jogo como um prisioneiro, mas que logo vira a esperança da província por ser um dos poucos com poder de derrotar os dragões que atacam a região. O jogo conta com esquema de habilidades que dão a liberdade para o jogador escolher as suas favoritas para melhorar e montar a jogabilidade de acordo com seu estilo.

Grand Theft Auto V

O jogo de ação Grand Theft Auto V é outro gigante dos jogos para PS3. GTA V é o quinto jogo da franquia e também o mais bem-sucedido, com mais de 100 milhões de cópias vendidas em todas as plataformas desde 2013.

No GTA V você controla três criminosos alternativamente enquanto eles planejam e executam golpes para conseguir dinheiro. O mundo aberto e a troca entre os personagens torna o GTA V um dos mais dinâmicos da série.

Se gosta só da zoeira, pode ainda aproveitar a lista com os códigos de GTA 5 no PS3 para curtir.

Uncharted 2: Among Thieves

Se você gosta de jogos com exploração e ação em ruínas antigas, Uncharted 2: Among Thieved não pode ficar fora da sua lista de jogos PS3. A série Uncharted acompanha o caçador de tesouros Nathan Drake em suas aventuras com seus amigos e interesses amorosos. O segundo jogo da série é também o mais elogiado, por isso entra nessa lista dos melhores jogos PS3 para você curtir.

Nesse jogo, a aventura leva o protagonista até o Nepal em busca da cidade mística de Shambhala. Em relação à jogabilidade, um destaque é a introdução ao sistema de stealth (furtividade) na franquia, para aqueles jogadores que gostam de se desafiar passando despercebidos. Para completar, se curtir esse jogo, vale também jogar o Uncharted 3: Drake's Deception, que é outro dos melhores jogos de PS3.

BioShock

BioShock é o primeiro jogo da franquia que une elementos de tiro em primeira pessoa, sobrevivência, RPG, retrofuturismo e discussões morais em um mesmo universo. Lançado em 2007, BioShock se passa nos anos 60 na cidade construída embaixo da água Rapture.

O protagonista da história é Jack, um homem que acabou de chegar em Rapture. Ao longo do jogo, o jogador e Jack descobrem juntos sobre os problemas da cidade e também do próprio passado de Jack. Além do primeiro jogo da franquia, BioShock 2 e BioShock Infinite também foram lançados como jogos de PS3. Esse game é conhecido por ter um dos maiores plot twists da história - mas não daremos spoiler!

The Walking Dead

A narrativa sempre tem um peso nos jogos, em alguns mais do que em outros. No caso do jogo de The Walking Dead, baseado na história em quadrinhos de mesmo nome, a narrativa é tudo. O jogo da Telltale Games é chamado de aventura gráfica, em que você acompanha o personagem principal, Lee Everett, e toma decisões ao longo da história.

Mais do que lutar com zumbis diretamente, como acontece em jogos PS3 similares, o que importa nesse jogo é fazer as escolhas certas. Em um esquema parecido com uma história em quadrinhos ou uma série de TV, o jogo tem vários episódios que contam a história de Everett, Clementine e outros sobreviventes. Inclusive, as sequências do jogo são chamadas de “Seasons” (temporadas).

Red Dead Redemption

Ação no velho oeste é a base do Red Dead Redemption. Nesse jogo da Rockstar Games, você controla o ex-fora da lei John Marston que foi obrigado a trabalhar pelo governo contra sua antiga gangue para salvar sua esposa e filho. Red Dead Redemption tem uma narrativa que lembra filmes de faroeste e se passa em 1911 em uma região fictícia similar ao sul dos Estados Unidos.

O combate é em terceira pessoa e é um ponto alto do jogo, principalmente pela mecânica de “Dead Eye” que marca alvos em câmera lenta. Além disso, o sistema de moralidade controla como os NPCs reagem ao protagonista com base nas decisões que você toma ao longo do jogo. Ou seja, é um dos jogos PS3 em que as suas escolhas fazem a diferença na experiência.

Persona 5

Persona 5 foi um dos jogos PS3 lançado mais tarde, só em 2016. Isso significa que ainda é um jogo relativamente recente, comparado com outros dessa lista, e por isso tem bons gráficos mesmo no console mais antigo.

Em Persona 5, você joga como o Joker que, junto com seus amigos que possuem o poder de Persona, formam um time de justiceiros mascarados de Tóquio. Em relação ao estilo do jogo, seu visual lembra uma dinâmica de história em quadrinhos pelos ângulos de câmera e pelas cores fortes.

Far Cry 3

Far Cry 3 é um dos jogos PS3 de tiro em primeira pessoa, mas em um cenário de sobrevivência em uma ilha na pele do protagonista Jason Brody. A história parte de quando Jason e os amigos viajam para uma ilha mas, no meio da diversão, acabam em uma ilha de piratas.

O jogo é repleto de ação enquanto Jason Brody tenta salvar seus amigos presos pelos piratas. A jogabilidade tem elementos de RPG para a construção das habilidades e equipamentos do personagem, além de um sistema de stealth que ajuda no combate. É outro dos jogos PS3 bem recebidos pela crítica e que vale a pena jogar.

Bayonetta

Bayonetta é um dos jogos PS3 para quem gosta de ação ao estilo “hack and slash”, que foca em combate corpo a corpo. O jogo se passa em uma Europa fictícia e segue a história da personagem Bayonetta, uma bruxa que consegue modificar seu corpo e transformá-lo em várias armas.

Bayonetta é um jogo bem focado na ação e chega a lembrar jogos de luta, principalmente por causa dos ataques elaborados e cheios de pose da protagonista. Em relação à história, o tema principal é na busca de Bayonetta por suas memórias, já que ela esqueceu de seu passado depois de ter voltado a vida. Nesse caminho, ela encontra desde amigos até pessoas que guardam rancor dela.

Killzone 2

Jogos PS3 exclusivos também são destaque entre os consoles da Sony. Killzone é uma franquia de tiro em primeira pessoa publicada exclusivamente pela Sony para os consoles da empresa. Enquanto o primeiro jogo saiu para PS2, o segundo e o terceiro são jogos PS3.

Killzone 2 acompanha o veterano das forças especiais Sergeant Tomas “Sev” Sevchenko em uma missão no planeta Helghan, casa dos seus inimigos Helghast. Seu objetivo é impedir a ameça dos Helghast, uma espécie alienígena militarizada que atacou uma colônia de humanos, de uma vez por todas.

Little Big Planet

Alguns dos melhores jogos PS3 também podem focar em quebra-cabeças em vez de ação e luta. Little Big Planet não é apenas um exemplo, como um dos melhores jogos de PS3 do gênero. Em seu lançamento, em 2008, Little Big Planet recebeu notas altas e vários prêmios de melhor jogo do ano, de inovação e de design de jogo.

O jogador controla Sackboy em um mundo com várias criações. A aventura se divide em oito ambientes com temas, como jardins, metrópoles, ilhas, entre outros. Enquanto explora os lugares, Sackboy encontra mais pessoas e tem que ajudá-las ao resolver desafios de quebra-cabeças. O jogo tem uma animação única e alegre, com uma jogabilidade e ambientação cativantes que divertem.

Dishonored

A Bethesda é responsável por vários memoráveis jogos de PS3 dessa lista e Dishonored é mais um deles. Em Dishonored, o jogador joga em primeira pessoa como Corvo Attano, um ex-guarda costas da imperatriz que é acusado de assassinato da própria imperatriz. Agora, como assassino, ele usa suas habilidades furtivas e de combate para se vingar dos que acusaram ele.

O ponto forte de Dishonored é a mecânica de stealth. Ser furtivo e planejar os ataques é fundamental para ser bem-sucedido. Ser visto e fazer escolhas erradas durante as missões afeta na reputação de Corvo e na relação dele com os NPCs. Por isso, Dishonored é um jogo para quem gosta de combate que prioriza a estratégia em vez da ação pura.

Call of Duty: Modern Warfare 2

Entre jogos PS3 de guerra, o Call of Duty se destaca. Em especial o Modern Warfare 2, o segundo da série que se passa nos dias de hoje. Por causa disso, os temas que o jogo trata são bem atuais, como o constante embate entre Estados Unidos e Rússia e a luta contra terroristas.

Call of Duty: Modern Warfare 2 leva a ação para vários lugares do mundo, incluindo Estados Unidos, Rússia, Afeganistão e até o Brasil, em uma missão que ocorre no Rio de Janeiro. O principal personagem da história é o Primeiro Sargento Gary “Roach” Sanderson, mas dependendo da missão você muda de personagem e joga como outros soldados em suas próprias tarefas.

Mass Effect 2

Mass Effect 2 é um dos jogos PS3 de ficção científica que se passa no espaço. Além de muita ação, um foco do jogo são as decisões. A forma como o jogador responde aos NPCs e resolve situações de conflitos entre dois grupos gera consequências que podem afetar o final do jogo e a sobrevivência dos aliados.

Mass Effect 2 é o segundo jogo da trilogia principal, mas pode ser jogado a parte sem perder a imersão na história. A customização é outro ponto alto, com o jogador podendo escolher entre um protagonista homem ou mulher, além de personalizar o visual e também a história de vida do personagem. Imperdível para quem gosta de ter controle sobre a história nos jogos PS3.

A trilogia original dessa franquia foi remasterizada para o PS4, Xbox e PC em uma nova versão chamada Mass Effect Legendary Edition. Confira o nosso artigo com todos os detalhes sobre o remaster.

Tomb Raider

A franquia Tomb Raider é uma das mais bem-sucedidas entre jogos PS3 e de outras gerações de consoles. As aventuras de Lara Croft entre ruínas antigas é de longa data. Em 2011, a franquia ganhou um recomeço através de um novo jogo, chamado apenas de Tomb Raider, que mostra uma Lara mais nova em sua primeira aventura.

Nesse jogo, Lara está em busca da ilha perdida Yamatai e acaba não só a encontrando como ficando presa nela. Assim, o objetivo de Lara é encontrar seus amigos que naufragaram com ela e descobrir um jeito de saírem da ilha enquanto se depara com mais desafios e inimigos pelo caminho. Tomb Raider é um jogo de sobrevivência com personagens bem construídos e uma história emocionante.

Borderlands 2

Jogos PS3 de tiro em primeira pessoa precisaram se reinventar para se destacar. No caso de Borderlands 2, uma das características mais marcantes é seu visual único que lembra histórias em quadrinhos, com cores fortes em certas partes que contrastam com um cenário mais obscuro. Outro ponto alto está nos equipamentos que o jogador encontra no jogo.

Os atributos das armas, como munição e dano, são gerados aleatoriamente. Por causa disso, existem milhões de possibilidades de equipamentos, tornando cada jogo único. A franquia começou na geração dos jogos PS3, com os três primeiros jogos disponíveis para o consoles. Mas é Bordelands 2 que ganhou destaque como um dos jogos mais vendidos de 2012 e com excelentes críticas.